Resenha: GUARDIÕES DA GALÁXIA (Blu-ray 3D+Blu-ray)


guardians_BDGUARDIANS OF THE GALAXY
Produção: 2014
Duração: 121 min.
Direção: James Gunn
ElencoChris Pratt, Zoe Saldana, Bradley CooperDave Bautista, Vin DieselLee Pace, Karen Gillan, Michael Rooker, Glenn Close, John C. ReillyBenicio Del Toro, Djimon Hounsou, Josh Brolin
Vídeo 2D: Widescreen Anamórfico 2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Vídeo 3D: Widescreen Anamórfico 2.40:1, 1.78:1 (1080p/MVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 7.1), Português, Espanhol (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol
Região: A, B, C
Distribuidora: Buena Vista / Disney
Discos: 2 BDs (50GB)
Lançamento: 03/12/2014
Cotações: Som: ***** Imagem 2D: ***** Imagem 3D: *****  Filme: **** Extras & Menus: *** Geral: ****½ 

SINOPSE
GUARDIÕES DA GALÁXIA expande o Universo Cinemático da Marvel para o cosmo, onde o impetuoso aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) torna-se o objeto de uma caçada implacável após roubar uma misteriosa esfera cobiçada por Ronan (Lee Pace), um ambicioso vilão que, a serviço do poderoso Thanos (voz de Josh Brolin), torna-se uma ameaça a vários mundos. Para fugir do determinado Ronan, Quill é forçado a fazer uma complicada aliança com um quarteto de desajustados: Rocket (voz de Bradley Cooper), um guaxinim inteligente e brigão; Groot (voz de Vin Diesel), uma árvore mutante humanoide; a mortal e enigmática Gamora (Zoe Saldana) e o vingador Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas quando Quill descobre o verdadeiro poder da esfera, ele deve fazer o impossível para reunir este grupo de desajustados para uma última e desesperada tentativa de salvar a galáxia.

guardians_1COMENTÁRIOS
Ao ler a sinopse acima, até há pouco tempo a grande maioria dos fãs de blockbusters e até mesmo das HQs não reconheceria boa parte dos personagens citados, e isso dá bem a medida do risco enfrentado pela Marvel (o maior desde que, já como estúdio, lançou o primeiro HOMEM DE FERRO). Com as populares franquias HOMEM-ARANHA e X-MEN nas mãos de outros estúdios, a Marvel começou a explorar personagens da “segunda divisão” (ou, quem sabe, terceira) dos seus quadrinhos, neste caso para protagonizar uma cara space opera e, adivinhe – de novo acertou na mosca. Assim, GUARDIÕES DA GALÁXIA tornou-se um grande sucesso de bilheteria e de crítica.

Técnica e visualmente primoroso, com roteiro fluído, direção dinâmica e personagens coloridos (muitos, literalmente) e interessantes defendidos por um elenco que mescla atores em ascenção como Chris Pratt (PARKS AND RECREATION) e Karen Gillan (DOCTOR WHO) com profissionais do nível de Benicio Del Toro, Glenn Close e Bradley Cooper, o filme é uma desencanada aventura espacial que remete diretamente aos seus congêneres do final dos anos 1970 até meados dos 1980, fator nostálgico que é acentuado pela pegadiça trilha sonora (The Awesome Mix) que inclui canções pop do período (que ofuscam o score de Tyler Bates, apenas mediano).

guardians_2Começando com uma abdução alienígena digna de CONTATOS IMEDIATOS DO TERCEIRO GRAU (1977) e prosseguindo em uma montanha-russa galáctica à la STAR WARS (1977), o longa acompanha a formação do bizarro grupo a ser liderado por Quill / Senhor das Estrelas (Pratt), que como de praxe inicialmente não se entende, mas que após muitas brigas irá unir-se e assumir a heroica formação dos Guardiões da Galáxia. Mas até que isso aconteça, numa batalha final em grande escala com o vilão Ronan, nos divertimos por duas horas com a rabugice de Rocket (perfeito trabalho vocal de Cooper), perseguições, fugas, as espinhosas tentativas de flerte de Quill com Gamora (Saldana) e os doces olhos (!) de Groot, sem dúvida o personagem mais atípico até hoje associado ao cascudo Vin Diesel.

GUARDIÕES DA GALÁXIA é um dos melhores títulos do Universo integrado da Marvel, nada ficando a dever a HOMEM-DE FERRO (2008), OS VINGADORES (2012) e CAPITÃO AMÉRICA 2 – O SOLDADO INVERNAL (outra das grandes bilheterias de 2014), mas pode ser apreciado perfeitamente por quem não assistiu a nenhum dos outros. Não sei se chega ao ponto de ser, como alguns disseram, “o STAR WARS da atual geração”, mas certamente o filme do diretor James Gunn é um entretenimento de primeira que respeita a inteligência do espectador (chupa TRANSFORMERS – A ERA DA EXTINÇÃO!), e diverte bastante em suas duas horas de duração (que, aliás, passam voando). E que venha a bem-vinda continuação.

guardians_3SOBRE O BD
Mantendo o padrão dos lançamentos no Brasil da Marvel / Disney, GUARDIÕES DA GALÁXIA também chega ao nosso mercado neste combo que inclui um Blu-ray com o filme em versão normal e extras, e outro exclusivo para o filme em 3D, com os dois discos acondicionados em um estojo BD sem luva.

