Resenha de Filme: A CHEGADA


a-chegadaArrival, EUA, 2016
Gênero: Ficção Científica
Duração: 116 min.
ElencoAmy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Trilha SonoraJóhann Jóhannsson
RoteiroEric Heisserer
DireçãoDenis Villeneuve
Cotação: star_4_5

Muito bom poder acompanhar o processo de maturidade criativa de um cineasta que tem conquistado seu espaço por seus próprios méritos e sem fazer concessões, como é o caso do canadense Denis Villeneuve, que tem mostrado sua autoralidade através de filmes bem distintos entre si. Com relativamente poucos mas marcantes títulos no currículo, ele já pode se dar ao luxo de fazer autorreferências, como se pode notar em A CHEGADA (2016), seu novo e aguardadíssimo filme. Quem viu O HOMEM DUPLICADO (2013) e SICARIO – TERRA DE NINGUÉM (2015), para lembrar de obras mais recentes, pode perceber intercessões claras com o novo trabalho.

Será comum encontrar em algumas críticas referências a outros filmes de contatos entre seres de outro planeta e a Terra, como O DIA EM QUE A TERRA PAROU, de Robert Wise; CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU e GUERRA DOS MUNDOS, ambos de Steven Spielberg; ou CONTATO, de Robert Zemeckis; mas Villeneuve prefere seguir outro caminho, mais arriscado. O trailer, embora entregue alguma coisa, ainda não é suficiente para dar a dimensão das surpresas e do grau de encantamento que A CHEGADA proporciona.

Assim como em SICARIO – TERRA DE NINGUÉM, temos uma protagonista feminina em uma situação perigosa, em um ambiente perigoso. Em A CHEGADA, somos apresentados à conceituada linguista Dra. Louise Banks (Amy Adams, como sempre, adorável), que é recrutada pelos militares americanos para decifrar a língua dos enigmáticos alienígenas que acabaram de aparecer em 12 diferentes lugares do planeta. Desde o início ficamos sabendo, em pouquíssimos mas eficientes quadros, do passado doloroso da personagem, envolvendo uma filha que ela perdeu para uma doença rara. Em pouco tempo, já temos um breve painel da solidão e da dor dessa personagem.

E esse passado, que será revivido em breves flashbacks, será explorado ao longo do filme, durante o processo de comunicação com os extraterrestres, mostrados de forma um tanto assustadora. Aliás, podemos dizer que Villeneuve é um dos cineastas em atividade que melhor sabe explorar o medo através de maneiras distintas, seja em situações mais realistas, seja em uma narrativa do gênero fantástico. Não é diferente quando somos apresentados ao interior daquilo que pode ser chamado de nave, um objeto gigante parecido com uma lente de contato que paira sobre o solo. Por isso, comparações com o monolito negro de 2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO, de Stanley Kubrick, também podem surgir. Até porque ambos os filmes optam pela utilização do gênero para transcendê-lo e falar de algo maior, sem que, com isso, o entretenimento seja prejudicado.

Ainda sobre o elenco, vale destacar a importância do personagem de Jeremy Renner para a trama. Ele faz o matemático que auxilia a protagonista a decifrar a linguagem complexa daqueles alienígenas. A pergunta que não quer calar é: por que eles estão aqui? O roteiro do filme, baseado em um conto de Ted Chiang chamado “Story of Your Life”, é bastante detalhista, e isso ajuda a gerar um grau de interesse para o espectador, que até torce para que a conclusão faça jus à introdução e ao desenvolvimento brilhantes.

Felizmente, ao preferir se distanciar do óbvio e dar um nó na cabeça do espectador, Villeneuve aumenta ainda mais o grau de encantamento inicial, através de uma trama em que futuro e passado não devem ser vistos como algo linear, mas talvez como em um daqueles círculos complexos fornecidos pelos extra-terrestres durante as tentativas de comunicação. Assim, não só a noção de tempo passa a ser questionada, mas também a noção do que poderíamos considerar como sendo mais importante, seja do ponto de vista pessoal ou global. Além do mais, é sempre bom sair de uma sessão arrebatado, sabendo, ou pelo menos achando, que você acabou de ver um dos melhores filmes dos últimos anos.

Ailton Monteiro

14 comentários sobre “Resenha de Filme: A CHEGADA

  1. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: ARRIVAL- Jóhann Jóhannsson | ScoreTrack.net

  2. Sim, esse foi, com certeza um dos filmes mais detalhistas, sutil, delicado e nada monótono que eu já assistir. Onde, pela primeira vez, um alienígena ensina, em vez de ser ensinado! E faz um bem, gerando assim, ainda mais perguntas para nós telespecadores! Deixando-nos ainda mais surpreso por ser um filme entre dois mundo, sem guerras. Não me lembro de ter assistido um filme tão perfeito! Recomendo e assistiria novamente e novamente :)

    Curtir

    • Vi o filme e é muito mais complexo do que aparenta…. Louise tem o dom de prever o futuro (visão remota?) E é na previsão do futuro que ela consegue decifrar o código … contudo é na frase que ela diz para sua filha en dado momento de sua visão do futuro que está a charada do filme….

      Curtir

  3. Vi o filme e é muito mais complexo do que aparenta…. Louise tem o dom de prever o futuro (visão remota?) E é na previsão do futuro que ela consegue decifrar o código … contudo é na frase que ela diz para sua filha en dado momento de sua visão do futuro que está a charada do filme….

    Curtir

  4. Pingback: Os Indicados ao Oscar 2017 | ScoreTrack.net

  5. Prezado: discordo totalmente: filme chato, arrastado, atores fraquíssimos…. Alias a cena mais ridícula do cinema em 2017 é aquela onde o cientista caminha para frente e para traz sendo imitado pelo octapod… patético!
    Alias se uma civilização com a tecnologia e o conhecimento que os alienígenas do filme possuíam, ele viriam para cá sem conhecimento da nossa língua? Como eles chegaram a conclusão que a humanidade ( terrestre) deveria ser escolhida para salva-los no futuro? Decepção total após o magnífico “O homem duplicado”……

    Curtir

  6. Eu acho que estou ficando burro… Mais burro. Não entendi o fundamento da história! Não entendo por que alguém ia sair em uma caravana de 8 veículos para uma viagem tão longa para ficar causando suspense em lugares bem malucos como a Venezuela!

    Curtir

  7. Pingback: Resenha de Blu-ray: ROGUE ONE: UMA HISTÓRIA STAR WARS (Steelbook BR) | ScoreTrack.net

  8. Obrigado pelo post, o trailer é muito emocionante. Jeremy Renner é um homem muito carismático e Professional, se entrega a cada um dos seus projetos. Em A chegada filme fez uma atuação maravilhosa. O filme tem uma grande historia e acho que o papel que ele interpreta caiu como uma luva, sem dúvida vou ver este filme novamente.

    Curtir

Deixe um comentário