The-Boxtrolls

Resenha: THE BOXTROLLS – Dario Marianelli (Trilha Sonora)


boxtrollsCDMúsica composta por Dario Marianelli
Selo: Back Lot Music
Catálogo: BLM0279
Lançamento: 23/09/2014
Cotação: ***½

O compositor italiano Dario Marianelli surgiu para o mundo em 2005, após seus trabalhos para Os Irmãos Grimm e Orgulho e Preconceito serem recebidos com aclamação crítica (e, no caso do segundo, uma indicação ao Oscar). Nos anos seguintes, ele venceu um Oscar pela bela Desejo e Reparação e entregou outros ótimos trabalhos para V de Vingança e Alexandria. Porém, suas obras mais recentes, como Amor Impossível e Anna Karenina não sobreviveram às altas expectativas, e Marianelli parecia fadado a sumir, como fizeram muitos vencedores do Oscar antes dele.

Assim, foi com expectativas medianas que fui ouvir seu novo trabalho, para a animação em stop-motion Os Boxtrolls. Porém, o trabalho de Marianelli em seu novo filme revelou ser uma grata surpresa. Possivelmente, é seu melhor trabalho em anos. Interpretado por uma grande orquestra, regida pelo compositor e contando com excelentes orquestrações a cargo do próprio Marianelli e de Geoff Alexander, esta é uma trilha na tradição dos clássicos scores para filmes de aventura infantis por compositores como Alan Silvestri e, principalmente, David Newman. Ou seja, espere uma grande utilização dos sopros e muitas melodias engraçadinhas.

Dessa forma, a grande vantagem de Os Boxtrolls acaba sendo seu senso de aventura e diversão. Porém, também levanta um pequeno problema: sua falta de originalidade. Este é um trabalho que já foi ouvido antes, em diversos longas infantis ao longo dos anos. Mesmo assim, Marianelli compensa isto com seu próprio talento, ao entregar faixas bem construídas, coesas e inteligentes.

O grande destaque, como não poderia deixar de ser, são as faixas de ação, que trazem um pouco dos tempos de Os Irmãos Grimm de volta. As excelentes Rooftop Chase e To the Rescue, por exemplo, fazem um ótimo uso de metais e percussão. Snatcher’s Dramatical Entrance, como o título diz, é comicamente exagerada, e o trio Look What You Did (que traz um preciso e inteligente crescendo), Jelly e Last Battle, está entre os melhores e mais enérgicos conjuntos já saídos de Marianelli.

Uma crítica que muitos poderão fazer a este score é a sua falta de coesão temática. Não há um tema forte e facilmente identificável que os ouvintes sairão assobiando depois, por exemplo. Mas quem escutar o álbum com atenção perceberá um pequeno tema recorrente, introduzido logo na primeira faixa, uma melodia composta principalmente por cinco notas, e que voltará depois ao longo do disco seja de forma cômica, seja em meio a uma música de ação.

Apesar de ser um álbum majoritariamente orquestral, Os Boxtrolls tem algumas faixas que diferem deste padrão. Em Egg’s Music Box, temos uma melodia a cargo de uma caixinha de música, sobre a qual são acrescentadas cordas em seguida, e em Cheesebridge Funfair, há uma espécie de marcha interpretada por uma pequena banda de sopros. Este mesmo estilo retorna para o final do score, em Say Cheese, numa melodia ainda mais cômica e pomposa.

O álbum ainda possui algumas canções. Quattro Sabatino possui um quarteto de vozes, enquanto The Boxtrolls Song é uma estranha canção a cargo de um Sean Patrick Doyle com voz de mulher. Ao fim do disco, ainda temos outras três canções compostas por Loch Lemmond.

Os Boxtrolls é um divertido e colorido score, com o qual dá para passar uma hora agradável. Além disso, foi composto com precisão e habilidade por Marianelli, num retorno digno à grande Música de Cinema hollywoodiana. Que ele seja bem vindo novamente, pois o mundo das trilhas sonoras precisa de um compositor talentoso como ele.

Faixas:

1. The Unspeakable Has Happened 2:19
2. The Boxtrolls Song (composed by Eric Idle) 2:26
3. Snatcher And His Stooges 2:32
4. Allergic 1:50
5. To The Rescue 2:38
6. I’m Sure I Am Delicious 2:35
7. I Was Given To Them 1:38
8. What’s a Father 2:00
9. Slap Waltz 0:46
10. Snatcher’s ‘Dramatical’ Entrance 2:35
11. Look What You Did 1:34
12. The Scavengers 4:51
13. Jelly! 1:59
14. Last Battle 1:59
15. Say Cheese 2:53
16. Little Boxes 1:31
17. Some Kids 2:28
18. Whole World 3:26
19. The Boxtrolls Cavern 3:45
20. Eggs’ Music Box 4:11
21. Quattro Sabatino 3:43
22. One Busy Night 2:01
23. Rooftop Chase 2:36
24. Broken Eggs 3:03
25. Cheesebridge Funfair 1:34

Duração: 62:53

Tiago Rangel

4 opiniões sobre “Resenha: THE BOXTROLLS – Dario Marianelli (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s