Resenha: HOMEM DE FERRO 3 (Blu-ray 2D+3D)


hf3BDHOMEM DE FERRO 3
Produção
: 2013
Duração: 130 min.
Direção: Shane Black
Elenco: Robert Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Guy Pearce, Ben Kingsley, Paul Bettany, Rebecca Hall, Jon Favreau, Don Cheadle, James Badge Dale, Ashley Hamilton, William Sadler
Vídeo 2D: 2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Vídeo 3D: 2.40:1 (1080p/MVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 7.1), Português, Espanhol (Dolby Digital 5.1), etc.
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, etc.
Região: A, B, C
Distribuidora: Disney / Paramount
Discos: 2 (50GB)
Lançamento: 28/08/2013
Cotações: Som: ***** Imagem 2D: ***** Imagem 3D: *** Filme: ***½ Extras & Menus: ***½ Geral: **** 

SINOPSE
Quando vê seu mundo reduzido a escombros pelo terrorista Mandarim (Ben Kingsley), Tony Stark / Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) precisa usar toda a sua engenhosidade para sobreviver, destruir seu inimigo e, de algum modo, proteger quem ama. Mas uma questão existencial o assombra: o homem faz o traje ou o traje faz o homem?

COMENTÁRIOS
Sem dúvida a Marvel não pode ser acusada de falta de ousadia. Para os filmes do seu atual universo unificado, ela tem recorrido a diretores inesperadamente variados como Jon Favreau, Kenneth Branagh e Joss Whedon. Para este HOMEM DE FERRO 3 (2013), o eleito foi Shane Black, que como roteirista ganhou renome a partir da franquia MÁQUINA MORTÍFERA. Ator eventual, Black apareceu em filmes como O PREDADOR (1987) e ROBOCOP 3 (1993), tendo estreado na direção com BEIJOS E TIROS (2005), no qual dirigiu o próprio Tony Stark, Robert Downey Jr. (cuja influência deve ter sido decisiva para a sua contratação).

Desde o início, Black aplica ao filme seu toque pessoal, traduzido em sequências movimentadíssimas (a mais interessante, provavelmente, seja o resgate aéreo dos tripulantes do Força Aérea Um) e uma bem humorada ironia que se espalha ao longo da trama. Mas talvez o que mais diferencie este HOMEM DE FERRO 3 dos dois títulos anteriores seja a abordagem dada ao personagem principal. Em consequência dos eventos ocorridos em OS VINGADORES, Stark agora sofre frequentemente de ataques de ansiedade, e o argumento busca o tempo todo enfatizar que, em que pese todo o aparato tecnológico, é o homem (Stark) que importa, e não sua armadura voadora.

iron man 3 02

Para reforçar essa ideia, vemos desde cedo a tendência de separar Stark de suas armaduras (que agora podem ser controladas remotamente), primeiro por uma série de defeitos apresentados pelo protótipo da nova Mark 42, e finalmente (SPOILERS) com a destruição de todas elas. Provavelmente também aqui temos o dedo de Robert Downey Jr. que, livre a maior parte do tempo de sua máscara de ferro, dá um show e se consagra como o melhor e mais carismático ator a ter encarnado um super-herói nas telas.

O grande público parece ter adorado a visão de Black, tanto que HOMEM DE FERRO 3 tornou-se o segundo filme mais rentável da Marvel, tendo rompido a barreira do Us$ 1 bilhão nas bilheterias e ficando atrás apenas de OS VINGADORES. No entanto, fãs mais fervorosos do personagem nos quadrinhos não gostaram das liberdades tomadas com a tecnologia Extremis, da transformação do Máquina de Combate (Don Cheadle) no Patriota de Ferro e, principalmente, da caracterização do vilão Mandarim, que no filme é apresentado inicialmente como um frio terrorista à la Bin Laden, e que depois… bem, se você ainda não assistiu, não irei estragar a maior surpresa de todas. Basta dizer que, sob qualquer circunstância, a atuação de Ben Kingsley é um dos trunfos do filme.

Particularmente, acho que o que realmente prejudica HOMEM DE FERRO 3 é um “efeito colateral” criado pelo universo compartilhado da Marvel. Nele a S.H.I.E.L.D., desde o primeiro filme, foi um elemento de ligação e, de uma forma ou outra, quase sempre foi parte ativa em suas tramas. Agora, após OS VINGADORES, parece que a organização cumpriu sua missão e simplesmente se mudou para a TV (aliás, a série MARVEL’S AGENTS OF S.H.I.E.L.D. estreia este mês). Fora uma referência a “fontes da S.H.I.E.L.D.”, nada mais dela há nesta aventura, o que fica difícil de engolir principalmente porque em filmes como HOMEM DE FERRO 2 e THOR ela entrou em ação por muito menos. Parece que a Marvel não aprendeu direito sua própria lição – a de que grandes poderes trazem grandes responsabilidades…

iron man 3 03

SOBRE O BD
Quase um mês antes dos EUA, HOMEM DE FERRO 3 foi lançado no Brasil em DVD e Blu-ray, sendo que a edição mais sofisticada é este combo que traz os discos 2D e 3D. E mesmo assim em um estojo Amaray HD duplo, sem nem mesmo uma luva para melhorar a apresentação gráfica. Pelo menos tecnicamente, como já se esperava, temos apresentações de vídeo e áudio excelentes.

