Lançamento do Livro CONVERSA SOBRE COMPOSIÇÃO


cover_front_mediumO livro Conversa Sobre Composição reúne e-mails trocados durante um ano entre Silvio Ferraz e o colaborador do ScoreTrack.net, Tarso Ramos. Compositores de duas gerações diferentes, eles conversam sobre vários problemas enfrentados pelos compositores, tanto técnicos quanto conceituais. Outros assuntos abordados são os rumos que a música tomou no século XX, a fronteira entre o popular e o erudito e a liberdade artística.

O livro, da Editora Clube dos Autores, será lançado oficialmente dia 02 de agosto às 17h na Livraria Realejo em Santos – SP, quando haverá um bate-papo com os autores. A obra também pode ser adquirida através do site da editora.

Sobre os Autores

SILVIO FERRAZ teve sua formação musical sob orientação de George Olivier Toni e Adhemar Campos Filho, seguiu o curso de composição com Willy Correa de Oliveira e Gilberto Mendes, na Universidade de São Paulo (USP), e posteriormente nos seminários de composição de Brian Ferneyhough, na Fundação Royaumont em Paris, e de Gerard Grisey e Jonathan Harvey no IRCAM. Desde 1985 participa ativamente dos principais festivais brasileiros e internacionais de música contemporânea, como o Festival d’Automne à Paris, Tagen Dfür Neue Musik de Zurique, e por duas vezes foi compositor residente do Encuentro Internacional de Compositores de Chile e Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
Diretor Pedagógico (2009 e 2010) e Artístico do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, premiado pela Fundação Vitae em 2003, pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ) desde 2005, professor de composição no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) de 2002 a 2013. Atualmente é professor de composição no Departamento de Música da Universidade de São Paulo (USP). Tem três livros publicados:

  • Música e Repetição contemporânea (São Paulo: Educ/ Fapesp, 1997)
  • Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2005)
  • Notas, Atos, Gestos (Rio: 7 letras)

TARSO RAMOS nasceu em Santos, no dia 23 de novembro de 1979. Iniciou os estudos musicais aos oito anos no CLAM, escola de música do Zimbo Trio, em São Paulo. Estudou piano com Jaime Augusto, em Santos, e posteriormente ingressou no Conservatório Souza Lima, em São Paulo. Com Francisco Comélli estudou Composição e Arranjo e na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) teve o maestro Modesto Flávio como professor de regência. Complementa seus estudos de composição musical com o consagrado compositor erudito brasileiro Gilberto Mendes e também recebe orientações de Silvio Ferraz. Em 2013 se apresentou no Festival Música Nova, na USP de Ribeirão Preto, como compositor e pianista, e teve sua obra coral “Pater Noster” estreada pelo Madrigal Ars Viva.

É formado em Pedagogia pela Faculdade Metodista de São Paulo. Ministrou aulas de música no colégio Jean Piaget, em Santos, entre 2009 e 2011, onde fundou a Orquestra Jovem Jean Piaget, e sua atividade como educador musical se estendeu ao trabalho social quando atuou nas Fundações CASA do Guarujá e de São Vicente entre 2009 e 2010. Atualmente é pianista e compositor do Balé da Cidade de Santos e professor de música do colégio Objetivo. Tem dois livros publicados:

  • Ciência da Música – da teoria à regência (Santos: Clube de Autores, 2011)
  • O Homem das Estrelas – vida e obra de Ennio Morricone (Santos: Clube de Autores, 2012)

Uma opinião sobre “Lançamento do Livro CONVERSA SOBRE COMPOSIÇÃO”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s