MÚSICA EM CENA (2007)

mec_banner

Ennio Morricone abriu o MÚSICA EM CENA com um grandioso concerto
Ennio Morricone abriu o MÚSICA EM CENA com um grandioso concerto

Em maio de 2007 o Brasil sediou um evento inédito no país, reunindo dois dos segmentos que mais movimentam plateias no mundo – música e cinema. A proposta do MÚSICA EM CENA – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema foi promover a discussão da música do filme, colocando-a em primeiro plano, através de uma programação que incluiu palestras, workshops e mesas redondas com os mais renomados profissionais nacionais e internacionais no segmento. Na PUC RJ e no auditório de O Globo, foram discutidos processos criativos, a história da trilha original no cinema, cases e aspectos mercadológicos.

O projeto foi aberto dia 05 de maio no Theatro Municipal do RJ com um concerto do lendário maestro italiano Ennio Morricone, que incluiu Cinema Paradiso, Os Intocáveis, A Missão e Era uma Vez na América, entre muitos outros. Morricone regeu a Orquestra Petrobras Sinfônica, que interpretou várias de suas obras. Já o Canecão Petrobras foi palco de dois shows: dia 10 de maio, com a cantora e pianista norte-americana Lisbeth Scott, Wagner Tiso e seus convidados Tony Garrido e Elba Ramalho, e dia 11 de maio, com Gustavo Santaolalla e a participação especial de Marisa Monte, além da Bajofondo Tango Club. Santaolalla conquistou os Oscars de melhor Trilha Sonora Original com Brokeback Mountain e Babel.

O curador Tony Berchmans
O curador Tony Berchmans

O encerramento do MÚSICA EM CENA foi dia 13 de maio, no Theatro Municipal, com o concerto Música do Cinema Brasileiro, executado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e com a direção musical e regência do Maestro Júlio Medaglia. Desenvolvido especialmente para o evento por vários orquestradores brasileiros, o repertório teve composições que foram desde Ganga Bruta (Radamés Gnatalli, 1933) até Olga (Marcus Viana, 2004). Entre os dias 8 e 12 de maio, o auditório de O Globo e a PUC sediaram os encontros de profissionais do setor como André Abujamra, Antonio Pinto, Cacá Diegues, David Tygel, José Wilker e Marcus Viana, entre outros. Gustavo Santaolalla conversou com o público no sábado, 12. Todas as palestras foram gratuitas e seguidas da exibição de um filme. No dia 14, o artista argentino ministrou palestra na PUC de São Paulo, ao lado de Rubens Ewald Filho.

O MÚSICA EM CENA teve curadoria do compositor, sound designer e então colaborador do ScoreTrack.net Tony Berchmans, autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a Música de Cinema”. A idealização foi da Cinnamon Comunicação e da SM Comunicação Full Brain, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Telecine, ClearChannel, Revista Bravo, Rádio Paradiso e do ScoreTrack.net.

PAINÉIS E EVENTOS  COLETIVA DE MORRICONE  CONCERTO DE MORRICONE  ENCONTRO COM MORRICONE

VÍDEOS

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

mec_musicfromthemovies

mec_filmscoremonthly

mec_soundtracknet

mec_musiconfilm

mec_scoremagacineforum

mec_musica_de_cine

PATROCINADORES

patrocinadores

Enhanced by Zemanta

2 opiniões sobre “MÚSICA EM CENA (2007)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Cinema, DVD, Blu-ray, Trilhas Sonoras

%d blogueiros gostam disto: