fargo-tv-series

Resenha: FARGO (TV) – Jeff Russo (Trilha Sonora)


Música composta por Jeff Russo
SeloSony Classical
Catálogo: 88843087192
Lançamento: 01/07/2014
Cotação: ***½

Fargo, a série que se passa no mesmo universo do clássico homônimo dos Irmãos Coen, recebeu excelentes críticas ao estrear este ano, no canal FX, e foi indicada a uma série de prêmios Emmy (o Oscar da televisão americana), inclusive para a sombria e atmosférica trilha sonora, de Jeff Russo. Ela conta a história de um oprimido vendedor de seguros, interpretado pelo ator inglês Martin Freeman, cuja vida toma um rumo inesperado e violento ao conhecer Lorne Malvo, um cruel assassino vivido por Billy Bob Thornton. Enquanto isso, Colin Hanks e Allison Tolman interpretam dois policiais que investigam os crimes cometidos por Malvo. Com atuações estelares, e direção e roteiros inspirados, a série desde já é uma das melhores estreias da televisão em 2014.

Russo é um vocalista, compositor e guitarrista, líder da banda americana de rock Tonic. Nos últimos anos, ele resolveu escrever trilhas para a televisão, tendo trabalhado em séries como Crossing Jordan e Hostages. Porém, foi por Fargo que ele recebeu notoriedade e ganhou novos fãs. Sua trilha para a série pode ser considerada uma descendente direta do score de Carter Burwell para Fargo, o filme. Este trabalho é um dos mais famosos do compositor favorito dos Coen, e utiliza de orquestrações incomuns, no melhor estilo folk/blues, para estabelecer o clima de suspense, gélido e irônico do longa.

Russo segue numa direção parecida. A ironia e o humor (negro) também estão presentes em seu score, porém, suas melodias são mais ameaçadoras e pesadas, enfocando muito mais o aspecto de thriller da série. Este não é um álbum fácil de ouvir, com a música opressiva e sinistra de Russo permeando o disco em sua quase totalidade. Para ressaltar o suspense, presente na maioria das faixas, temos cordas agudas, especialmente violinos e violas, bem como as madeiras, contrabalançadas por violoncelos e baixos amedrontadores. E, mesmo que não sejam melodias de audição particularmente agradável, o compositor tem méritos ao criar a atmosfera perfeita para a série. Faixas como Murder, The North, Murderous Tundra e Gus, Pt. 2, que abre com uma assustadora explosão de metais, são bons exemplos disso.

Porém, nem todo o disco segue desta mesma forma. Como já foi dito, também temos bastante humor negro, espalhados pelo álbum. Malvo’s Theme, que representa o vilão interpretado por Thornton, é perfeitamente adequado para ele, com sua melodia sofisticada e peculiar. Wrench and Numbers, por sua vez, consiste em apenas um solo de bateria, que se tornou famoso entre os fãs quando foi ao ar na TV. O policial interpretado por Colin Hanks também ganha seu próprio tema, The Parable (Gus’ Theme), representando toda a natureza bondosa, curiosa e inocente do personagem.

O melhor do álbum está no final. Em Gus and Molly, temos uma melodia verdadeiramente tocante, uma variação mais romântica e melancólica de uma das ideias do tema principal. Nas faixas seguintes, Malvo’s Briefcase e Thin Ice, Russo entrega momentos belos e marcantes para as cenas conclusivas da série. Em seguida, temos uma reprise do tema principal e os créditos finais, onde se destaca o glockenspiel, que interpreta uma variação do mesmo tema, com acompanhamento sombrio da orquestra.

Um exercício interessante é ouvir os temas principais que Russo (aqui aparecendo logo na primeira faixa) e Burwell criaram. Semelhantes em estilo, orquestração e desenvolvimento, o de Russo é fundamental ao estabelecer a série no mesmo universo dos filmes. Entretanto, por mais que as duas trilhas sejam parecidas, o compositor acerta por não copiar Burwell, deixando cada score com sua identidade distinta.

Este não é um álbum ao qual eu irei retornar constantemente, muito por conta de sua duração e de suas constantes faixas parecidas. Porém, é justo dizer que ele é repleto de boas ideias, e que Jeff Russo é um compositor interessante, que deve ser acompanhado mais de perto. Os Irmãos Coen e Carter Burwell ficariam orgulhosos.

Faixas:

1. Bemidji, MN (Fargo Series Main Theme) (02:28)
2. The Long Road Home (Paint Cans) (02:15)
3. Molly Looks For Lester (02:03)
4. Murder (01:47)
5. The Deer (01:50)
6. The North (01:48)
7. Malvo’s Theme (02:09)
8. Wrench And Numbers (01:46)
9. Stavros’ Prayers (03:13)
10. Murderous Tundra (02:09)
11. Dullard (02:22)
12. Fish Head (01:30)
13. Lester Running (02:44)
14. Bad Idea (02:22)
15. Homecoming (01:07)
16. Lester As Malvo (01:02)
17. Gus Part 2 (01:34)
18. Malvo Reinvents (02:46)
19. The Parable (Gus’ Theme) (01:58)
20. Poor Demitri (01:31)
21. Trading Places (01:34)
22. Malvo Retreats (01:26)
23. Malvo (Eyes Wide) (01:05)
24. Gus And Molly (01:20)
25. Malvo’s Briefcase (01:24)
26. Thin Ice (01:21)
27. Bemidji, MN (Reprise) (02:53)
28. Highway Snow (Fargo Series End Credits) (00:53)

Duração: 52:20

Tiago Rangel

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s