magnificent-seven

Resenha de Arquivo: THE MAGNIFICENT SEVEN – Elmer Bernstein (Trilha Sonora)


magnificent7CDMúsica composta por Elmer Bernstein, regida por James Sedares
SeloKoch Records
Catálogo:  3-7222-2 H1
Lançamento: 1994
Cotação: *****

Geralmente quando um compositor está criando uma melodia, ele sonha com que a música composta se torne conhecida e que, de preferência, seja lembrada no futuro. Porém,  por melhor que seja a composição, é impossível prever se de fato isso irá ou não acontecer. Quando acontece, com certeza é muito bom, pois se ganha muito dinheiro e, principalmente, seu nome entra para a história. Mas por outro lado é ruim, porque dependendo do tamanho do sucesso de determinada música, ela pode abafar as outras, fazendo com que o compositor torne-se famoso por apenas essa música, independente de quantas outras obras-primas ele tenha composto.

Ao compor o score de The Magnificent Seven, Elmer Bernstein talvez não tivesse ideia que tudo isso pudesse acontecer, mas feliz ou infelizmente aconteceu. A música desse filme acabou tornando-se a mais conhecida do compositor, virando uma referência do gênero western. Transformou-se ainda  num hit que posteriormente foi utilizada em comerciais de cigarro, cerveja, em outros filmes e seriados de TV.

Sete Homens e um Destino,  dirigido e produzido por John Sturges, lançado em 1960, foi baseado no filme Os Sete Samurais (1954) de Akira Kurosawa. O filme se passa no ano de 1880, em duas cidades próximas da fronteira entre México e Estados Unidos, e conta a história de um pequeno vilarejo mexicano que é aterrorizado por um bandido e sua gangue. Depois de muita revolta, os fazendeiros resolvem viajar até a fronteira para comprar armas e pedir ajuda, até que encontram sete pistoleiros dispostos a proteger e libertar seu povoado.

A trilha sonora parte de dois temas localizados na faixa 1, que serviram de material para o desenvolvimento de todo o score. O primeiro tema é empolgante, feito para as cenas de alegria, comemoração e vitória, entre outras. Provavelmente deve ter sido inspirado em compositores eruditos norte-americanos do século XX como Aaron Copland e Leonard Bernstein. O segundo é um tema em contraste do primeiro, sempre utilizado em cenas de tensão ou quando aparecem os bandidos. Além desses dois temas principais, temos ainda as músicas mexicanas, um terceiro elemento muito utilizado na trilha do filme. Para dar o clima mexicano às músicas, Bernstein utilizou características tradicionais do estilo, como a pulsação ternária com muitas variações rítmicas, o uso do violão fazendo as harmonias e do trompete ou outros instrumentos fazendo as melodias dobradas em intervalos de terça ou sexta.

Podemos ouvir um destes três elementos em todas as faixas do CD, exceto na primeira parte da faixa “Festa and Celebration”, na qual temos apenas percussão e flautim, e também no início da faixa “Toreador” que, como o próprio nome diz, é baseada nas touradas da Espanha, com influência óbvia da música flamenga. Destaque para a bela faixa “Training”, e “Showdown and Finale”, a qual possui duração de mais de dez minutos, sendo quase uma suíte onde praticamente todas as melodias e temas são reapresentados com ou sem alguma variação, como por exemplo as faixas “Ambush” e “Surprise and Crossroads”.

Nesta regravação digital lançada em 1994 sob a regência de James Sedares, a qualidade do áudio é bem superior que o registro original de 1960. Por ser uma reinterpretação, a maioria das faixas passou a ter andamento mais rápido do que as músicas utilizadas no filme. Como bônus, o CD conta ainda com a faixa “The Hallelujah Trail”, uma suíte com a música de outro filme western (de 1965) com score de Bernstein, e que leva o mesmo nome. É uma música que lembra muito o tema de The Magnificent Seven, porém com acréscimo de um grande coro sinfônico.

O score de The Magnificent Seven foi indicado ao Oscar em 1961, mas acabou não levando a premiação. Independente disso, trata-se de um dos melhores filmes já feitos no gênero, por isso sua música será eterna. Influenciou muitas outras produções posteriores, principalmente as feitas após 1963 quando começaram os western spaghetti (filmes italianos do gênero faroeste) que lançaram ao estrelato o diretor Sergio Leone e o compositor Ennio Morricone.

Faixas:

1 – Main Titles and Calvera’s Visit
2 – Council Of War
3 – Strange Funeral
4 – After The Brawl
5 – The Journey
6 – Toreador
7 – Training
8 – Festa and Celebration
9 – Calvera’s Return
10 – Calvera outed and Petra’s Declaration
11 – Ambush
12 – Surprise and Crossroads
13 – Enemy Camp and Nightmare
14 – Defeat : Slow and Dark
15 – Showdown and Finale
16 – The Hallelujah Trail (suite)

Duração: 64:03

Cesar Ehmann

3 opiniões sobre “Resenha de Arquivo: THE MAGNIFICENT SEVEN – Elmer Bernstein (Trilha Sonora)”

  1. Embora “Os Sete Magníficos” seja, de fato, o trabalho mais conhecido de Elmer Bernstein, não concordo que se deva apenas a ele a fama do compositor. Entre tantas obras memoráveis compostas por Bernstein ao longo de mais de 50 anos de carreira, é necessário destacar também os scores para “Os Dez Mandamentos”, “O Sol é Para Todos”, “A Época da Inocência” e “Longe do Paraíso”, seu último trabalho para o cinema.
    Por outro lado, considerando o grande público, acredito que poucos saibam realmente quem foi o autor da música para “Os Sete Magníficos”. E entre esses poucos, acredito que a grande maioria tenha ciência de que Bernstein compôs outros scores capazes de justificar sua fama e sua importância para a história do cinema.
    Em tempo, não sou um apreciador, em particular, do estilo do compositor, mas isso não me impede de reconhecer seu talento para esse ofício tão maravilhoso.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s