Em sua versão standard 2D o filme recebeu uma transferência 1080p/AVC MPEG-4 de demonstração, preservando o AR original 2.40:1 e trazendo cores esfuziantes, tons de pele naturais e pretos fortes. A imagem é sempre altamente detalhada, mesmo em cenas mais escuras, com contornos refinados e naturais (nada de EE, portanto), e texturas perfeitas. A imagem é consistente e agradavelmente fílmica, ainda que praticamente desprovida de granulação. Subprodutos digitais como artefatos, banding e aliasing são inexistentes.

Mas as coisas mudam de figura quando passamos para a versão 3D e sua transferência 1080p/MVC MPEG-4, porém o problema está principalmente na conversão original para o formato, que nos cinemas já se revelou fraca, e não em sua transposição para o Blu-ray. HOMEM DE FERRO 3 não foi rodado em 3D, e nem Shane Black filmou pensando em sua conversão posterior. Além da quase inexistência de efeitos pop-up, as sensações de profundidade e dimensionalidade transmitidas são discretas, e colocando tudo na balança o efeito 3D não traz elementos ou vantagens suficientes para compensar a perda de brilho e nitidez em relação à versão standard do filme. Pelo menos não detectei sinais do ghosting (crosstalk) que afeta muitas apresentações em 3D.

iron man 3 04

Já em qualquer das versões, a faixa original em inglês DTS-HD Master Audio 7.1 é tudo de que um filme de ação necessita, espalhando com extremos detalhes os variados efeitos sonoros pelo palco multicanal. Em momentos mais calmos a faixa lossless sempre trabalha para criar uma ambientação surround imersiva, até que o caos se instaure, sons agressivos nos envolvam e graves espetacularmente potentes sejam disparados pelo subwoofer. Mesmo em meio a essa parafernália sonora, os diálogos sempre soam claros na mixagem perfeitamente equilibrada. Temos também disponíveis dublagens lossy, obviamente de qualidade inferior, e legendas que incluem o nosso português. Os bonitos menus animados, assim como os pop-up, também estão disponíveis em nosso idioma.

EXTRAS
O Blu-ray de HOMEM DE FERRO 3 segue a recente tendência de limitar o lançamento de grandes blockbusters a um só disco, o que obviamente leva à redução do conteúdo suplementar apresentado. Que até existe, mas somente pode ser acessado através de serviços virtuais ou em edições exclusivas de determinadas redes de lojas. No caso de HOMEM DE FERRO 3, provavelmente uma boa quantidade dos seus extras somente será vista no lançamento do futuro box reunindo todos os filmes da Fase 2 do universo cinemático da Marvel (lembrando que o box da Fase 1 não foi lançado no Brasil). Assim, agora restou pouca coisa para incluir no disco que traz a versão standard do filme (no da versão 3D não há qualquer conteúdo adicional). Todos os videos estão em HD, e tudo – inclusive comentários em áudio – possui legendas em português:

  • Comentários em Áudio – O filme pode ser assistido acompanhado dos dinâmicos, divertidos, informativos e até especulativos comentários do diretor e co-roteirista Shane Black, e do co-roteirista Drew Pearce. É provavelmente o melhor extra diretamente ligado à realização do filme, e felizmente foi legendado em português;
  • Curta Marvel: Agente Carter (HD, 15 min.) – Mais um curta-metragem da Marvel, desta vez protagonizado pela britânica Agente Carter (Hayley Atwell), o interesse romântico de Steve Rogers, e ambientado logo após os eventos de CAPITÃO AMÉRICA – O PRIMEIRO VINGADOR. A trama, centrada em Carter tentando mostrar seu valor em um ambiente chauvinista, irá levar a uma reviravolta que a fará associar-se com ninguém menos que Howard Stark (Dominic Cooper), o pai de Tony;
  • Homem de Ferro 3 Desmascarado (HD, 11 min.) – Interessante featurette de produção cuja única falha é ser curto demais, deixando-nos a lamentar a falta de um making of com mais cenas de bastidores, informações e entrevistas;
  • Desconstrução de Uma Cena: Ataque ao Força Aérea Um (HD, 9 min.) – Segmento dedicado à realização da principal sequência de ação do filme, o ataque ao avião do presidente norte-americano;
  • Cenas Inéditas e Estendidas (HD, 16 min.) – Temos aqui não apenas cenas eliminadas e estendidas, mas também improvisações e até alguns erros de gravação;
  • Por Trás das Câmeras Exclusivo – Thor: O Mundo Sombrio (HD, 2 min.) – Uma curta prévia do novo filme de Thor, que estreia em novembro. Breve mas efetiva, gerando uma boa expectativa em relação à nova Aventura do Deus do Trovão;
  • Gag Reel (HD, 5 min.) – Temos aqui exclusivamente erros de gravação de Downey Jr., Gwyneth Paltrow, Don Cheadle e outros membros do elenco. Como sempre, alguns realmente engraçados, outros simplesmente tolos;
  • Próximos Lançamentos – Alguns trailers de novos lançamentos da Marvel e Disney, como Thor: O Mundo Sombrio e O Cavaleiro Solitário.

iron man 3 05

Jorge Saldanha

Anúncios

2 opiniões sobre “Resenha: HOMEM DE FERRO 3 (Blu-ray 2D+3D)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s