1396406130_2

Resenha: O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG (Blu-ray 2D+3D)


hobbit 2 BDTHE HOBBIT – THE DESOLATION OF SMAUG
Produção: 2013
Duração: 161 min.
Direção: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Orlando Bloom, Richard Armitage, Aidan Turner, James Nesbitt, Evangeline Lilly, Luke Evans, Lee Pace, Benedict Cumberbatch, Graham McTavish, Mikael Persbrandt, Ken Stott, Sylvester McCoy, Stephen Fry , Jed Brophy, Manu Bennett
Vídeo 2D: 2.40:1 (1080p/AVC MPEG-4)
Vídeo 3D: 2.40:1 (1080p/MVC MPEG-4)
Áudio: Inglês (DTS-HD Master Audio 7.1), Português, Espanhol, Francês (Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português, Inglês, Espanhol, Francês
Região: A, B, C
Distribuidora: Warner
Discos: 4 (BD 50GB)
Lançamento: 10/04/2014
Cotações: Som: ***** Imagem 2D: ****½ Imagem 3D: ***** Filme: ***½ Extras & Menus: ***½ Geral: ****½

SINOPSE
O hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), o feiticeiro Gandalf (Ian McKellen) e 13 anões, liderados por Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage), continuam sua jornada para reconquistar Erebor. Ao longo da jornada, eles encontram o troca-peles Beorn (Mikael Persbrandt), aranhas gigantes, os elfos da floresta Legolas (Orlando Bloom), Tauriel (Evangeline Lilly) e seu líder, o Rei Thranduil (Lee Pace), e um homem misterioso chamado Bard (Luke Evans), que os transporta clandestinamente até a Cidade do Lago. Finalmente, chegando à Montanha Solitária, eles enfrentam o maior perigo de todos: o Dragão Smaug (Benedict Cumberbatch).

1396406130_5COMENTÁRIOS
Para ler a nossa opinião sobre o filme, clique AQUI.

SOBRE O BD
A exemplo do filme anterior, O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG recebeu em Blu-ray uma autoração mundial única, com as mesmas características técnicas e opções de idioma – que incluem dublagem (Dolby Digital 5.1) e legendas em português tupiniquim. Dessa vez os menus principais são animados, e assim como o pop-up, estão em português. Quanto à embalagem, foi mantido o padrão de UMA JORNADA INESPERADA: a edição que avaliamos é, mais uma vez, o combo que reúne as versões 2D (um disco), 3D (dois discos), um BD exclusivo para extras e um código para baixar uma cópia digital 480p. Os BDs estão acondicionados em dois estojos Amaray HD duplos, envoltos em uma luva de cartolina com arte lenticular de Thorin que simula o efeito 3D.

Como seu predecessor, A DESOLAÇÃO DE AMAUG foi rodado com câmeras Red Epic usando o frame rate de 48fps, e novamente não houve problemas na conversão para os 24fps convencionais do Blu-ray. A imagem permanece altamente detalhada e nítida, com excelente contraste e estabilidade das cores, mas por alguma razão (não sei se em virtude do uso por vezes pesado de filtros na captação) ela me parece mais digitalizada, artificial e escura. Mesmo assim, temos uma poderosa apresentação visual 1080p que – e isso é raro – torna-se ainda mais interessante em terceira dimensão. Par a par com a transferência AVC-2D, a MVC-3D não apresenta perdas de detalhamento ou brilho, e agrega um nível de profundidade e dimensionalidade típicos das melhores produções no formato. Nos momentos mais agressivos, espadas e flechas avançam em direção ao espectador, mas é na imersão visual criada em ambientes como nas montanhosas e vastas paisagens da Terra Média, a Floresta Negra e os salões subterrâneos de Erebor onde se esconde Smaug, que reside o grande triunfo da experiência tridimensional. E tudo sem indícios de aliasing e ghosting, problemas normalmente associados ao 3D doméstico.

1396406015_2

Quanto à parte sonora, o áudio original em inglês mais uma vez ganhou uma faixa lossless DTS-HD Master 7.1 de referência. O alcance dinâmico é extenso, amplo, reproduzindo os menores sons com uma fidelidade cristalina. Nos momentos calmos sons discretos e envolventes criam uma ambientação que casa perfeitamente com a imersão 3D, e nas sequências de ação os efeitos surround tornam-se agressivos e ganham um acompanhamento à altura dos graves massivos que ribombam através do subwoofer. Mesmo em tais sequências, os diálogos permanecem claros e distintos no canal central. A trilha sonora de Howard Shore, na qual notamos até pequenas nuances da orquestração, é sempre envolvente.

1396406015_8

EXTRAS
Esta versão de cinema de O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG vem acompanhada dos habituais extras de divulgação que antecederam seu lançamento, em dezembro de 2013. Teremos uma imersão mais detalhada e profunda na produção em novembro, quando será lançada a edição estendida do filme. Até lá este é o material disponível, todo em alta definição e com opção de legendas em português.

  • Nova Zelândia: Pátria da Terra-Média, Parte 2 (7 min) – Peter Jackson e sua equipe continuam o tour pelas locações neo-zelandezas do filme;
  • Peter Jackson O Convida Para o Set (41 min) – Documentário em duas partes que, com muitas cenas de bastidores, nos leva ao dia-a-dia das filmagens em estúdio;
  • Ao Vivo: Na Ilha de Edição (38 min) – Uma sessão de perguntas e respostas com Jackson transmitida ao vivo, em 2013, pela internet. O diretor também nos leva em um passeio pelo estúdio;
  • Vídeos de Produção (37 min) – Temos agora mais quatro Video Blogs de Peter Jackson, sendo que os três primeiros abordam a pós-produção e o quarto se concentra na trilha de Howard Shore.
  • Vídeo Musical (2 min.) – Clipe da canção ouvida nos créditos finais, “I See Fire”, interpretada por Ed Sheeran;
  • Trailers (12 min.) – Por fim, três trailers de A DESOLAÇÃO DE SMAUG, mais três que incluem o da edição estendida de UMA JORNADA INESPERADA e dos jogos The Hobbit LEGO e The Hobbit: Kingdoms of Middle-Earth. As prévias dos filmes estão em 3D em um dos dois discos correspondentes.

1396406130_2

Jorge Saldanha

Enhanced by Zemanta

2 opiniões sobre “Resenha: O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG (Blu-ray 2D+3D)”

  1. Há um ano queria ler uma matéria rica em detalhes sobre a Versão Estendida do Box Senhor dos Anéis e acabei chegando aqui.
    Agora queria informações sobre o Bd Desolação de Smaug e cheguei até aqui novamente e estou satisfeito.
    Obrigado novamente.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s