got5_6

Resenha de Blu-ray: GAME OF THRONES – QUARTA TEMPORADA COMPLETA


got_s5_BDGAME OF THRONES – THE COMPLETE FOURTH SEASON )
Produção: 2014
Duração: 560 min.
Direção: Vários
Elenco: Peter Dinklage, Lena Headey, Charles Dance, Kit Harington, Jack Gleeson, Pedro Pascal, Nikolaj Coster-Waldau, Gwendoline Christie, Emilia Clarke, Iain Glen, Sophie TurnerMaisie Williams, Alfie Allen, Isaac Hempstead Wright, Sibel Kekilli, Michael McElhatton, Carice Van Houten, Stephen Dillane, Liam Cunningham, Iwan Rheon, Ciarán Hinds, Rory McCann
Vídeo: 1.78:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 5.1), Francês, Espanhol (DTS 5.1), etc.
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês, etc.
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner / HBO
Discos: 4 BD 50-GB, 1 BD 25-GB
Lançamento: 12/03/2015
Cotações: Som: ***** Imagem: ***** Série: ***** Extras & Menus: ***** Geral: ***** 

SINOPSE
Nesta quarta temporada baseada nos livros best-sellers de George R.R. Martin, o controle dos Lannisters sobre o Trono de Ferro permanece intacto, mas ameaçado por seus próprios egos e pelas ameaças em curso em torno deles. Enquanto o inabalável Stannis Baratheon continua a reconstruir seu exército na ilha de Pedra do Dragão, um perigo mais imediato se aproxima vindo do sul, quando Oberyn Martell, a Víbora Vermelha de Dorne, inimigo declarado da casa Lannister, chega a Porto Real por ocasião do casamento de Joffrey. Na Muralha, a Patrulha da Noite parece indefesa frente ao exército de selvagens comandado por Mance Rayder, que por sua vez está sendo seguido por um inimigo ainda mais formidável. Ainda, Daenerys Targaryen, acompanhada por seu trio de ferozes dragões, está pronta para libertar Meereen, a maior de todas as cidades escravagistas no leste, que poderia provê-la com uma imponente força para ajudá-la a executar seu plano definitivo de reclamar o Trono de Ferro em nome de sua família.

got4_1COMENTÁRIOS (contém SPOILERS)
Nesta quarta e melhor temporada de GAME OF THRONES (2014), não precisamos esperar pelo nono episódio para ver cenas impactantes e sangrentas e personagens importantes morrendo. Já no segundo episódio, “The Lion and the Rose”, ao assistirmos o casamento entre o odioso rei Joffrey e a ambiciosa Margaery, acontece algo que deixou muito espectador impressionado. E mostra o quanto George R.R. Martin, o criador desse universo, gosta de casamentos.

O ocorrido no casamento (a morte por envenenamento de Joffrey) deixará um dos personagens mais queridos da série, Tyrion, em uma situação extremamente complicada, já que ele é imediatamente acusado por sua irmã Cersei a ser o responsável pelo ocorrido. Mais à frente, quando veremos o julgamento de Tyrion, o ator que o interpreta, Peter Dinklage, dá um show de interpretação no episódio “The Laws of Gods and Men”. É possivelmente o seu melhor momento na série até agora.

E o segundo episódio mais impactante da temporada é “The Mountain and the Viper”, o oitavo, que conta com uma sequência de luta com armas tão brutal (não só por seu violento desfecho mas também por suas consequências na trama) que, a exemplo do infame Casamento Vermelho da terceira temporada, deu origem a vídeos mostrando a reação das pessoas durante o momento mais forte. E um sinal de que a violência gráfica não tem limites em GAME OF THRONES, que diminuiu um pouco a nudez, mas aumentou bastante o gore.

got5_2

A quarta temporada é também dedicada a Jon Snow, que passou por uma reviravolta em sua vida quando visitou os povos que vivem do outro lado da grande Muralha. O nono e épico episódio, “The Watchers on the Wall”, é todo dedicado a ele e ao seu núcleo. Muito justo e necessário. Com isso, cresceu também a simpatia e a força de Sam, o gordinho que se apaixona por uma mulher; ele, que vive em uma sociedade em que ter relações com mulheres é proibido.

Falando em núcleos, creio que todos concordam que as melhores cenas acontecem quase sempre quando os Lannisters estão presentes. De vilões da série, eles passaram a ser a família mais interessante, sem falar no fato de que um sujeito como o Jaime passou por uma trajetória de sofrimento e heroísmo que mudou bastante o nosso sentimento por ele.

