Música composta por Alexandre Desplat
Selo: Decca Records
Formato: CD, Digital
Lançamento: 01/12/2017
Cotação:
Com A Forma da Água (The Shape of Water, 2017), o diretor Guillermo Del Toro nos entrega mais um dos contos de fadas sombrio de que tanto gosta. Com toques dos filmes sci fi de terror dos anos 1950 – a inspiração mais óbvia é O Monstro da Lagoa Negra (The Creature From The Black Lagoon, 1954) e mesmo de E.T. – O Extraterrestre (E.T. – The Extraterrestrial, 1982), o longa é uma agradável releitura para adultos de A Bela e a Fera, que acaba por ser a melhor obra do cineasta desde O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006).
Nele acompanhamos o improvável romance entre a solitária e muda Elisa (a ótima Sally hawkins), que em 1962 trabalha como servente em um centro de pesquisas do governo estadunidense, e um humanoide anfíbio trazido do Amazonas (Doug Jones), ali mantido como cobaia de experiências relativas à Corrida Espacial. A criatura é constantemente torturada pelo sádico chefe de segurança, Strickland (Michael Shannon), e está destinada a ser vivissecada para estudos. Apiedada, Elisa se aproxima em segredo da criatura e descobre que ela é um ser inteligente, capaz de se comunicar por gestos e reagir a emoções. Com a ajuda de dois amigos e de um cientista do centro, que na verdade é um espião russo de bom coração, Elisa decide libertar a criatura e levá-la para o seu apartamento, localizado em cima de um velho cinema.
O filme, além de ter conquistado os prêmios máximos do Festival de Veneza e do Globo de Ouro, está indicado em nada menos que 13 categorias do próximo Oscar, inclusive nas principais – Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, e por aí vai. Uma das indicações se refere à trilha sonora original composta pelo francês Alexandre Desplat (A Garota Dinamarquesa, Valerian e a Cidade dos Mil Planetas, A Luz Entre Oceanos), sem dúvida merecedora de levar o prêmio. Desplat, possuidor de sensibilidade e de estilo únicos entre os compositores contemporâneos do Cinema, criou uma partitura original belamente interpretada pela London Symphony Orquestra, que se adéqua perfeitamente a esta fábula para maiores, valorizando sobremaneira o filme de Del Toro.
As três primeiras faixas – The Shape Of Water, The Creature e Elisa’s Theme – apresentam os temas que formam a base do score. O principal surge na faixa que leva o título do filme, e dá o tom do que ouviremos a seguir. Sua melodia ondulante e cálida adequadamente remete à música romântica do passado, com uma refinada orquestração que inclui acordeão, gaita de boca, assobio (do próprio Desplat, também ouvido em outros pontos do score) e uma grande seção de flautas. A jazzística canção You’ll Never Know, aqui interpretada por Renée Fleming, é seguida por The Creature, que como o título indica é dedicada à criatura. Nesta faixa que ficaria perfeita em um filme dos anos 1950, cordas graves e flautas pontuam a ameaça e, principalmente, o mistério representado pelo homem anfíbio. Ao chegarmos em Elisa’s Theme, descobrimos o melhor dos temas da trilha sonora. Com sua alegre e romântica melodia levada por flautas, acordeão e assobio, ele reflete a graça e o otimismo da personagem Elisa.
Com suas fundações estabelecidas, o score segue com Fingers, uma faixa dedicada à criatura (mais especificamente, a uma ação violenta dela em relação a Strickland), e Spy Meeting, que dá ao primeiro encontro entre os espiões russos um tom cômico e mais leve. Na deliciosa Elisa and Zelda, temos uma variação do tema de Elisa para sublinhar a amizade entre ela e a colega interpretada por Octavia Spencer. Five Stars General traz uma versão mais triste e melancólica do tema principal, enquanto que em The Silence of Love os temas de Elisa e da Criatura se juntam em uma mesma faixa, que novamente possui um tom distinto graças ao acordeão e ao assobio. Na interessante Egg, que marca a interação inicial entre Elisa e o anfíbio (quando ela lhe dá o primeiro ovo para comer), Desplat emprega o bonito tema romântico de forma alternada com acordes de tensão e suspense.
Passando pelo suspense de That Isn’t Good e o romantismo de Underwater Kiss, chegamos à longa The Escape, que acompanha a fuga de Elisa e da criatura do centro de pesquisas. Em seus quase 11 minutos de duração, Desplat emprega algumas de suas marcas registradas para marcar o suspense, como timbres eletrônicos e de piano, bem como sua conhecida música para ação que emprega metais, madeiras e cordas agitadas. Com Watching Ruth o romance retorna e permanece por quase todo o restante da trilha, exceto pela militarista Decency e He’s Coming For You, onde o compositor emprega a música para monstros típica, semelhante à do seu Godzilla. As quatro faixas que seguem baseiam-se no romance e na emoção, iniciando pelo piano de Overflow of Love. Em Without You os temas dos dois personagens principais se reencontram, e Rainy Day inicia de forma dissonante mas logo retorna ao tom melodioso. O score encerra em alta com a encantadora e emotiva A Princess Without a Voice, que sela o destino de Elisa e seu amado anfíbio.
O álbum ainda inclui mais seis canções ouvidas no longa, incluindo Chica Chica Boom Chic, da nossa inesquecível Carmen Miranda, e uma segunda versão de You’ll Never Know com Renée Fleming. Sem dúvida elas dão um toque especial à experiência auditiva, seja no filme ou no álbum, porém não há dúvida que é o score de Desplat que mais brilha. Das trilhas sonoras de 2017 que ouvi foi a que mais gostei (juntamente com a de Assassinato no Expresso do Oriente), e torço para que ela saia vitoriosa no Oscar.
Faixas:
1. | The Shape Of Water | 3:42 |
2. | You’ll Never Know [feat. Renée Fleming] | 4:38 |
3. | The Creature | 1:46 |
4. | Elisa’s Theme | 2:36 |
5. | Fingers | 2:09 |
6. | Spy Meeting | 1:42 |
7. | Elisa And Zelda | 1:10 |
8. | Five Stars General | 1:31 |
9. | The Silence Of Love | 1:35 |
10. | Egg | 2:13 |
11. | That Isn’t Good | 1:43 |
12. | Underwater Kiss | 2:12 |
13. | The Escape | 10:57 |
14. | Watching Ruth | 2:18 |
15. | Decency | 2:23 |
16. | He’s Coming For You | 1:39 |
17. | Overflow Of Love | 2:56 |
18. | Without You | 2:30 |
19. | Rainy Day | 3:12 |
20. | A Princess Without A Voice | 1:50 |
21. | La Javanaise (Madeleine Peyroux) | 4:10 |
22. | I Know Why (And So Do You) (Glenn Miller & His Orchestra) | 2:58 |
23. | Chica Chica Boom Chic (Carmen Miranda) | 2:19 |
24. | Babalu (Caterina Valente & Silvio Francesco) | 2:51 |
25. | A Summer Place (Andy Williams) | 2:35 |
26. | You’ll Never Know (Alternative Version) [feat. Renée Fleming] | 6:49 |
Duração: 76:24
Jorge Saldanha
“You’ll Never Know” é de 1943. Foi escrita pela grande dupla Harry Warren e Mack Gordon para o musical Hello Frisco Hello, e ganhou o Oscar de melhor canção.
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Verdade Fábio, texto retificado. Obrigado pela colaboração!
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Trilha sensível e magistral. Excelente, Desplat. Excelente crítica.
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