Embalagem à parte, o nosso lançamento novamente é espelho da autoração asiática, possuindo, entre outras opções de dublagem e legenda, o nosso português. No que se refere ao vídeo, ele é de referência. A transferência widescreen anamórfica 2.40:1 1080p/AVC MPEG-4 reproduz de forma exemplar a experiência cinematográfica, trazendo para o Blu-ray a rica apresentação visual caracterizada por cores vivas e firmes, tons de pele (de humanos e alienígenas!) naturais, pretos sólidos e nível de detalhes impecável, que nos permite discernir minúcias em rostos, maquiagens alienígenas, figurinos, espaçonaves e ambientes, mesmo em cenas mais escuras. É uma imagem orgânica e naturalmente fiel, livre de filtros como DNR e EE. Subprodutos digitais como macroblocking, banding, aliasing não foram detectados.

Como os demais filmes da Marvel Studios lançados em 3D, GUARDIÕES DA GALÁXIA não foi rodado no formato, mas sim posteriormente convertido. Dito isso, o processo demonstra o grande avanço que já havíamos notado em outros filmes mais recentes, agora a ponto de não notarmos diferenças significativas entre esta conversão e outras produções com 3D nativo. A transferência anamórfica 1080p/MVC MPEG-4 preserva as qualidades de sua contraparte AVC, mas com uma diferença significativa: ela alterna o formato de tela entre as proporções 1.78:1 (tela cheia, para simular o efeito IMAX) e 2.40:1 (com tarjas pretas acima e abaixo da imagem). Isso poderá desagradar a alguns, mas na minha opinião ajuda a dar um tom mais envolvente ao 3D, que mesmo em cenas mais escuras, propicia um ótimo senso de profundidade. Até mesmo detalhes sutis, como as tatuagens de Drax, ganham relevo. Seguindo a tendência atual, o diretor Gunn não optou por efeitos mais agressivos de objetos saltando da tela, mas em várias cenas (especialmente nas de ação) há alguns bons pop up que, junto com a imersão geral criada pelo ótimo senso de profundidade, torna a apresentação 3D obrigatória se você já possui os equipamentos necessários à sua reprodução.

guardians_5

Quanto ao som, a faixa lossless original em inglês DTS-HD Master Audio 7.1 é de referência, das melhores disponíveis atualmente em home theater – perdendo apenas a expansão sonora vertical propiciada pelas ainda raras mixagens Dolby Atmos lançadas em BD. A fidelidade geral é  elevada, os diálogos sempre soam claros e a reprodução da trilha sonora é impecável. Os graves são maciços, e os efeitos surround, tanto para ambientação como para criar a movimentação nas cenas mais agitadas, vem de todas as direções. As opções de áudio também incluem dublagens menos impressionantes em Dolby Digital 5.1, como o nosso português – também presente nas opções de legendas e menus.

EXTRAS
O combo de GUARDIÕES DA GALÁXIA traz todos os seus extras no disco 2D, em alta definição e com legendas em português (inclusive os comentários em áudio). Ressalte-se que o único trailer presente é o de CAPITÃO AMÉRICA 2 – O SOLDADO INVERNAL, que é reproduzido antes do carregamento do menu e pode ser acessado posteriormente em “Próximos Lançamentos” (o que é estranho, já que esse filme foi lançado há meses em home video):

guardians 4

  • Comentários em Áudio com o diretor James Gunn – Podemos assistir ao filme acompanhado dos entusiasmados comentários do diretor James Gunn. Sua voz está presente em todas as cenas discutindo tópicos como roteiro, estilo, tom do filme, personagens e escolha do elenco, interpretação, criação dos mundos, tecnologia, alienígenas, efeitos visuais, decisões criativas tomadas durante a produção. Também responde a dúvidas dos fãs surgidas na internet, aponta easter eggs, e muito mais. Ótima e informativa faixa, e parabéns à Marvel / Disney por estar legendando em português este tipo de extra;
  • Guia para a Galáxia com James Gunn (20:56) – O documentário mais longo dos extras mal passa dos 20 minutos, mesmo assim aborda de forma dinâmica vários aspectos da produção. É dividido em segmentos, cada um precedido de trechos de um falso videogame 8-bits, onde o diretor supera inimigos e interage com personagens do filme;
  • Efeitos Visuais Intergalácticos para GUARDIÕES DA GALÁXIA (7:11 min.) – Featurette que mostra as técnicas empregadas para criar os personagens CGI Rocket e Groot. Gunn mostra que usou o seu próprio irmão, Sean, para atuar no set como o guaxinim, e o ator Bradley Cooper comenta sobre como sua voz contribuiu para a personalidade a Rocket;
  • Cenas Inéditas e Estendidas (4:22 min.) – Temos quatro cenas eliminadas ou estendidas, que podem ser assistidas em sequência ou individualmente, com comentários opcionais de Gunn (também legendados);
  • Um Olhar Exclusivo em Os Vingadores: A Era de Ultron (2 min.) – Curtinho featurette onde o diretor Joss Whedon e o CEO da Marvel Kevin Fiege vão aos bastidores do próximo grande lançamento do estúdio;
  • Erros de Gravação (HD, 3:54 min.) – Divertidos erros de gravação e brincadeiras do elenco – destaque para o desafio de dança entre Quill e Ronan.

Jorge Saldanha

Anúncios

2 opiniões sobre “Resenha: GUARDIÕES DA GALÁXIA (Blu-ray 3D+Blu-ray)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s