Por outro lado, os Starks seguem todos separados um do outro e em situações bem distintas (a mais triste de todas é a situação de Theon, mas ele colheu o que plantou). E, apesar do grande número de núcleos, a temporada tem o mérito de não ser confusa, principalmente depois que adotaram a estratégia de adaptar um livro em duas temporadas, que foi como fizeram com a terceira e a quarta temporadas.

got5_3

Alguns personagens ganharam mais força ao longo desta quarta temporada, como Sansa e Mindinho. E até o careca “despirocado” Varys tem o seu momento de brilho, interferindo num momento crucial. A menina Arya também cresceu bastante como personagem e o fato de a última imagem que vimos da temporada ser dela é revelador do que acontece na quinta temporada (ainda em exibição), do que ela se tornará.

Quanto a Daenerys, rainha dos dragões e libertadora dos oprimidos, esperamos que a próxima temporada seja ainda melhor para ela. Como é a personagem cujo núcleo está mais separado dos demais, mal posso esperar para que ela chegue para infernizar a vida dos demais pretendentes ao trono dos sete reinos.

Como eu não leio os livros, não faço ideia do que acontecerá. Mas sou paciente e posso esperar por 2016, 2017 e o que mais vier. O que não podemos deixar de destacar é a grandeza desta série, que segue sendo uma das melhores da atualidade.

Ailton Monteiro

SOBRE O BD
Mantendo a tradição, a quarta temporada de GAME OF THRONES foi lançada em Blu-ray com a mesma autoração em todos os mercados, já com legendas em PT-BR mas sem dublagem em português. Portanto, o box lançado em março no Brasil é tecnicamente idêntico ao disponibilizado nos EUA e no Reino Unido (UK) em fevereiro, sendo que a edição limitada deste, que possui um BD adicional de extras, serviu de base para a nossa. As diferenças das edições, mais uma vez, estão principalmente na embalagem digipack (tamanho DVD aqui). Além de uma propaganda dos livros nos quais a série se baseia, o box inclui um pequeno encarte com o resumo dos episódios e do material extra.

got5_4

Os dez episódios da quarta temporada estão assim distribuídos no box:

Disco 1
Duas Espadas (Two Swords)
O Leão e a Rosa (The Lion and the Rose)

Disco 2
Quebra de Correntes (Breaker of Chains)
Cumpridora de Promessas (Oathkeeper)
O Primeiro de Seu Nome (First of His Name)

Disco 3
As Leis dos Deuses e dos Homens (The Laws of Gods and Men)
Tordo (Mockingbird)
A Montanha e a Víbora (The Mountain and the Viper)

Disco 4
Os Patrulheiros da Muralha (The Watchers on the Wall)
As Crianças (The Children)

Em seu quarto ano, GAME OF THRONES continua sendo uma das séries de TV com melhor qualidade de vídeo  e áudio. Os episódios estão apresentados em impecáveis transferências 1080p/AVC MPEG-4, na proporção de tela original 1.78:1, caracterizadas por possuírem claridade, detalhes finos e senso de profundidade impressionantes. Cenários, paisagens, texturas de roupas, detalhes faciais, tudo é mostrado com excelente detalhamento e nitidez. As diferentes paletas de cores empregadas, que caracterizam os principais ambientes onde se desenrola a ação, são reproduzidas de forma estável e exuberante. Ruídos ou artefatos de compressão não foram percebidos, e os pretos são fortes na maior parte do tempo. Em algumas cenas notei indícios da aplicação de edge enhancement, mas tão leve que não justifica reduzir a nota máxima da nossa avaliação.

O áudio original em inglês DTS-HD Master Audio 5.1, de referência, não fica atrás da apresentação visual, propiciando uma excelente imersão sonora. A faixa lossless reproduz fielmente o ótimo sound design do programa, que é sutil ou potente de acordo com a necessidade do momento. A presença surround é constante tanto nos momentos serenos como nos de ação, e os diálogos sempre são ouvidos de forma cristalina. Os graves são potentes, como você poderá constatar facilmente no episódio da batalha pela Muralha. Como já referido, as opções de dublagens não incluem português, já as legendas estão disponíveis em PT-BR e vários outros idiomas. Permanece a ressalva quanto à tradução, que em alguns casos usa os termos empregados nos livros lançados no Brasil, em outros mantém a denominação original em inglês, ou ainda cria uma nova denominação. Como nos boxes das temporadas anteriores, os bonitos menus principais de cada disco, animados com fundos da série, estão disponíveis apenas em inglês, com os comandos de configuração e navegação localizados em sua parte superior.

