Música composta por Jerry Goldsmith, regida por Lionel Newman
Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: 302 066 289 2
Lançamento: 09/10/2001
Cotação: ****½
Para aquele que é considerado o mais fraco capítulo da trilogia A Profecia, O Conflito Final (1981), Jerry Goldsmith compôs um de seus mais belos e intensos trabalhos, que não faria feio em um épico bíblico. O filme, apesar de conter alguns momentos antológicos e uma ótima atuação de Sam Neill como Damien já adulto, sofre com a falta de um roteiro mais inspirado, e seu final é anticlimático. Por sorte a música de Goldsmith é simplesmente sublime, não a melhor, mas a mais grandiosa da série, e ajuda sobremaneira a manter o interesse no desenrolar da trama.
O CD inicia com o tema principal dedicado a Damien Thorn, e desde já notamos a melhoria sonora proporcionada pela remasterização feita por Erick Labson e Michael McDonald: o som das trompas, antes distante e sem brilho, está potente e claro. Do mesmo modo, o restante da interpretação da National Philharmonic Orchestra and Chorus ganhou novas cores, demonstrando que a Varèse Sarabande não poupou esforços em fazer desta música algo que soasse novo, mesmo para aqueles já familiarizados com ela. Esta edição inclui duas novas faixas e mais quase cinco minutos no finale, totalizando doze minutos de música nunca antes editada.
“The Statue” é uma arrepiante peça para violinos e sino, ouvida no interessante monólogo de Thorn à frente de uma estátua de Cristo crucificado. “666” abre com os sinos de igreja ouvidos em outros trechos do score, seguidos por uma orquestração para cordas que remete a Poltergeist. A música adicionada ao final (“The Final Conflict”) garante suspense e surpresas, e dá ao tema principal uma leitura potente graças à intervenção em força total das trompas. Uma conclusão memorável em cordas leva ao magnífico finale de um score que é, em sua maior parte, majestoso e com uma forte religiosidade intrínseca.
Também se destacam a maravilhosa “The Second Coming”, o scherzo da caça à raposa em “The Hunt” e a sombria “The Blooding Reel”. O encarte de dez páginas desta edição “DeLuxe” da Varèse também inclui notas de Robert Townson, e fotos coloridas do filme.
Faixas:
|
Duração: 62:41
Jorge Saldanha
Muito bom, senhor Saldanha
Bem empregada a palavra: grandiosidade. O tema principal de The Final Conflict é talvez o melhor da série depois do tema principal do primeiro Omen.
CurtirCurtir
Assinamos embaixo!
CurtirCurtir