Resenha de Arquivo: FINAL FANTASY – THE SPIRITS WITHIN – Elliot Goldenthal (Trilha Sonora)


Música composta e regida por Elliot Goldenthal, The London Symphony Orchestra and London Voices, regida por Dirk Brossé
Selo: Sony Classical
Formato: CD
Lançamento: 01/06/2001
Cotação

Elliot Goldenthal, entre os compositores que entraram no mercado cinematográfico nos anos 1990, é sem sombra de dúvida o que apresenta maior domínio tanto sobre as técnicas clássicas de composição, como das modernas. Sabendo como poucos utilizar orquestra e instrumentação eletrônica e perfeitamente à vontade em trabalhos de larga escala como Alien 3 e Entrevista com o Vampiro, ou mesmo mais experimentais como Titus, Goldenthal nos brindou com scores que fogem ao convencional. Ainda, pode-se dizer que Goldenthal sempre se destacou por possuir um verdadeiro estilo, sem que para isso recorra ao chamado “autoplágio” – sina que já perseguiu compositores como James Horner e Hans Zimmer.

Mesmo assim, ou até por essas razões, Goldenthal nunca caiu no gosto geral e não tem sido muito acionado por Hollywood, tanto que na última década sua produção se resumiu a quatro trabalhos, nenhum deles de grande repercussão. Da fase mais produtiva do compositor, um dos trabalhos de que mais gosto é este Final Fantasy (Final Fantasy: The Spirits Within), que dentre todas as trilhas de filmes da temporada do verão norte-americano de 2001, considero a mais criativa e cativante.

Muito se comentou à época sobre esta animação feita em CGI baseada na franquia de videogames da Square Enix, principalmente sobre o dito realismo dos seus atores virtuais. Porém, em que pese o apuro técnico que foi apresentado, Aki Ross e seus colegas passaram longe de ameaçar os empregos de gente de carne e osso. E repetidas bobagens da mídia, tipo “a partir de agora atores reais não mais serão necessários”, apenas ofuscaram muitos dos méritos do filme, que apesar de basear-se na série famosa de games, não é nada infantil, constituindo-se em uma das melhores ficções científicas da época.

De qualquer modo, existe um elemento que adiciona uma dose extra de realismo e humanidade ao filme, que é, exatamente, o seu score original. Como é de seu feitio, Goldenthal não compôs um grande tema, optando pela utilização de motivos que, ao final, dão uma consistência admirável à partitura. Destes, o mais relevante é a delicada melodia de “The Kiss”, que em um grande contraste ao filme em si, que utilizou tecnologia de ponta, é conduzida por um dos instrumentos acústicos mais tradicionais, o piano.

A exuberante performance da London Symphony Orchestra domina o disco, que se inicia com o tema de abertura, “The Spirits Within”, onde também temos a primeira participação das London Voices. Uma inspirada composição para cordas pode ser encontrada em “Race To Old New York”. Goldenthal injeta boa dose de suspense ao score em “Code Red”, mediante o emprego de percussão, violinos tensos e metais. “Toccata and Dreamscapes” mistura o suspense com terror, em seus mais de 8 minutos de duração. Faixas como “Winged Serpent” e “Zeus Cannon” apresentam a orquestra em toda a sua potência, onde a percussão e os metais conduzem o show.

Em contraponto à ação e ao suspense, o lado sereno da partitura realça o lado sentimental e místico do argumento, como a já citada “The Kiss” e “A Child Recalled”, sendo que “Music For Dialogues”, “Flight To The Wasteland” e “The Eight Spirit” são algumas das composições mais românticas que Goldenthal já compôs. Neste sentido, após ouvirmos , em vários momentos, medo e agitação, “Adagio And Transfiguration” conclui o score privilegiando o seu lado emotivo e humano.

O álbum encerra com duas canções, “The Dream Within”, com música de Goldenthal, interpretada por Lara Fabian, e  “Spirits Dream Inside”, interpretada pelo grupo pop japonês L-arc-en-ciel. A primeira possui seus méritos e condiz com o conjunto do filme, porém a última é simplesmente terrível… apenas esqueça que ela existe.

Em suma, Final Fantasy- The Spirits Within é daquelas trilhas que fazem uma real diferença ao filme a que serve, e com uma vantagem adicional importantíssima – com o passar dos anos, a tecnologia de animação do longa foi superada, mas a música de Goldenthal permanece tão atual como sempre. As emoções são atemporais, e é isso que o compositor nos ofereceu com este trabalho: pura emoção.

Faixas:

1. The Spirit Within
2. Race To Old New York
3. The Phantom Plains
4. Code Red
5. The Kiss
6. Entrada
7. Toccata And Dreamscapes
8. Music For Dialogues
9. Winged Serpent
10. Zeus Cannon
11. Flight To the Wasteland
12. A Child Recalled
13. The Eighth Spirit
14. Dead Rain
15. Blue Light
16. Adagio And Transfiguration
17. “The Dream Within” – Lara Fabian
18. “Spirit dreams inside” – L’Arc-en-Ciel

Duração: 56:24

Jorge Saldanha

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