Resenha de Blu-ray: IT – A COISA


IT
Produção: 2017
Duração: 135 min.
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgård, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis, Finn Wolfhard, Chosen Jacobs, Jack Dylan Grazer, Wyatt Oleff, Nicholas Hamilton, Stephen Bogaert, Steven Williams, Stuart Hughes
Vídeo: Widescreen Anamórfico  2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (Dolby Atmos, Dolby TrueHD 7.1, DTS-HD Master Audio 5.1), Português, Espanhol, Francês (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner
Discos: 1 BD 50GB
Lançamento: 25/01/2018
Cotações: Som: ***** Imagem: **** Filme: **** Embalagem & Extras: *** Geral: ****

SINOPSE
A obra-prima do terror de Stephen King ganha vida para apavorar as novas gerações. Na cidade de Derry, no Maine, sete jovens se juntam para combater uma criatura sobrenatural que está assombrando a sua cidade por séculos. Chamado de Pennywise – O Palhaço Dançarino, A COISA é um monstro de força absoluta que toma a forma dos medos mais horrorosos das pessoas. Ameaçados por seus piores pesadelos, a única maneira dos jovens amigos sobreviverem à COISA é continuarem unidos.

COMENTÁRIOS
Para ler nossa resenha do filme, clique AQUI.

SOBRE O BD
A Warner lançou no Brasil a mesma edição em Blu-ray de IT – A COISA comercializada nos EUA, que possui opções de áudio e legendas em português do Brasil. Aliás, até a versão em UHD-BD lá disponível possui opções em nosso idioma. Os menus (simples e estáticos), como sempre acontece nos BDs da distribuidora, não foram traduzidos. O tradicional estojo Amaray HD azul contém o disco de camada dupla (BD-50) que traz o filme e os extras.

Imagem

Já vamos direto ao ponto: IT – A COISA não é aquele filme que irá deslumbrar por sua imagem. Rodado digitalmente pelo diretor Andrés (Andy) Muschietti, ele se passa na maior parte do tempo em ambientes interiores – principalmente corredores, porões e túneis de esgoto escuros – e neles nem sempre temos pretos e detalhes de sombra consistentes. O nível de detalhes varia, porém na maior parte do tempo é alto, reproduzindo de forma precisa nuances de cabelos, cenários, sardas (de Bev) e os resultados dos ataques sangrentos de Pennywise. As cores se destacam no cabelo e nos detalhes da maquiagem do palhaço, e em roupas, porém se sobressaem mesmo nas cenas externas bem iluminadas – principalmente no Barrens -, e os tons de pele são naturais. A transferência 1080p do Blu-ray, de modo geral, é correta, porém indiscutivelmente este é o tipo de filme que muito se beneficia com os recursos HDR e Dolby Vision presentes na versão em UHD-BD, que dificilmente veremos aqui na “terra do DVD”.

Som

Se você possui um receiver de última geração e um set equivalente de caixas de som, usufruirá IT – A COISA com uma faixa em inglês Dolby Atmos 7.1.4. Senão, o áudio lossless reproduzido será o core Dolby TrueHD 7.1 ou, ainda, você poderá optar por uma faixa DTS-HD MA 5.1. Em qualquer dos casos, prepare-se para uma experiência auditiva superior à visual. O filme se beneficia de um excelente sound design que é fielmente reproduzido por todo o palco sonoro (e aqui surge a vantagem dos canais adicionais do Dolby Atmos). Os efeitos sonoros e a interessante trilha original de Benjamin Wallfisch, que combina música orquestral estilo John Williams dos anos 1980 com acordes assustadores na linha de O ILUMINADO, envolvem o espectador e provocam um grande senso de imersão. Os momentos calmos, onde sons ambientais se espalham pelos canais, seguidamente são interrompidos por uma pancada sonora que fará você saltar da poltrona. Os graves são explosivos, e os diálogos soam claros o tempo todo. Além das faixas lossless em inglês, temos dublagens Dolby Digital 5.1 em português, francês e espanhol, e legendas correspondentes a esses idiomas.

EXTRAS
Na sua estreia em home video, IT – A COISA traz um conjunto de extras acanhado, que não faz jus ao sucesso alcançado pelo longa. Temos apenas três featurettes com na média 15 minutos cada, e algumas cenas excluídas. Comenta-se que será lançada uma versão estendida – provavelmente quando IT – A COISA: CAPÍTULO II chegar aos cinemas em 2019 -, que poderá trazer suplementos mais abundantes e detalhados. Segue a relação dos vídeos com seu título original, já que o menu do disco está apenas em inglês:

  • Pennywise Lives! (17 min.) – Segmento dedicado a Bill Skarsgård e sua caracterização como Pennywise. Ficamos sabendo que ele mesmo é responsável pelos estranhos movimentos corporais, pelo formato da boca e pelo olho desviado do palhaço, sendo que praticamente todas as façanhas foram feitas por ele mesmo, sem ajuda de dublês ou efeitos visuais. O detalhe curioso é que os garotos somente conheceram Skarsgård quando foi rodada a cena do primeiro encontro dos seus personagens com Pennywise, isso muito tempo depois das filmagens terem começado;
  • The Loser’s Club (16 min.) – Já este featurette é focado nos jovens astros do longa, que durante a produção cultivaram uma grande amizade. Pelos depoimentos e cenas de bastidores reunidos, podemos ter uma ideia de como deve ter sido divertido o set de filmagens para eles;
  • Author of Fear (14 min.) – Neste segmento, que para mim é o melhor dos extras, o escritor Stephen King fala sobre as raízes de seu livro best-seller – de onde veio a história, os fatos reais que inspiraram a trama, os personagens, e por aí vai. A entrevista é intercalada por várias cenas do filme;
  • Deleted Scenes (16 min.) – Encerrando os extras temos onze cenas excluídas ou estendidas, reunidas em um único video. Os destaques, para mim, são a primeira (na verdade um blooper onde Georgie facilmente recupera seu barco de papel de Pennywise, deixando o palhaço perplexo) e a última (seria o encerramento original do filme, onde vemos Bill e sua família deixando Derry).

Jorge Saldanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s