
Ennio Morricone abriu o MÚSICA EM CENA com um grandioso concerto
Em maio de 2007 o Brasil sediou um evento inédito no país, reunindo dois dos segmentos que mais movimentam plateias no mundo – música e cinema. A proposta do MÚSICA EM CENA – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema foi promover a discussão da música do filme, colocando-a em primeiro plano, através de uma programação que incluiu palestras, workshops e mesas redondas com os mais renomados profissionais nacionais e internacionais no segmento. Na PUC RJ e no auditório de O Globo, foram discutidos processos criativos, a história da trilha original no cinema, cases e aspectos mercadológicos.
O projeto foi aberto dia 05 de maio no Theatro Municipal do RJ com um concerto do lendário maestro italiano Ennio Morricone, que incluiu Cinema Paradiso, Os Intocáveis, A Missão e Era uma Vez na América, entre muitos outros. Morricone regeu a Orquestra Petrobras Sinfônica, que interpretou várias de suas obras. Já o Canecão Petrobras foi palco de dois shows: dia 10 de maio, com a cantora e pianista norte-americana Lisbeth Scott, Wagner Tiso e seus convidados Tony Garrido e Elba Ramalho, e dia 11 de maio, com Gustavo Santaolalla e a participação especial de Marisa Monte, além da Bajofondo Tango Club. Santaolalla conquistou os Oscars de melhor Trilha Sonora Original com Brokeback Mountain e Babel.

O curador Tony Berchmans
O encerramento do MÚSICA EM CENA foi dia 13 de maio, no Theatro Municipal, com o concerto Música do Cinema Brasileiro, executado pela Orquestra Petrobras Sinfônica e com a direção musical e regência do Maestro Júlio Medaglia. Desenvolvido especialmente para o evento por vários orquestradores brasileiros, o repertório teve composições que foram desde Ganga Bruta (Radamés Gnatalli, 1933) até Olga (Marcus Viana, 2004). Entre os dias 8 e 12 de maio, o auditório de O Globo e a PUC sediaram os encontros de profissionais do setor como André Abujamra, Antonio Pinto, Cacá Diegues, David Tygel, José Wilker e Marcus Viana, entre outros. Gustavo Santaolalla conversou com o público no sábado, 12. Todas as palestras foram gratuitas e seguidas da exibição de um filme. No dia 14, o artista argentino ministrou palestra na PUC de São Paulo, ao lado de Rubens Ewald Filho.
O MÚSICA EM CENA teve curadoria do compositor, sound designer e então colaborador do ScoreTrack.net Tony Berchmans, autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a Música de Cinema”. A idealização foi da Cinnamon Comunicação e da SM Comunicação Full Brain, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Telecine, ClearChannel, Revista Bravo, Rádio Paradiso e do ScoreTrack.net.
VÍDEOS
REPERCUSSÃO INTERNACIONAL
PATROCINADORES
Pingback: EDITORIAL – MÚSICA EM CENA, há um ano… | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: MORRICONE POR MORRICONE – EU AMO CINEMA E MÚSICA (DVD) | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: ENNIO MORRICONE – ScoreTrack.net