MÚSICA EM CENA – O Concerto de Ennio Morricone

Enio_10Era um garoto que como eu amava os Beatles, os Rolling Stones e o Morricone

O quarteto de Liverpool não existe mais, porém suas músicas ainda fazem sucesso. Os Rolling Stones continuam na ativa, mas as suas músicas ainda são aquelas mesmas que marcaram uma época. Em plena década de 1960, em que surgiam os Beatles e os Rolling Stones, também surgia o compositor italiano Ennio Morricone. Ele se notabilizou por trabalhos rigorosamente inesquecíveis para os filmes POR UM PUNHADO DE DÓLARES, TRÊS HOMENS EM CONFLITO, ERA UMA VEZ NO OESTE, ERA UMA VEZ NA AMÉRICA, A MISSÃO, OS INTOCÁVEIS, CINEMA PARADISO, LOLITA, A LENDA DO PIANISTA DO MAR e tantas outras trilhas sonoras compostas para o cinema, que eternizam a sua lembrança.

Pois bem, Ennio Morricone, acostumado a concertos em Roma, Londres, Madri, Moscou, Berlim e outras famosas capitais europeias, neste ano de 2007 pela primeira vez se apresentou nos Estados Unidos, em dois concertos em Nova Iorque, um realizado no Radio Citty Music Hall e outro na ONU – Organização das Nações Unidas. No sábado, dia 05 de maio de 2007, também pela primeira vez, Ennio Morricone se apresentou no Brasil, numa exibição de gala no Theatro Municipal do Rio de Janeiro que abriu o MÚSICA EM CENA – 1º Encontro Internacional da música de Cinema. Regendo a Orquestra Sinfônica da Petrobras, Morricone proporcionou o maior espetáculo de música de cinema já visto no Brasil. Foram 135 minutos da beleza mais expressiva que a música de Morricone poderia propiciar, diante de um teatro completamente lotado, platéia atenta, que valorizou no aplauso e aclamação cada um dos cinco blocos divididos em duas partes do concerto. A orquestra era formada por 95 instrumentos, reforçada por um quinteto de músicos de peso trazido pelo próprio Morricone.

HPIM0063Na primeira parte do concerto, Morricone regeu temas inesquecíveis dos filmes Os Intocáveis, Era Uma Vez na América, Três Homens em Conflito e Era Uma vez no Oeste, entre outros. Após um breve intervalo, o italiano voltou ao palco do teatro e apresentou as partituras de filmes como A Batalha de Argel, Investigação de um cidadão Acima de Qualquer Suspeita e Ricardo III. Ovacionado pela platéia de mais duas mil pessoas, Morricone voltou ao palco para três números de bis. Regeu as músicas “Here’s to you” (Sacco & Vanzetti), “L´estasi Dell’oro” (Três Homens em Conflito) e o tema de A Missão. O Coral Sinfônico do Rio de Janeiro, formado por 90 vozes, levou a platéia ao êxtase absoluto, principalmente quando da interpretação de “Abolição” do filme Queimada, e em “On Earth As It Is In Heaven”do filme A Missão. Pela primeira vez em toda a sua trajetória concertista, Ennio Morricone teve que retornar ao palco em três oportunidades, no final, para oferecer um bis à insaciável platéia. Os aplausos entusiásticos deixaram Morricone profundamente entusiasmado e feliz com a repercussão da sua apresentação.

A vinda de Morricone ao Brasil custou mais de 500 mil reais, mas foi plenamente recompensada pela enorme repercussão até internacional que esse evento ensejou. Foi um privilégio enorme poder assistir este espetáculo que esbanjou talento, versatilidade e sobriedade, na forma discreta de reger do Maestro, mas profundamente apurada na capacidade de preparar uma orquestra brasileira para executar suas composições, que se notabilizaram dentro da história da música no cinema. A nota dissonante ocorreu antes da apresentação, quando o ator José Wilker leu um discurso enfadonho e inapropriado do ministro da Cultura, Gilberto Gil, que convidado para o espetáculo, justificou estar doente.

Na verdade, o homem não pode obter verdade mais verdadeira do que a que vem da música. Como a noite era toda da música no cinema, quem proporcionou o espetáculo foi a maior lenda da música no cinema de todos os tempos, o compositor Ennio Morricone. Bravo, Il Maestro!

Texto: Márcio Alvarenga
Imagens: Divulgação, Jorge Saldanha

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Cinema, DVD, Blu-ray, Trilhas Sonoras

%d blogueiros gostam disto: