Resenha de Blu-ray: ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM (3D+2D)


Produção: 2016
Duração: 133 min.
Direção: David Yates
ElencoEddie RedmayneKatherine Waterston, Dan Fogler, Colin Farrell, Ezra Miller, Ron Perlman
Vídeo 2D: 2.39:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Vídeo 3D: 2.39:1 (1080p/MVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (Dolby Atmos, DTS-HD Master Audio 7.1 ), Português,  Espanhol, etc. (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, etc.
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner
Discos: 2 (BD 50GB)
Lançamento: 11/04/2017
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Imagem 3D: ****½ Filme: ***½ Extras & Menus: ***½ Geral: ****½ 

SINOPSE
O ano é 1926 e algo misterioso, que ameaça expor o mundo bruxo, está deixando rastros de destruição nas ruas de Nova York. Newt Scamander (Eddie Redmayne) chega à cidade durante sua excursão mundial para pesquisar e resgatar criaturas mágicas, quando o “No-Maj” Jacbob Kowalski (Dan Fogler) deixa que alguns desses animais escapem acidentalmente da maleta mágica de Newt. Então um grupo de improváveis heróis precisa recuperá-los antes que eles possam causar mais estragos. Só que a missão desse corajoso grupo está prestes a esbarrar com as poderosas forças das trevas.

COMENTÁRIOS
Leia nossa resenha sobre o filme AQUI.

SOBRE O BD
Com o mercado de home video brasileiro em acentuado declínio, algumas distribuidoras estão se dando conta de que edições diferenciadas podem ser um grande estímulo para que o colecionador brasileiro continue adquirindo a mídia física. Uma das que estão se destacando é a Warner, que para o lançamento do novo longa situado no universo Harry Potter, ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM, providenciou alguns bônus exclusivos como cards na versão em DVD, e embalagens especiais nas versões em Blu-ray. No caso do “raio azul”, a edição simples do filme ganhou, além daquela com o tradicional estojo plástico, uma versão com embalagem steelbook, e este combo com as versões 2D e 3D, que no lugar da tradicional luva com efeito lenticular, recebeu uma luva pop up que imita a maleta de Newt Scamander. A luva tem grafismo e detalhes brilhantes, e conforme se vê na imagem acima, ao ser aberta surge o diorama de um adorável Pelúcio. O problema da luva é que ela é feita de uma cartolina muito fina e, como é fechada com velcro, é preciso muito cuidado na hora de abri-la, para que não se rasgue ao meio. Também é inevitável que fique amassada na hora de abrir o flip para retirar o estojo Elite, no qual os dois discos BD-50 (um com a versão 3D e o outro com a versão 2D mais extras) e um encarte com o código da cópia digital estão acondicionados. Em suma, se você quiser que esta luva bonita mas frágil tenha uma durabilidade razoável, terá de manuseá-la com extremo cuidado – que já deve começar ao retirar o invólucro em papel que detalha as especificações e extras, grudado nela com adesivos. Quanto ao conteúdo do disco, como de hábito nos lançamentos em larga escala da Warner, os discos trazem as mesmas autorações lançadas no exterior, que possuem opções de áudio e legendas em nosso idioma.

Imagem

2D
A transferência 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela 2.39:1, é simplesmente excelente. Ela reproduz com precisão as paletas de cores que variam de acordo com o ambiente da ação – por exemplo, tons mais acinzentados e desbotados para a cidade, cores mais vivas e fortes na casa de Tina ou no ambiente mágico da maleta de Scamander. O tom de pele é natural, e a imagem é sempre altamente detalhada, mesmo nas várias cenas com uso intenso de CGI. Nos closes, é possível distinguir cada fio de cabelo dos atores e as sardas no rosto de Eddie Redmayne. Também impressiona o nível de texturas e detalhes de roupas, criaturas e efeitos de maquiagem. Mesmo em sua versão standard, a imagem possui um interessante senso de profundidade, no que ajudam bastante os tons fortes de preto e os detalhes de sombra perfeitos. Não foram percebidos banding, aliasing, ruídos, artefatos ou quaisquer anomalias digitais.

