Música composta por Isaac Hayes, Gordon Parks, Johnny Pate
SeloFilm Score Monthly
Formato: CD
Lançamento: 08/2008
Cotação:

O grande músico e intérprete afro-americano Isaac Hayes, falecido no início do mês de agosto de 2008, deixou uma obra de grande influência na música pop de modo geral, e suas incursões nas trilhas sonoras de filmes Blaxploitation repercutiram enormemente na música de cinema dos anos 1970, com seus ecos sendo ouvidos até hoje. Sua obra mais marcante, indiscutivelmente, foi a trilha de Shaft (1971), o primeiro filme do gênero realizado por um grande estúdio e que valeu a Hayes o Oscar® de Melhor Canção. O álbum de Shaft, originalmente lançado em LP duplo, é uma das trilhas sonoras mais vendidas em toda a história da indústria fonográfica.

Devido ao grande sucesso do filme original a M.G.M. decidiu criar uma franquia, fazendo do detetive interpretado por Richard Roundtree um equivalente negro de James Bond. Seguiram-se duas sequências (em 1972 e 1973) e uma série de TV (1973 e 1974), e em nenhuma dessas produções Hayes retornou para compor a trilha sonora. Nos filmes, inclusive, nem mesmo o antológico tema foi utilizado, reaparecendo apenas em forma instrumental na série de TV de curta duração. A pouca repercussão musical dessas produções, comparativamente ao estrondo cinematográfico-musical do filme de 1971, talvez explique serem elas tão mal representadas em CD. A trilha do segundo filme, O Grande Golpe de Shaft (Shaft’s Big Score, 1972), até 2008 nunca tivera uma edição oficial em CD, e a do terceiro, Shaft na África (Shaft in Africa, 1973), fez-se presente apenas na antologia The Best of Shaft, de 1999. As trilhas da série de TV (1973 e 1974), por sua vez, nunca haviam sido lançadas em qualquer formato.

Alguns dias após a morte de Hayes, houve a divulgação de que a Film Score Monthly (FSM), em parceria com o selo TCM Music, lançaria uma edição limitada em 3.000 cópias, com três CDs trazendo as trilhas dos dois primeiros filmes e da série de TV. Para evitar qualquer especulação quanto ao seu oportunismo, os responsáveis apressaram-se em dizer que a produção do álbum havia iniciado dois anos antes, e que o falecimento compositor pouco antes do lançamento fora uma lamentável coincidência. E realmente, foi feito um belo trabalho de restauração sonora que não se faz da noite para o dia. Mas então, vamos ver o que nos traz cada disco deste hoje raro álbum da FSM:


Disco 1
Isaac Hayes, quando contratado para compor a trilha sonora de Shaft, não possuía qualquer experiência cinematográfica, e para realizar a tarefa, além de empregar os músicos que habitualmente utilizava em seus discos de soul music, valeu-se do auxílio de Tom McIntosh, compositor e arranjador que já trabalhara com o diretor Gordon Parks no filme The Learning Tree (1969), além de Johnny Allen e J.J. Johnson como arranjadores. Para quem conhecia apenas o histórico álbum de 1971, esta edição da FSM trouxe muitas surpresas. Nela, pela primeira vez, pudemos ouvir na íntegra o score gravado para o filme nos estúdios da M.G.M. – no álbum original, temos regravações feitas em Memphis especialmente para o disco. Além disso, ele continha principalmente faixas que, no longa, eram diegéticas (source music), omitindo a maior parte do underscore, que utilizava versões instrumentais do antológico tema de abertura. Aliás, o próprio tema cantado por Hayes, na gravação ouvida no filme e aqui, apresenta perceptíveis diferenças de interpretação e até mesmo na letra, que omite o nome “Shaft” na famosa linha “that cat Shaft is a bad mother—”.

