limite do amanha BD 3DEDGE OF TOMORROW
Produção: 2014
Duração: 113 min.
Direção: Doug Liman
Elenco: Tom Cruise, Emily Blunt, Bill Paxton, Brendan Gleeson
Vídeo 2D: 2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Vídeo 3D: 2.40:1 (1080p/MVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 7.1), Português, Espanhol, Francês (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner
Discos: 2 (50GB)
Lançamento: 23/10/2014
Cotações: Som: star_5 Imagem 2D: star_5 Imagem 3D: star_4 Filme: star_4 Extras & Menus: star_3_5 Geral: star_4_5 

SINOPSE
Os implacáveis alienígenas Mimics  atacam a Terra, e o Major William Cage (Tom Cruise) se encontra em uma missão suicida na linha de frente. Contaminado pelo sangue do extraterrestre que o matou, Cage é lançado em um looping temporal, forçado a viver e morrer naquele mesmo combate brutal incontáveis vezes. Treinando ao lado da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt), suas habilidades aos poucos se desenvolvem e cada batalha revivida os coloca um passo mais próximos de derrotarem o inimigo.

edgeoftomorrowbd2COMENTÁRIOS
De início fiquei com um pé atrás em relação a NO LIMITE DO AMANHÃ, por trazer na direção um quase estranho ao gênero (Doug Liman, um dos produtores e diretores da franquia BOURNE) e, principalmente, possuir uma trama que, pela enésima vez, envolve invasores alienígenas. Adicionalmente, emprega o recurso já meio saturado do loop temporal, levado ao cinema em filmes como FEITIÇO DO TEMPO (1993) e CONTRA O TEMPO (2011) – sem esquecer o que parece ser o início de tudo: o episódio “Causa e Efeito” da série JORNADA NAS ESTRELAS: A NOVA GERAÇÃO.

Pois bem, fui ao cinema sem grandes expectativas e novamente constatei que, muitas vezes, o que importa não é o emprego de elementos de história pra lá de manjados, mas sim o modo como isso é feito. Baseado em um mangá conhecido internacionalmente como All You Need Is Kill, Christopher McQuarrie escreveu um roteiro polido, inesperadamente sarcástico e engraçado. Tom Cruise (em mais uma investida bem sucedida na ficção científica) não interpreta um herói tradicional, muito antes pelo contrário: é um covarde relações-públicas do exército, enviado contra a sua vontade para a linha de frente e, devido ao seu despreparo, à morte certa.

E de fato morre, mas devido à contaminação pelo DNA alienígena a cada morte ele volta um dia no tempo, e isso lhe dá a oportunidade de progressivamente evoluir como soldado, ganhar experiência com a situação e superar as inicialmente intransponíveis fases do combate aos invasores, contando quase sempre com a ajuda da personagem de Emily Blunt. Quem joga (ou já jogou) videogames certamente irá se identificar com a situação. Um dos acertos do filme é não retratar tudo isso com demasiada seriedade: muitas vezes, apesar das tentativas de Cage, ele acaba morrendo em situações risíveis, às vezes pelas próprias mãos de Rita (Blunt). Em sua parte final a trama ganha um tom mais sério, padrão dos filmes do gênero, e o final parece ser uma concessão para agradar a gregos e troianos.

Apesar disso, com efeitos visuais de grande realismo, excelente fotografia, direção precisa, um argumento afiado e um casal de protagonistas cativante, NO LIMITE DO AMANHÃ foi uma das boas surpresas do cinemão norte-americano de 2014, e portanto merece uma segunda chance em home video. Lamentáveis tempos em que uma reluzente bomba como TRANSFORMERS – A ERA DA EXTINÇÃO torna-se o filme de maior bilheteria mundial no ano que recém se encerrou, enquanto este raro exemplar de blockbuster sci-fi que comprova ainda haver vida inteligente em Hollywood, mal consegue se pagar.

edgeoftomorrowbd4SOBRE O BD
NO LIMITE DO AMANHÃ foi lançado no Brasil em duas edições: Blu-ray simples e neste combo que inclui mais um disco trazendo a versão em 3D do filme e a dispensável cópia digital. Os dois BDs, como de praxe nos lançamentos da Warner, estão acondicionados em um estojo plástico com suporte para o disco adicional, envolto por uma luva que traz, em sua parte frontal, a arte do filme com efeito lenticular.

Quanto à qualidade do vídeo, a transfer 1080p/AVC no AR 2.40:1 é perfeita, à altura de uma recente produção de grande orçamento – como é o caso. Mesmo em cenas mais escuras ou com a agitada câmera típica dos filmes de Doug Liman, a imagem sempre é clara e extremamente detalhada. Destaque para as cenas de combate, que na transfer 1080p/MVC 3D adicionalmente proporcionam vários efeitos pop-up de objetos e destroços sendo lançados em direção ao espectador. As cores são vivas, firmes e perfeitamente reproduzidas, e os pretos, consistentes. Banding, aliasing, crosstalk ou outras anomalias inexistem. A apresentação 3D deste filme é objeto de debate – alguns a consideram uma excelente conversão, outros acham que ela nada agrega à experiência visual. Da minha parte, que assisti o filme no cinema em cópia convencional, acho que a conversão 3D, apesar de não ser essencial, agrega sim um interessante senso de profundidade em vários momentos, e como já citado, em cenas de ação temos uma boa quantidade de efeitos pop-up. Para quem já possui os equipamentos 3D, é uma edição que recomendo.

edgeoftomorrowbd5No que se refere ao áudio, temos uma espetacular faixa lossless original em inglês DTS-HD Master Audio 7.1, que brilha em meio às sequências de ação com efeitos envolventes, dinâmicos e distribuídos por cada canal, e graves explosivos. Os diálogos são claros em qualquer situação, mesmo durante as mais barulhentas cenas de combate. É uma mixagem de demonstração, que se sobrepõe às também disponíveis dublagens lossy Dolby Digital 5.1 em português, francês e espanhol (mesmos idiomas das opções de legendas). Como ponto negativo os tradicionais menus estáticos que são padrão da Warner, apenas em inglês.

edgeoftomorrowbd6EXTRAS
Todos os extras de NO LIMITE DO AMANHÃ estão no Blu-ray 2D, em full HD e com legendas em português. Como os menus estão em inglês, mantive o título original dos featurettes:

  • Adrenaline Cut (2:34 min.) – Reunião, em um único vídeo, de cenas correspondentes às várias tentativas de Cage em sobreviver ao combate na praia;
  • Storming the Beach (12 min.) – O diretor Doug Liman nos leva aos bastidores das filmagens do ataque à praia;
  • Weapons of the Future (8 min.) – Featurette focado na criação dos Exotrajes usados pelos soldados, e a combinação de efeitos práticos e visuais para mostrá-los no filme;
  • Creatures Not of This World (6 min.) – Desta vez o assunto são os alienígenas Mimics, seu visual e os efeitos empregados para dar-lhes vida;
  • On the Edge with Doug Liman (43 min.) – Este é o principal extra do pacote. Trata-se de um interessante making of que aborda os principais aspectos da produção, com muitas cenas de bastidores;
  • Deleted Scenes (8 min.) – Temos aqui sete cenas que foram eliminadas da edição final, algumas com efeitos visuais não finalizados. Nada que realmente tenha feito falta ao corte exibido nos cinemas.

edgeoftomorrowbd8Jorge Saldanha

Anúncios