big_hero_6

Resenha: BIG HERO 6 – Henry Jackman (Trilha Sonora)


bh_6_CDMúsica composta por Henry Jackman
SeloWalt Disney Records
Catálogo: Digital Download
Lançamento: 04/11/2014
Cotação: ***½

Após o lançamento de sua pavorosa trilha para Capitão América 2 – O Soldado Invernal (Captain America – The Winter Soldier, 2014), Henry Jackman acabou sendo considerado por muitos críticos como o um dos maiores representantes de tudo que há de errado na Música de Cinema atual, que parece refém do estilo imposto à força por Hans Zimmer e seus parceiros na Remote Control. Mas o fato é que, se analisarmos a carreira de Jackman, podemos notar que ele é sim talentoso e tem alguns bons scores no currículo, principalmente em filmes animados – e eu considero sua trilha para Detona Ralph (Wreck-It Ralph, 2012) uma das melhores partituras para animações que não foram compostas pelo atual rei do gênero, John Powell.

Assim, foi com a mente aberta que fui ouvir à trilha de Operação Big Hero 6 (Big Hero 6, 2014), a nova animação da Disney. Ela conta a história de um gênio tecnológico que vive na cidade de San Fransokyo (?!) e, com a ajuda de seu rechonchudo robô Baymax, deve se juntar a um grupo de super-heróis que utilizam alta tecnologia para combater vilões. Como já foi dito, Jackman possui ótimos scores para o gênero animado no currículo, e este novo filme era a sua oportunidade perfeita para se redimir de seu trabalho medíocre no longa da Marvel (que, curiosamente, também publica os quadrinhos que inspiraram os heróis de Big Hero 6, embora estes sejam bem mais obscuros do que o Capitão América).

O álbum, porém, começa assustador. Após a chatíssima canção pop Immortals, do grupo Fall Out Boy, o score de Jackman inicia com Hiro Hamada, uma faixa que mistura eletrônicos intrusivos com taiko drums (instrumentos de percussão japoneses) e melodias de rock pesado, ocasionando uma salada indigesta. Por um instante, pensei que estaria diante de um disco tão torturante quanto o de Capitão América ou G.I. Joe Retaliação (G.I. Joe Retaliation, 2013).

As coisas começam a mudar, entretanto, a partir da interessante quarta faixa, Microbots, que é quando a orquestra se torna mais proeminente. Veja, o problema não é a instrumentação eletrônica, que Jackman, aliás, usou muito bem em Detona Ralph. O problema é quando ela é preguiçosa e mal feita e, neste caso, eu prefiro uma orquestra memorável, que passa a tomar conta do álbum a partir de então. Além disso, nessa mesma faixa, nós temos o primeiro vislumbre do tema de Jackman para os heróis, uma melodia de poucas notas, porém adequadamente heroica, no melhor estilo de John Powell. Certamente, é algo assim que fez muita falta no trabalho anterior de Jackman.

A partir de então, a trilha se torna tudo, menos chata, e com momentos bastante divertidos. Temos a bela Tadashi, uma faixa tocante com destaque para cordas e piano; momentos de doçura e de comédia em Inflatable Friend e Huggable Detective, contando inclusive com mickeymousing (afinal, é uma animação infantil) e uma boa integração entre a orquestra e os eletrônicos; e bons momentos de ação em The Masked Man. One of the Family também é bastante bonita, e Upgrades traz o tema heroico interpretado primeiro nas cordas e depois pelos metais, com um interessante trecho com orquestra, violão e sintetizador no meio.

The Streets of San Fransokyo inicia-se com sombrios e dissonantes acordes de suspense, antes de se converter numa enérgica faixa de ação com orquestra e eletrônicos, enquanto To the Manor Born acrescenta um cravo à orquestração, dando um clima comicamente aristocrático. Já So Much More possui orquestra e guitarra interpretando o tema principal de maneira nobre, quase respeitosa, numa clichê, porém muito interessante construção de faixa, até se encerrar com melodias de ação. First Flight, por sua vez, é o Test-drive de Jackman (ouça as duas faixas abaixo), porém com instrumentação mais moderna. As frases, a construção e até a forma como o compositor utiliza os metais remetem às melhores trilhas de Powell para o gênero. Mesmo assim, Jackman merece aplausos por criar uma faixa épica, com ótimas participações dos trompetes e trombones.

A música, porém, fica um pouco mais sombria a partir de Silent Sparrow. A faixa possui cordas tensas, que culminam num final dramático. Falando em dramatismo, ele está bem presente em Family Reunion, que inicia de maneira quase elegíaca para depois passar a momentos mais melancólicos, com o tema do filme sendo interpretado tristemente por sopros, cordas e piano.

O disco atinge seu verdadeiro auge a partir da faixa Big Hero 6, que tem momentos de ação no melhor estilo de Powell, intercalados com eletrônicos, e contendo uma ótima apresentação do tema dos heróis e de um motivo secundário, inicialmente introduzido no décimo primeiro cue. I Am Satisfied with My Care também começa repleta de ação, porém, a partir da segunda metade, incorpora trechos mais dramáticos, que dão num final melancólico. Já a bela Signs of Life traz de volta o tema do filme, que aqui é executado como se representasse o final da batalha, enquanto Reboot é um bom encerramento para o álbum com orquestra, violão, piano, guitarra.

A trilha de Operação Big Hero 6 pode não ter a mesma profundidade emocional ou o escopo épico dos grandes trabalhos de John Powell, como por exemplo Como Treinar seu Dragão 2 (How to Train Your Dragon 2, 2014). Mesmo assim, é um score bastante divertido, que não nos deixa ficar indiferentes. Henry Jackman deveria largar os filmes live action e compor apenas para animações.

Faixas:

1. Immortals (Fall Out Boy) 3:15
2. Hiro Hamada 1:57
3. Nerd School 2:12
4. Microbots 1:46
5. Tadashi 1:46
6. Inflatable Friend 1:56
7. Huggable Detective 1:35
8. The Masked Man 1:29
9. One of the Family 1:49
10. Upgrades 2:27
11. The Streets of San Fransokyo 4:08
12. To the Manor Born 1:15
13. So Much More 3:01
14. First Flight 2:35
15. Silent Sparrow 4:39
16. Family Reunion 2:39
17. Big Hero 6 6:57
18. I Am Satisfied With My Care 5:29
19. Signs of Life 1:14
20. Reboot 1:48

Duração: 53:57

Tiago Rangel

8 opiniões sobre “Resenha: BIG HERO 6 – Henry Jackman (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s