Ouvir estas gravações originais certamente provoca no apreciador da obra de Hayes sensações conflitantes. Por um lado porque, para fins auditivos, muitas das adaptações feitas para o álbum de 1971 refinaram as versões aqui registradas, por apresentarem arranjos e interpretações mais elaborados (“Do Your Thing”, que no álbum comercial é uma fantástica faixa soul/rock de 19 minutos, aqui chama-se “Do Your Thang” e tem pouco mais de três). A própria qualidade sonora do álbum original, gravado no estúdio da Stax em oito pistas, é superior à das gravações feitas na M.G.M. em três pistas, que apresentam em alguns momentos chiados inerentes à fita master. Por outro lado, a presença da trilha incidental completa, que inclui composições até então inéditas em disco (e que, em alguns casos, também não foram utilizadas no filme), por si já justificou este lançamento. O score de Isaac Hayes estabeleceu um padrão a ser seguido nos filmes do gênero e policiais de modo geral, com sua percussão ritmada, guitarras wah-wah e orquestrações jazzísticas e soul, que valorizavam as seções de madeiras e metais. Destacam-se, na minha opinião, “Reel 5 Part 1”, movimentada faixa de ação com guitarra wah-wah que serviu de matriz para incontáveis temas similares, e a percussiva “Rescue/Roll Up”, que em seus mais de dez minutos utiliza técnicas de pontuação cinematográfica de suspense e variações do tema principal para acompanhar Shaft no clímax do filme. Como material bônus, completam os 70 minutos do disco dois singles lançados por Hayes em 1972 – o tema da série de TV “Theme From The Men” e “Type Thang” (usado como música diegética em Shaft’s Big Score!).


Disco 2
O diretor Gordon Parks, que também dirigiu o filme de 1971, foi um dos veteranos do Blaxploitation e seus talentos não se limitavam ao cinema. Além de ser escritor e um competente fotógrafo, também aventurou-se na música em seu longa de estréia, The Learning Tree (1969). Para o segundo filme de Shaft, Shaft’s Big Score!, na impossibilidade de contar com Hayes, Parks decidiu encarregar-se também da composição não só da trilha incidental, mas também da música e da letra das canções. Novamente com o apoio técnico de Tom McIntosh e agora também com o regente e orquestrador Dick Hazard, o diretor compôs uma partitura mais sofisticada e orientada para o jazz, destacando exímios solistas como Freddie Hubbard (trompete), Joe Pass (guitarra) e sax alto (Marshal Royal). No lugar do antológico “Theme from Shaft”, Parks trouxe o impactante “Blowin’ Your Mind (Main Title)”, na voz de O.C. Smith – que também interpreta mais duas canções na trilha. Apesar de não ter sido um hit como o tema de Hayes, não há como considerar este como algo menos que excelente, seja no filme como em disco. É uma composição forte, que mesmo valendo-se da cadência dos pratos de bateria que remetem ao tema original, reveste-se de personalidade própria – e o melhor é que neste lançamento da FSM ele também surge de forma instrumental no underscore e encerrando o trabalho, no “End Title”.

Ao contrário da trilha de Shaft, a de Shaft’s Big Score! utilizou em disco as mesmas versões ouvidas no filme, gravadas em três pistas na M.G.M. A diferença em relação ao antigo LP é que foi incluída toda a trilha incidental – seja em faixas inéditas, seja em versões mais longas das que já haviam sido lançadas – e de versões instrumentais de algumas canções. O destaque do score continua sendo a admirável “Symphony for Shafted Souls”, agora na íntegra e que, em seus 14 minutos, acompanha a climática perseguição de carros, lanchas e helicóptero que é o ponto alto do filme. Alternando momentos agitados com outros de ritmo mais lento, por vezes de puro suspense, a composição é uma inebriante peça de jazz e soul que, na minha opinião, é uma das melhores criações musicais do gênero. Completa os quase 78 minutos deste disco a trilha do episódio The Executioners, da série de TV derivada dos filmes, composta por Johnny Pate.


