BigEyes2

Resenha: BIG EYES – Danny Elfman (Trilha Sonora)


Big_eyes_CDMúsica composta por Danny Elfman
SeloInterscope Records
Catálogo: Download Digital
Lançamento: 23/12/2014
Cotaçãostar_3

Intitulado Grandes Olhos (Big Eyes) no Brasil, este drama, dirigido por Tim Burton, conta a história real da pintora Margaret Keane (interpretada por Amy Adams), cujas pinturas estreladas por figuras com olhos gigantescos foram apropriadas pelo seu marido, Walter (Christoph Waltz), para que ele ficasse com toda a fama. Pela sinopse, já dá para perceber que este não é um típico filme encontrado na filmografia de Burton.

Isto se estende também à trilha de seu colaborador musical, Danny Elfman. Seu score para Grandes Olhos em nada lembra os trabalhos anteriores que o ex-Oingo Boingo entregou para o diretor. A música fantasiosa, repleta de orquestrações coloridas e corais que ouvimos diversas vezes nos filmes de Burton não se encaixariam bem aqui, por isso a abordagem de Elfman teria de ser diferente.

A Interscope Records lançou um disco contendo apenas seis faixas do score, além de oito canções, demonstrando que estas (em especial, a faixa-tema Big Eyes, da cantora Lana Del Rey) possuem o real protagonismo da parte musical do filme. Esta resenha destacará apenas a música original de Elfman.

A primeira faixa do score, Opening, não é muito animadora. Não que seja exatamente ruim, porém Elfman copia, em orquestração e ritmo, o estilo já consagrado de Thomas Newman. Ao ouvi-la, nem parece que estamos diante de uma trilha de Elfman, mas sim de um dos trabalhos de Newman pós-Beleza Americana – e não um dos melhores, vale acrescentar. Todos os elementos típicos estão presentes: piano, violões, cordas e instrumentos de percussão incomuns. Mesmo assim, é um tema bem esquecível.

Felizmente, a coisa melhora um pouco daí para frente. Who’s the Artist? é uma bela e melancólica faixa, com cordas, madeiras e piano, e lembrando um pouco os momentos mais tocantes das trilhas de Homem-Aranha (Spider-Man, 2002) e a indicada ao Oscar (e uma das melhores da carreira de Elfman) Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish, 2003). Já Margaret é uma faixa dividida em três partes – o que demonstra que ela nada mais é do que uma suíte formada por pequenos cues. A primeira parte traz ostinatos de cordas, baixo, percussão e pianos, numa melodia que não ficaria estranha num disco de Thomas Newman. A segunda retoma um tema singelo para piano, introduzido na primeira faixa, e ainda acrescenta violões à inventiva (apesar de não muito original) orquestração. Já a terceira parte não possui a leveza das duas primeiras, e utiliza um sombrio baixo, além de pianos e cordas levemente ameaçadores.

Em seguida, Walter é uma faixa digna de um filme de terror. O cue vai da orquestra completa a soturnos sintetizadores, e de volta à orquestra novamente, para demonstrar a ameaça representada pelo marido de Margaret Keane. Victory é a faixa mais longa do score, com cinco minutos. No início, a orquestra e o piano executam a típica música de “expectativa”, com uma ligeira tensão. Porém, a partir da metade da faixa, a melodia se torna mais otimista, com o retorno do tema principal a cargo de orquestra, piano e violão. Finalizando o disco, os End Credits possuem leves sintetizadores acompanhando a instrumentação acústica, enquanto os peculiares instrumentos de percussão de Elfman conduzem a melodia principal, que, infelizmente, é curta demais para ser melhor desenvolvida.

A trilha de Grandes Olhos mostra um Elfman mais minimalista, e que provavelmente não irá agradar muito aos seus fãs. É sempre interessante quando ele decide se arriscar, porém, ele deveria se preocupar menos em copiar o estilo de outros compositores. Recomendado apenas para completistas do compositor californiano.

Faixas:

1. Big Eyes (04:41) Performed by Lana Del Rey
2. Bludan (03:15) Performed by Cast Of Big Eyes
3. Doxy (04:55) Performed by Miles Davis
4. Hey Now (03:41) Performed by Red Garland Trio
5. Tropicville (03:10) Performed by Cast Of Big Eyes
6. Rik-A-Tik (03:02) Performed by The Lively Ones
7. A Minor Goof (03:54) Performed by Cal Tjader
8. I Can Fly (05:48) Performed by Lana Del Rey
Tracks 9 – 14 Music composed by Danny Elfman
9. Opening (03:59)
10. Who’s The Artist? (02:56)
11. Margaret (03:04)
12. Walter (04:49)
13. Victory (04:59)
14. End Credits (01:12)

Duração: 53:25

Tiago Rangel

Uma opinião sobre “Resenha: BIG EYES – Danny Elfman (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s