wyatt-earp-banner

Resenha: WYATT EARP: EXTENDED EDITION – James Newton Howard (Trilha Sonora)


wyatt-earp-CDMúsica composta por James Newton Howard
Selo: La-La Land Records
Catálogo: LLLCD 1250
Lançamento: 11/06/2013
Cotação: ****

Em 1994, a carreira de James Newton Howard estava numa curva ascendente, principalmente após as indicações ao Oscar recebidas por O Príncipe das Marés e O Fugitivo. Naquele ano, ele foi contratado para o ambicioso faroeste de Kevin Costner e Lawrence Kasdan, Wyatt Earp, e compôs um score que viria a ser um marco em sua carreira. Após ser lançada numa edição simples, num CD de 23 faixas, na época em que o longa saiu, a trilha agora ganha uma edição completa pela La La Land Records, com três discos, sendo dois dedicados à trilha e um para trechos alternativos e source music, comemorando o aniversário de 90 anos da Warner Bros. Outra obra comemorativa que também teve sua trilha completa lançada recentemente, foi Matrix Reloaded, de Don Davis.

Ouvindo a obra de Howard podemos notar um trabalho ousado, no melhor estilo das grandes trilhas orquestrais da Era de Ouro de Hollywood. Para provar seu talento, o compositor não se intimidou e procurou ser grandioso, com faixas de grande impacto dramático. Podemos notar influências tanto de compositores clássicos como Max Steiner, Dimitri Tiomkim e Erich Wolfgang Korngold, quanto também de músicos contemporâneos, como John Williams e Alan Silvestri.

Apesar disso, também é válido dizer que nesse trabalho podemos notar alguns elementos que marcariam o estilo de Howard. Como por exemplo, as melodias dramáticas e melancólicas belamente executadas pelas cordas. Ouça, por exemplo, “The Wedding”, “Mattie Wants Children” e “Wyatt and Josie in Bed”. Todas são faixas românticas, repletas de uma beleza que seria encontrada depois em scores como Neve Sobre os Cedros, A Vila e Água para Elefantes. Além disso, o próprio tema principal, ouvido na faixa “Main Titles”, possui a grandiosidade épica que Howard utilizaria depois em Waterworld, Dinossauro, Atlantis: O Reino Perdido e King Kong.

Muitos poderão criticar que, em Wyatt Earp, Howard simplesmente copiou o estilo de outros compositores e não seguiu efetivamente seu próprio método. De fato, é notável a influência dos clássicos em seus primeiros scores. O Príncipe das Marés e O Fugitivo certamente contém muito de John Barry e Jerry Goldsmith, respectivamente. Mas o que Howard sempre soube fazer foi trabalhar essas referências sem que elas pareçam ser simplesmente falta de originalidade sua. Ele foi nutrido pelos melhores compositores de trilhas sonoras, e conseguiu aplicar os ensinamentos de seus mestres sem simplesmente copiá-los.  Quando Wyatt Earp foi lançado, ele ainda procurava encontrar sua voz própria (hoje, já plenamente consolidada), mas ainda assim, como já foi dito, a trilha continha elementos que depois se tornariam canônicos para o músico.

Wyatt Earp é um score que contém um tema principal forte e reconhecível, que guiará o restante da partitura. Também possui um tema de amor adequadamente dramático, ouvido principalmente na faixa “The Wedding”. O álbum também possui faixas de ação e tensão, como “The Wagon Chase”, que apresenta um novo tema heroico para o protagonista, e “The Brothers Prepare/The Shootout”. Vale destacar também a particularmente tensa “Guarding the Train/The Train Shootout”. Mas, de uma forma geral, esta é uma trilha grandiosa, concebida de forma a realçar os feitos heroicos de seu personagem principal.

Escutando este álbum, percebemos um compositor jovem e enérgico, desejoso de provar seu talento. Usando com sabedoria suas influências, Howard nos entrega uma partitura plenamente orquestral e adequadamente épica, como poucas lançadas hoje em dia. Wyatt Earp é um exemplo do enorme talento de James Newton Howard, e um testemunho de como ele evoluiu seu estilo para chegar ao que é hoje. Vale como registro da fase inicial da carreira do músico, e como base de comparação para seus trabalhos atuais.