Disco 3
Johnny Pate pode não ser um nome muito conhecido nem para os apreciadores de trilhas sonoras, mas teve uma relevante participação no movimento Blaxploitation. Bandleader, arranjador e baixista, Pate colaborou em vários álbuns de Curtis Mayfield, sendo dele os arranjos da antológica trilha de Superfly (1972). Para o terceiro filme de Shaft, Shaft in Africa (1973), ele foi escolhido para ser o responsável pela trilha sonora, que incluiu a marcante canção tema interpretada por The Four Tops, “Are You Man Enough?”. Impulsionado por este tema, composto por Dennis Lambert e Bryan Potter, o curto álbum da trilha sonora teve boas vendagens e Pate foi levado a criar trilhas para outros filmes black, como Brother on The Run (1973). Infelizmente, por ter seus direitos de reprodução vinculados à gravadora ABC, a trilha sonora de Shaft in Africa não pôde ser incluída nesta antologia, sendo substituída pelos scores que Johnny Pate compôs para a série de TV Shaft.

A série também era protagonizada pelo mesmo intérprete do cinema, Richard Roundtree, porém na transição da tela grande para a pequena o personagem perdeu sua essência ou, como diria Austin Powers, seu “mojo”. Devido à forte censura, o que se viu foi um John Shaft em aventuras menos violentas e que passavam longe do erotismo, fazendo do herói negro mais um detetive pasteurizado da televisão. Apenas sete episódios de 90 minutos foram produzidos para a série, e este lançamento inclui as trilhas de Pate para cinco deles: The Executioners (Disco 2), The Killing, Hit-Run, The Kidnapping e The Cop Killers (Disco 3). Nesses trabalhos o compositor não poupou o tema de Hayes, que faz freqüentes e inventivas aparições instrumentais inseridas em seus scores, que mesclam suspense e batidas groovy. Meus preferidos aqui são Hit-Run e The Cop Killers, onde Pate demonstra maior energia musical. No entanto, merece ser citada com louvor sua música para The Killing, que inclui um tema de amor reminiscente ao de Hayes. Contudo, ao contrário dos demais discos, os quase 80 minutos deste terceiro, contendo apenas composições de Pate e variações do tema de Hayes, são os que mais custam a passar. É como se, confinado à burocracia televisiva, o compositor investisse demais no tema do personagem e menos em seu trabalho próprio, fazendo com que com o tempo a música soe repetitiva.

Mas enfim, para qualquer fã de trilhas sonoras policiais dos anos 1970, Blaxploitation ou não, esta coleção é um deleite. A música traça um retrato preciso de uma fase única na história das trilhas sonoras, a qualidade do som estéreo, dada a idade do material, é muito boa, e a caprichada embalagem inclui um encarte repleto de fotos coloridas e notas de Lukas Kendall, com muitas informações sobre os compositores, os filmes e a série de TV, além de uma pequena descrição de cada faixa. Kendall e sua FSM, que há anos já deixaram de fazer lançamentos de trilhas sonoras, resgataram do esquecimento um importantíssimo capítulo da história da música do cinema. Pena que, inadvertidamente, este álbum triplo acabou sendo um tributo póstumo à obra maior de Isaac Hayes.

Faixas:

Disco 1: Shaft / Bonus Track / Shaf’ts Big Score!
1. Theme From Shaft  4:36
2. Shaft’s First Fight  1:48
3. Reel 2 Part 2 / Cat Oughta Be Here  1:45
4. Bumpy’s Theme (Bumpy’s Lament)  1:46
5. Harlem Montage (Soulsville)  3:34
6. Love Scene Ellie (Ellie’s Love Theme)  1:46
7. Shaft’s Cab Ride / Shaft Enters Building  1:40
8. I Can’t Get Over Losing You  2:08
9. Reel 4 Part 6  1:39
10. Reel 5 Part 1  1:37
11. Reel 5 Part 2 (A Friend’s Place)  1:47
12. Source No. 1 – 6m1a (Bumpy’s Blues)  3:07
13. Source No. 1 – 6m1b (Bumpy’s Lament)  1:35
14. Source No. 1 – 6m1c (Early Sunday Morning)  3:07
15. Source No. 2 – 7m1a (Do Your Thang)  3:24
16. Source No. 2 – 7m1b (Be Yourself)  1:56
17. Source No. 2 – 7m1c (No Name Bar)  2:29
18. Shaft Strikes Again / Return Of Shaft  1:38
19. Source No. 3 (Caffe Reggio)  4:25
20. Shaft’s Walk To Hideout (Walk From Reggio)  2:29
21. Shaft’s Pain  3:05
22. Rescue / Roll Up  10:51
23. BONUS TRACK: Theme From The Men  4:11
24. SHAFT’S BIG SCORE!: Type Thing  3:54
Duração: 70:17

