Resenha: JERRY GOLDSMITH 80th BIRTHDAY TRIBUTE CONCERT – FIMUCITÉ 3 (DVD+CD)


Música composta por Jerry Goldsmith. The Tenerife Film Orchestra and Choir, regida por Mark Snow e Diego Navarro
Selo: Varèse Sarabande
Catálogo: VCL05111122
Lançamento: 06/06/2011
Cotação: ***½

O próximo dia 21 de julho marcará os sete anos da morte prematura do grande compositor do Cinema Jerry Goldsmith, aos 75 anos. Felizmente seu legado continua entre nós, e parte dele está representada neste lançamento do selo especializado norte-americano Varèse Sàrabande, Jerry Goldsmith 80th Birthday Tribute Concert – Fimucité 3. Temos um DVD (região livre) e um CD, acondicionados em um estojo de DVD para dois discos, que registram o concerto de encerramento da 3ª edição do Fimucité – Festival Internacional de Música de Cinema de Tenerife (Espanha), realizado em 2009 – quando o compositor estaria completando 80 anos. Acompanha um caprichado encarte com a relação de capítulos e faixas dos discos, notas sobre o compositor e o Festival, ilustradas com fotos.

A vasta filmografia de Goldsmith é composta de trilhas sonoras para diferentes gêneros, e organizar um repertório para este concerto-tributo que incluísse todos os temas clássicos do compositor, previsivelmente, seria impossível. Para facilitar um pouco a tarefa, o produtor Robert Townson, da Varèse Sarabande, e os organizadores do Fimucité optaram por se concentrar na música que Jerry compôs para filmes de ficção científica e horror. Assim fazendo, foi aberto espaço para a apresentação de obras normalmente esquecidas do compositor, ao lado de outras consideradas obrigatórias pelos fãs.

O registro do concerto em DVD inicia com uma introdução de Robert Townson, que era amigo pessoal de Goldsmith, e Ana Yanes, esposa de Navarro. São 10 merecidos mas excessivos minutos de comentários, alternados em inglês e espanhol (sem legendas), sobre o compositor e sua carreira. Após o concerto, temos a entrega de alguns prêmios especiais do Festival, que incluiu um para Jerry e que foi recebido por sua viúva, Carol Goldsmith, que agradeceu em espanhol (com legendas em inglês).

Sob a regência de dois compositores de trilhas sonoras, o norte-americano Mark Snow (série e filmes Arquivo X) e o espanhol Diego Navarro (Puerta Del Tiempo, Mira La Luna), a Tenerife Film Orchestra and Choir interpreta de forma competente a grande música normalmente negligenciada de filmes como O Homem Ilustrado, O Enxame e A Profecia III – O Conflito Final, ao lado de “hits” como O Planeta dos Macacos, Jornada nas Estrelas – Primeiro Contato, Gremlins, Poltergeist e O Vingador do Futuro.

A qualidade das interpretações é variável, e algumas músicas, quando comparadas às gravações originais das trilhas sonoras, possuem claras diferenças de ritmo e orquestração. Isso é notado principalmente em “The Hunt”, de O Planeta dos Macacos, “Carol Anne’s Theme”, de Poltergeist, e na suíte de A Profecia, mas não é algo suficiente para tirar o brilho das composições de um dos maiores compositores que já trabalhou em Hollywood, em interpretação que podemos desfrutar também com imagens.

Por outro lado, mesmo que seja bela, é de estranhar a inclusão de “The Mission”, do filme A Soma de Todos os Medos, já que este tecnicamente não pertence a nenhum dos gêneros abrangidos pelo repertório. No seu lugar poderia muito bem ter entrado os “End Credits” de No Limite da Realidade. Mas a inclusão talvez se justifique pelo fato de ser um dos últimos trabalhos importantes de Jerry.

Registrada em vídeo de resolução standard (480p), a qualidade da imagem, mesmo relevadas as hoje claras limitações do formato DVD, é medíocre. A causa maior disso é que o vídeo possuía o formato original de tela 1.33:1 (4:3), sendo posteriormente transferido para DVD na proporção 1.78:1 (16:9). Isso implicou, entre outras coisas, em ter sido dado um “zoom” na imagem para que ela preencha toda a tela de uma TV widescreen. Isso, obviamente, provocou alguns cortes acima e abaixo do campo visual, mas o que é pior – reduziu a definição e a nitidez da imagem, o que será mais perceptível em televisores HD/Full HD maiores de 40 polegadas.

Já o áudio é estéreo, e apesar de não ser multicanal possui uma fidelidade muito boa. O ideal é que o concerto fosse lançado em Blu-ray, com áudio lossless multicanal, mas devido às limitações da fonte original isso dificilmente ocorrerá. Mas enfim, deficiências à parte, há de se louvar este raro lançamento em DVD de um concerto de trilhas sonoras dedicado a um dos seus maiores compositores. Antes houvesse mais lançamentos do gênero, ainda que, como é o caso, limitados a 2000 cópias. Quanto ao CD, ele reprisa, apenas em áudio, o registro do concerto.

Capítulos / Faixas:

Disco 1 (DVD)
1. Introduction
2. Star Trek First Contact: End Title
3. Capricorn One: Main Title
4. The Illustrated Man: Main Title
5. Planet of the Apes: The Clothes Snatchers
6. Planet of the Apes: The Hunt
7. The Sum of All Fears: TheMission
8. The Swarm: End Title
9. Poltergeist: Carol Anne’s Theme (End Title)
10. Suite: Gremlins
11. Suite: The Omen
12. Total Recall: Main Title
13. The Final Conflict: End Title
14. Fimucité Awards Presentations to Mark Snow, Robert Townson and Carol Goldsmith

Disco 2 (CD)
1. Star Trek First Contact: End Title
2. Capricorn One: Main Title
3. The Illustrated Man: Main Title
4. Planet of the Apes: The Clothes Snatchers
5. Planet of the Apes: The Hunt
6. The Sum of All Fears: TheMission
7. The Swarm: End Title
8. Poltergeist: Carol Anne’s Theme (End Title)
9. Suite: Gremlins
10. Suite: The Omen
11. Total Recall: Main Title
12. The Final Conflict: End Title

Duração Total: 140 min.

Jorge Saldanha

Um comentário sobre “Resenha: JERRY GOLDSMITH 80th BIRTHDAY TRIBUTE CONCERT – FIMUCITÉ 3 (DVD+CD)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s