Faixas:

Disco 1

  1. Pre-Main Titles* (1:42)
  2. Main Titles (4:40)
  3. Virgil & James Return/Boys Go to Town (2:52)
  4. The Wagon Train* (1:09)
  5. The Gunfight/Sandstorm*+ (1:20)
  6. Hit to Kill* (long version) (1:14)
  7. The Wagon Chase* (2:42)
  8. The Railroad/Wyatt Plays Hardball* (3:22)
  9. Wyatt Shoots Fireworks*/ Wyatt Returns to Lamar* (2:30)
  10. Talk on the Porch (2:06)
  11. The Wedding* (long version) (4:30)
  12. Winter to Spring/Wyatt’s Nightmare* (3:08)
  13. Urilla Dies (4:33)
  14. Nicholas Springs Wyatt (1:31)
  15. Wyatt Watches Buffalo*/Skinning Buffalo*(1:55)
  16. The Buffalo Hunt* (long version) (2:08)
  17. Deputy Earp*/Wyatt at Work*/Wyatt Meets Lou* (long version) (2:13)
  18. Dodge City/New Laws* (3:11)
  19. Too Affable* (1:52)
  20. Wyatt Rides to Shannsey’s*/Ed Dies* (1:48)
  21. It All Ends Now/Mourning Ed (3:13)

Disco 2

  1. Tombstone* (long version) (1:06)
  2. Mattie Wants Children (1:56)
  3. Bringing in Stillwell*/Making Bail (2:55)
  4. Stage From Prescott*/Wyatt Meets Josie* (3:56)
  5. The Saddletramp*+/Passing the Bottle*/ Startin’ a Commotion* (4:52)
  6. The River Seduction (2:56)
  7. Releasing Curly Bill*/Wyatt Takes a Drink* (2:01)
  8. Wyatt and Josie in Bed (2:56)
  9. The Night Before* (long version) (3:22)
  10. The Brothers Prepare/The Shootout* (8:17)
  11. The Aftermath* (2:18)
  12. Cosmopolitan Hotel*/Walk to Jail*+/The Trial*/Virgil is Ambushed* (3:10)
  13. Morgan Dies (5:03)
  14. Where’s Morgan?* (3:05)
  15. Guarding the Train*/The Train Shootout* (4:35)
  16. We’ve Stayed Too Long/One for Morgan* (2:47)
  17. Ride Outta Town*+ (long version) (2:12)
  18. The Posse*+/Indian Charlie (2:34)
  19. Campfire*++/Wyatt’s Ambush* (2:59)
  20. Nice Mob (2:28)
  21. It Happened That Way (1:10)
  22. End Credits* (4:11)

Disco 3 (Alternate Cues, Source Cues, Synth Mockups)

  1. Dodge City* (alternate introduction) (1:02)
  2. Deputy Earp* (alternate) (0:24)
  3. The Wedding (short version) (3:16)
  4. Wyatt Meets Lou* (short version) (0:40)
  5. The Buffalo Hunt* (short version) (1:09)
  6. Tombstone* (short version) (0:59)
  7. Ride Outta Town* (short version) (0:59)
  8. Wyatt Meets Josie* (long version) (0:59)
  9. The Night Before (short version) (3:12)
  10. Where’s Morgan?* (alternate) (3:05)
  11. Ride Outta Town*+ (alternate) (0:59)
  12. It Happened That Way* (alternate) (1:18)
  13. Funeral Procession* (1:04)
  14. Funeral Procession* (alternate 1) (1:02)
  15. Funeral Procession* (alternate 2) (1:03) composed by Brad Dechter
  16. The Wagon Chase* (1:52)
  17. The Buffalo Hunt* (2:09)
  18. Cosmopolitan Hotel* (1:02)
  19. The Posse* (1:11)
  20. Wyatt’s Ambush* (1:42)
  21. It’s a Boy*/JNH Speech* (6:50) Bonus Track

Duração162:40

Tiago Rangel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s