Disco 2: Shaft’s Big Score! / Shaft TV Series
1. SHAFT’S BIG SCORE!: Blowin’ Your Mind (Main Title)  3:32
2. The Other Side  1:50
3. Smart Money  2:12
4. The Search / Sad Circles  2:33
5. Asby-Kelly Man  1:47
6. First Meeting  1:59
7. Don’t Misunderstand  1:49
8. Fight Scene  1:08
9. Ike’s Place  4:11
10. Move On In  3:40
11. 8m1 / 8m2  1:27
12. Funeral Home  4:03
13. Don’t Misunderstand (Instrumental)  1:55
14. 9M3  0:46
15. Symphony For Shafted Souls (Take Off / Dance Of The Cars / Water Ballet / Call And Response / The Last Amen)  14:07
16. End Title  1:23
17. Don’t Misunderstand – Demo  2:06
18. TV SERIES – THE EXECUTIONERS: Courtroom / Leaving Court  2:38
19. Dawson’s Trial  2:00
20. Shaft Leaves Barbara / East River / He’s Dead, Barb / Cunningham’s Breakfast  2:00
21. Visiting Jane / Act End / Jury Meets  2:02
22. Cars And Bridge  2:45
23. Leaving Airfield / Shaft Checks Hospital  2:24
24. Shaft Gets Shot / Shaft In Car  1:31
25. Night Blues  1:05
26. Day Blues  1:07
27. Pimp Gets Shot  3:00
28. Handle It / Follow Cunningham  3:31
29. Shaft Escapes / Stalking Menace  2:45
30. End Theme  0:30
Duração: 77:46

Disco 3: Shaft TV Series
1. TV SERIES – THE KILLING: Opening  2:34
2. Diana In Hospital  2:39
3. Window Shop / Leaving Hospital / Ciao  1:29
4. Restaurant Scene / Punchin’ Sonny  2:54
5. Hotel Room  3:07
6. Diana Splits / Booking Shaft  1:33
7. Shaft Gets Sprung / Searchin’  2:11
8. Pimps / Lick Her Store / Wettin’ His Hand / Diana Ducks Out  2:14
9. Juke Box / Hands In The Box  2:33
10. Shaft  2:54
11. Iggie’s Tail  2:23
12. Kyle Goes Down / Case Dismissed  1:24
13. TV SERIES – HIT-RUN: Opening  1:59
14. He’s The Best / Reenact / Good Day  2:40
15. Travel Shaft  0:44
16. Coffin Time  1:36
17. To The Club  1:24
18. Ann Appears / Shaft Gets It  2:16
19. Jacquard  2:32
20. Dart Board / Kissin’ Time  3:11
21. Omelette  1:58
22. Cheek Pat / Don’t Shoot / Shaft’s Move  1:07
23. Funny Time  1:00
24. At The Club  2:14
25. Ending  1:54
26. TV SERIES – THE KIDNAPPING: Chasin’ Shaft  3:01
27. Sleep, Dog, Sleep  1:39
28. Here Comes The Fuzz  2:13
29. I Said Goodnight / Walkie Talkie  3:48
30. Shoot Out  2:39
31. TV SERIES – THE COP KILLERS: Rossi Gets It / Hospital / Who The Hell Are You  2:07
32. Honky Horn  1:24
33. Sleeping Pigs  1:37
34. Splash Time  1:33
35. Shaft Gets It  1:50
36. Vacate The Van  1:42
37. Fork Lift  2:11
38. Shaft Theme (End Credit Version)  0:31
Duração: 78:45

Duração Total: 226:48

Jorge Saldanha

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