O-Hobbit-A-Batalha-dos-Cinco-Exercitos

Resenha: O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (Filme em Destaque)


O-Hobbit-A-Batalha-dos-Cinco-Exercitos-posterThe Hobbit: The Battle of The Five Armies, EUA, Nova Zelândia, 2014
Gênero: Aventura, Fantasia
Duração: 144 min.
Elenco:  Martin Freeman, Richard Armitage, Ian Mckellen, Evangeline Lilly, Lee Pace, Luke Evans, Benedict Cumberbatch, Ken Stott, James Nesbitt, Cate Blanchett, Ian Holm, Christopher Lee, Hugo Weaving, Orlando Bloom, Graham McTavish, Aidan Turner, Dean O’Gorman, Mark Hadlow, Jed Brophy, Adam Brown, John Callen, Peter Hambleton, William Kircher, Stephen Hunter, Sylvester McCoy, Manu Bennet, Billy Connolly, Stephen Fry e Ryan Gage.
Trilha Sonora OriginalHoward Shore
Roteiro: Fran Walsh, Guillermo Del Toro, Peter Jackson,
Philippa Boyens
Direção: Peter Jackson
Cotação: ****

Finalmente, os esforços de Peter Jackson foram recompensados pelo grau de satisfação que este último capítulo da saga O Hobbit proporcionou aos fãs. O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (2014) possui inúmeras qualidades. Apesar de começar exatamente onde parou A DESOLAÇÃO DE SMAUG (2013), com o ameaçador dragão Smaug devastando a pequena cidade próxima à montanha onde ele repousava antes de ser acordado pelos anões e por Bilbo (Martin Freeman), este episódio, ainda que muito bom, é rapidamente visto como apenas um prólogo, antecedendo o título do filme.

A partir daí é como se A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS começasse de fato. E realmente é, sendo que a principal preocupação dos heróis agora é a “doença do ouro” que afetou a mente de Thorin (Richard Armitage), o líder dos anões que passa agora a ficar com a mente nublada e perturbada a ponto de não pensar em mais nada a não ser repousar sobre aquela grande quantidade de ouro. A luta principal é dele enfrentando esses demônios que assolam seu espírito.

Mas o grande diferencial de A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS é mesmo o ritmo non-stop da ação, com muitas batalhas. São praticamente duas horas de lutas entre anões, elfos, orcs, gigantes, humanos e há também um forte link com O SENHOR DOS ANÉIS ao mostrar Saruman (Christopher Lee) numa sequência com Galadriel (Cate Blanchett) e Gandalf (Ian McKellen). Aliás, o que é aquela cena de “Galadriel from hell”, hein? Aquilo ali pode assustar plateias mais jovens. Intenso e assustador.

Porém, o que conta mesmo são as empolgantes cenas de batalha, que até chegam a ser tão boas quanto às de O SENHOR DOS ANÉIS – AS DUAS TORRES (2002). Mais até, se considerarmos a duração e a diversidade geográfica e de personagens. A bela e brilhante fotografia de Andrew Leslie, as lindas panorâmicas que fazem do ato de ver o filme no cinema uma experiência melhor do que ver em casa, e a trilha sempre bem cuidada de Howard Shore completam o capricho técnico.

Isso ajuda a compensar um pouco a falta de um maior interesse que temos pelos personagens. Quando um deles morre, por exemplo, poderíamos sofrer com isso, mas não é bem isso que acontece. Além do mais, Bilbo parece pouco presente em um filme que tem o seu nome no título. Ele parece um coadjuvante no meio da ação. Como ele próprio diz em algum momento, quando recebe um colete de prata de Thorin, ele é um hobbit, não tem a habilidade de lutar, como os anões e elfos. Mas certamente é isso que o aproxima do espectador, bem como o fato de ele não ser um herói perfeito – mente, rouba e trapaceia. Ainda assim, é o personagem mais nobre e querido.

Embora, como um todo, A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS seja o capítulo mais bem resolvido da trilogia, falta-lhe uma cena tão fascinante quanto a do encontro de Bilbo com a criatura Gollum em O HOBBIT: UMA JORNADA INESPERADA (2012). Mesmo assim, Peter Jackson fez uma tarefa e tanto, adaptando com sucesso um livro pequeno em três filmes de longa duração sem que parecesse chato – e ainda convidando o público a querer rever a trilogia O SENHOR DOS ANÉIS. Além do mais, sabemos que ele voltaria à Terra Média sem pensar duas vezes se lhe fosse dada a oportunidade.

Ailton Monteiro

3 opiniões sobre “Resenha: O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (Filme em Destaque)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s