3D
A transferência 1080p/MVC MPEG-4, também na proporção de tela 2.39:1, pouco fica a dever à sua contraparte standard. O longa foi convertido para 3D na pós-produção, mas é bem aparente que David Yates e o diretor de fotografia, o francês Philippe Rousselot, o conceberam tendo em mente sua exibição em 3D. Os efeitos de profundidade estão presentes desde o início, com páginas de jornal saindo da tela, e posteriormente, em vários momentos, animais, objetos e fragmentos voam em direção ao espectador. As aparições das criaturas, em especial as maiores como o Pássaro-Trovão, tornam-se mais dramáticas em terceira dimensão. A imagem da versão 3D é levemente mais escura e quase nada perde em termos de detalhes e texturas comparativamente à 2D, sendo que as cores se mantém fiéis à concepção visual do filme. Aqui também não foram percebidas quaisquer anomalias digitais de vídeo. Em suma, se você continua adepto do 3D doméstico, vale a pena ter ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM em sua coleção, já que se trata daquelas conversões que efetivamente enriquecem a experiência visual.

Som

ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM traz nada menos que duas faixas lossless em inglês: DTS-HD MA 5.1 e Dolby Atmos, porém esta apenas na versão standard. Provavelmente foi deixada de fora da versão 3D para não ocupar muito espaço no disco correspondente, evitando assim a aplicação de maior compressão, o que comprometeria a qualidade de áudio e vídeo. Por não ter equipamento compatível com o novo codec de áudio, vou me limitar a comentar a faixa DTS-HD MA, que se não oferece as tantas camadas de direcionalidade do Atmos, é de referência no que se refere às suas próprias características. Em momentos calmos, os sons ambientes provocam no espectador uma eficaz sensação de imersão, enquanto nas sequências de ação, como na do desenfreado ataque do Obscurus, fornece potência de graves e efeitos direcionais abundantes. Os variados e distintos sons dos animais de Scamander são reproduzidos de forma limpa e cristalina, os diálogos sempre soam claros e a ótima trilha original de James Newton Howard é reproduzida com vigor e fidelidade. Também há dublagens em português e outros idiomas, todas em Dolby Digital 5.1. As legendas estão disponíveis nos mesmos idiomas.

EXTRAS
Assim como aconteceu com os longas de Harry Potter, esta e as futuras aventuras de Newt Scamander deverão ganhar novas edições em Blu-ray ou UHD-BD com abundância de material suplementar. Já para este primeiro lançamento de ANIMAIS FANTÁSTICOS, a Warner reuniu uma boa coleção de featurettes e cenas eliminadas, que totalizam quase  duas horas de duração. Todos os vídeos estão em full HD, com opção de legendas em português (exceto os trailers que antecedem o carregamento do menu principal, mas que nem considero como extras). Como os menus estão apenas em inglês, mantive o título dos extras no seu idioma original.

  • Before Harry Potter: A New Era of Magic Begins (16 min.) – Os quatro principais membros do elenco, juntamente com a autora e roteirista J.K. Rowling, o diretor David Yates e os produtores, comentam as novas histórias e personagens que, diferentemente do que ocorreu na franquia original, foram criados especialmente para o cinema;
  • Characters (25 min.) – Temos aqui cinco segmentos onde Rowling e a equipe, incluindo a figurinista Colleen Atwood, falam sobre os novos personagens, suas origens, aparência e vestuário; 
  • Creatures (22 min.) – Em segmentos individuais, Rowling, o diretor e técnicos em efeitos visuais discutem sete criaturas do filme e como foram feitas;
  • Design (36 min.) – O desenhista de produção Stuart Craig e equipe falam sobre o visual do longa. Em seis vídeos, eles discutem como criaram a Nova York da década de 1920, o aspecto mágico e as principais locações do filme; 
  • Deleted Scenes (15 min.) – Por fim, temos 11 cenas eliminadas do corte de cinema, apresentadas aqui com efeitos visuais em diferentes graus de finalização. De modo geral valem a pena ser vistas, já que dão mais insight sobre os personagens e algumas são bem divertidas.

Jorge Saldanha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s