Resenha de Trilha Sonora: MURDER ON THE ORIENT EXPRESS – Patrick Doyle


Música composta por Patrick Doyle
Selo: Sony Masterworks
Formato: CD
Lançamento: 03/11/2017
Cotação:

A refilmagem do clássico de Agatha Christie é a mais recente colaboração entre o ator e diretor Kenneth Branagh e o compositor escocês Patrick Doyle, uma bem sucedida parceria que estreou no cinema de forma épica em 1989, com Henrique V, a cultuada adaptação do texto de William Shakespeare.

Em Assassinato no Expresso do Oriente, Patrick Doyle nos presenteia com uma trilha que harmoniza elegância, nostalgia e precisão. Sua música é a bela voz a nos dizer o tempo todo que Hercule Poirot, imortal criação de Agatha Christie, viaja, agora, pelo universo cinematográfico.

Doyle resgata o passado musical de Hollywood ao desenvolver a trilha de forma clássica. Sua composição estabelece temas para os personagens e situações centrais da trama. E destes temas se desdobram verdadeiros véus musicais que encobrem os mistérios trancados atrás das portas dos camarotes do luxuoso Expresso do Oriente.

A trilha nos familiariza com a excêntrica sagacidade de Hercule Poirot desde a primeira nota de seu tema, uma composição sofisticada, a qual acompanhará o detetive durante toda a viagem. A orquestração emprega, de forma elegante, piano, cordas e metais, com sutis elementos étnicos que nos situam no trajeto percorrido pelo trem. O tema do Expresso do Oriente é a tradução musical do movimento da locomotiva, sublinhando o caráter glamoroso deste passeio.

As faixas iniciais transmitem um senso de aventura e empolgação, que antecedem ao assassinato referido no título. Mas o tom da música muda, permanecendo lírica mas com a empolgação cedendo espaço ao mistério e ao suspense que passará a conduzir a trama. E então, como se abríssemos uma antiga caixinha de música, a delicada, melancólica melodia do Caso Armstrong, caracterizada por uma sublime combinação de piano e cello, captura a nossa imaginação. A composição ecoará várias vezes no filme e no álbum, nos lembrando da tragédia do passado a repercutir no presente.

Em eficientes variações e arranjos, este e outros temas surgem como pistas musicais do caso a ser desvendado. Todos levam ao que pode ser descrito como uma catarse musical representada pela faixa “Justice”, a mais longa e um dos grandes destaques do álbum. Nela reencontramos o tema do Caso Armstrong, desta vez acalentando a exposição de Poirot durante o emocionante desfecho do caso.

A melodia Armstrong também serve de base para a canção “Never Forget” que ilustra os créditos finais. A letra escrita por Kenneth Brannagh e interpretada de forma singela por Michelle Pfeiffer fala de uma dolorosa saudade. Após, e mantendo o estilo clássico e tradicional da melhor Música do Cinema, o compositor encerra o álbum com “Orient Express Suite“, que destaca o tema principal.

Neste que é um dos seus melhores trabalhos, Patrick Doyle revela ser tão preciso e elegante o quanto o próprio Poirot; sua música suspeita sutilmente de cada passageiro, mas está, também, sempre atenta aos seus dramas. Acima de tudo, em Assassinato no Expresso do Oriente, o compositor nos leva a uma glamorosa viagem musical ao passado do próprio cinema, nos transportando de volta àquela que já foi chamada, com razão, de Sétima Arte.

Faixas:

1. The Wailing Wall  1:43
2. Jaffa to Stamboul  1:27
3. Arrival  2:02
4. The Orient Express  1:29
5. Departure  1:01
6. Judgement  2:29
7. Touch Nothing Else  2:54
8. MacQueen  2:20
9. Twelve Stab Wounds  2:59
10. The Armstrong Case  1:22
11. Mrs. Hubbard  1:34
12. This is True  2:52
13. Keep Everyone Inside  1:24
14. Confession  1:50
15. Geography  1:25
16. One Sharp Knife  2:24
17. Ma Katherine  1:09
18. True Identity  2:08
19. Dr. Arbuthnot  1:54
20. It Is Time  1:06
21. Justice  9:30
22. Poirot  2:40
23. Never Forget – Michelle Pfeiffer  3:58
24. Orient Express Suite  3:20

Duração: 57:00

Denis Winston Brum

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha de Trilha Sonora: MURDER ON THE ORIENT EXPRESS – Patrick Doyle

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s