Jorge Saldanha

got5_5

EXTRAS
A quarta temporada de GAME OF THRONES em Blu-ray, como as anteriores, possui um amplo conjunto de material suplementar. Ele permite ao espectador aprofundar-se não apenas na produção da série, mas também na complexa mitologia criada por George R.R. Martin. Todos os vídeos estão em alta definição, com áudio original em inglês (DTS) e opção de legendas em português (exceto quando indicado o contrário). Como os menus estão apenas em inglês, mantive o título original dos vídeos:

  • Comentários em Áudio (Discos 1-4) – Exceto pelo terceiro, todos os episódios da temporada podem ser acompanhados por pelo menos uma faixa de comentários em áudio – os episódios nove e dez possuem duas. Participam diretores, roteiristas, integrantes da equipe e atores cujos personagens estão em destaque no episódio assistido. Uma pena que, mais uma vez, as faixas não receberam legendas em português;
  • Prévias e Recapitulações (Discos 1-4) – Ao assistir os episódios, você tem a opção de assistir um resumo do anterior e a prévia do seguinte;
  • In-Episode Guide (Discos 1-4) – Cada episódio pode ser assistido com um conjunto de informações sobre a produção. Quando esse guia interativo é ativado, um menu lateral fica disponível durante a reprodução, detalhando personagens e locais de cada cena (textos apenas em inglês). Histórias relevantes da seção Histories and Lore também aparecerão, permitindo que o espectador saiba mais sobre a elaborada mitologia da série;
  • The Politics of Power: A Look Back at Season 3 (Disco 1, 25 min.) – Para refrescar a sua memória, atores e atrizes relembram os principais eventos e tramas da terceira temporada, com destaque para o Casamento Vermelho;
  • New Characters and Locations (Disco 1, 8 min.) – Este segmento apresenta os novos personagens, culturas e locais da quarta temporada;
  • Bastards of Westeros (Disco 1, 7 min.) – O escritor George R.R. Martin e os produtores David Benioff e D.B. Weiss discorrem sobre o papel que bastardos como Jon Snow, Ellaria Sand e Ramsay Snow desempenham nos Sete Reinos;
  • Deleted Scenes (Disco 4, 3 min.) – Desta vez temos apenas duas curtas cenas eliminadas, uma protagonizada por Bronn e Shae (relevante), e outra por Daenerys e Missandei (irrelevante);
  • Blooper Reel (Disco 4, 2 min.) – Erros e brincadeiras no set, destacando a dança de Jaime e Tyrion na cena do julgamento;
  • Behind the Battle for The Wall (Disco 4, 37 min.) – Longo featurette dedicado à realização das grandes cenas de batalha do episódio nove, desde o desenho de pré-produção até a execução, filmagem e pós-produção dos efeitos visuais;
  • The Fallen: A Roundtable (Disco 4, 30 min.) – Um dos melhores extras do box é esta mesa redonda comandada pelo co-produtor/roteirista Bryan Cogman. Durante meia hora, sete membros do elenco, cujos personagens morreram na quarta temporada, discutem suas primeiras e derradeiras cenas no programa, compartilham experiências e contam histórias divertidas de bastidores;
  • Histories & Lore (Disco 4) – Presença obrigatória nos extras de cada temporada, na quarta esta seção traz dezesseis segmentos animados que contam a história e a mitologia de Westeros, narrados por personagens / atores a eles relacionados (indicados entre parênteses). São eles: “House Martel” (Oberyn Martell ), “House Baelish” (Mindinho), “Dragons” (Grande Meistre Pycelle), “Poisons” (Oberyn Martell), “The Bastards of Westeros” (Ellaria Sand), “The Iron Bank of Braavos” (Tycho Nestoris), “Robert’s Rebellion: Dornish Perspective” (Oberyn Martell), “Sellswords & Hedge Knights” (Bronn), “The Wall” (Samwell Tarly), “The Nations of the North” (Tormund Terror dos Gigantes), “The Kingsguard Part 1” (Jaime Lannister), “The Kingsguard Part 2” (Bronn), “The Maester’s Chain” (Qyburn), “The Death of Kings” (Varys), “Valyrian Steel” (Jorah Mormont) e “Justice of the Seven Kingdoms” (Bronn);
  • Silk, Leather & Chain Mail: The Costumes of Season 4 (Disco 5, 19 min.) – Segmento dedicado à elaboração dos variados figurinos vistos na quarta temporada, com depoimentos da equipe e do elenco;
  • Planning a Royal Wedding (Disco 5, 23 min.) – Detalhado making of dedicado à realização das cenas do casamento e do fatídico banquete de Joffrey e Margaery;
  • Shock and Awe: Creating the Visual Effects of Season 4 (Disco 5, 24 min.) – A equipe discute a criação dos efeitos visuais da quarta temporada, sem dúvida os mais sofisticados vistos até agora.

got5_6

Jorge Saldanha

Enhanced by Zemanta

Uma opinião sobre “Resenha de Blu-ray: GAME OF THRONES – QUARTA TEMPORADA COMPLETA”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s