Resenha de Arquivo: BATMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora)


Batman_CDMúsica composta por Danny Elfman
Selo: Warner Brothers Records
Catálogo: 9 25977-2
Lançamento: 08/08/1989
Cotação: *****

Injustamente ignorado na entrega dos prêmios Oscar de 1990, o score de Batman, do diretor Tim Burton, foi o primeiro trabalho de grandes proporções enfrentado por Danny Elfman, e no caso o mais satisfatório de todos. Elfman, que já havia trabalhado com o diretor em As Grandes Aventuras de Pee Wee (1985) e Os Fantasmas se Divertem (1988), teve sucesso ao lançar suas notas não somente no universo gótico desenhado pelo cineasta neste filme, mas também no obscuro e ambíguo perfil psicológico do Homem-Morcego.

Assim, à altura dessa (então) nova abordagem cinematográfica de Batman, Elfman criou uma partitura sombria, gótica, exuberantemente orquestral e repleta de referências às grandes trilhas sonoras de Hollywood – uma completa antítese, portanto, da linha seguida por Hans Zimmer na recente trilogia do diretor Christopher Nolan.

Os melhores momentos desta partitura são encontrados na desafiante e furiosa marcha que abre o CD (“The Batman Theme”, com reminiscências de Voyage to The Center of The Earth, de Bernard Herrmann – o ídolo de Elfman); “First Confrontation”, uma peça organizada ao redor de uma base rítmica orquestrada com cordas, piano e fagotes sobre a qual se desenvolve um motivo cromático que se reparte entre o resto dos instrumentos; “Batman to the Rescue”, que se apóia em um eficaz desenvolvimento do tema principal, com um importante papel a cargo da percussão e linhas descendentes para sopros e metais; “Roasted Dude”, um tributo ao Coringa onde a orquestra ri; no pausado mas tenso tratamento monotemático de “Bat Cave”; “Childhood Remenbered”, carregada de um efetivo clima evocador; “Attack of the Batwing”, outra faixa baseada no tema de Batman, com um final imperdível sublinhado por sinos; e “Waltz to the Death”, digna da lavra de um Johann Strauss com evidentes traços de psicose, que revela a extraordinária capacidade de Danny Elfman para interpretar a loucura.

Há que se destacar também o extraordinário desempenho da Sinfonia of London, que sob a regência de Shirley Walker (que até a sua morte, ocorrida em 2006, foi uma das principais e mais habituais colaboradoras de Elfman) interpreta esta música como se fosse uma das obras-primas da música de cinema – o que, na minha opinião, é. No mínimo, pode ser considerada um clássico moderno, ao lado de outras obras de compositores como John Williams e Jerry Goldsmith, e sem dúvida algo que o próprio Danny Elfman não conseguiu posteriormente igualar.

Em 2010 o selo La-La Land Records relançou este trabalho em um álbum duplo remasterizado trazendo tanto a versão completa do score ouvida no filme, como a anteriormente  lançada em CD, ambas agregadas de outtakes e versões alternativas. Sem dúvida, um item essencial para colecionadores e fãs de trilhas sonoras.

Faixas:

1. The Batman Theme (02:38)
2. Roof Fight (01:21)
3. First Confrontation (04:45)
4. Kitchen, Surgery, Face-Off (03:09)
5. Flowers (01:51)
6. Clown Attack (01:45)
7. Batman To The Rescue (03:57)
8. Roasted Dude (01:01)
9. Photos / Beautiful Dreamer (02:30)
10. Descent Into Mystery (01:32)
11. The Bat Cave (02:34)
12. The Joker’s Poem (00:58)
13. Childhood Remembered (02:42)
14. Love Theme (01:29)
15. Charge Of The Batmobile (01:43)
16. Attack Of The Batwing (04:46)
17. Up The Cathedral (05:06)
18. Waltz To The Death (03:58)
19. The Final Confrontation (03:49)
20. Finale (01:46)
21. Batman Theme Reprise (01:27)

Duração: 54:57

Jorge Saldanha

Anúncios

11 opiniões sobre “Resenha de Arquivo: BATMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora)”

  1. Realmente a trilha sonora de Batman é simplesmente Espetacular! Inclusive muito usada nos desenhos e nos games da LEGO como Batman e Batman 2 Dc Super Heroes.
    A vasta variedade de temas além de um tema título forte e marcante imortalizam este score.
    Agora ká entre nós fica claro que a academia não perde tempo ouvindo as trilhas de filme se prendendo apenas a ouvir nas telas a música daqueles que foram selecionados como melhor filme. Afinal de contas, da lista de vencedores medíocres em relação a obras primas mencionadas ou não é enorme. E quanto a filme de heróis e aventura fica pior ainda como: Caçadores da Arca Perdida (Indiana Jones), De Volta para o Futuro, o próprio Batman, Darkman, Superman, Edward Schissorhands, Rambo, Conan, Harry Potter,007 Score e olha que são mais de 20 filmes, e por aí vai.
    Outro fato interessante é que muitos filmes já tem seus temas marcados na mente da galera antes mesmo da premiação da academia e mesmo assim fica no limbo, são completamente esquecidos, salvo Star Wars e Tubarão.
    A boa é que estamos sendo presenteados com as edições estendidas e completas que de fato fazem a nossa alegria.

    Curtir

  2. Excelente resenha, da mega safra do karma “não se faz mais música…” vocês sabem o resto. Por falar na competente Shirley Walker, menção honrosa a pelo menos um de seus trabalhos: a excelente trilha da excelente animação Batman A Máscara do Fantasma.

    Curtir

  3. Realmente, é o melhor trabalho do Elfman, embora ele também tenha criado outras OSTs bacanas, como a “Edward – Mãos de Tesoura”. Muito mais memorável que as trilhas dos filmes recentes do Batman, mas que ainda são legais.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s