o6Xif3e9flyYiuel1qGxGMvqKx0

Resenha: THE MATRIX REVOLUTIONS EXPANDED SOUNDTRACK – Don Davis (Trilha Sonora)


Matrix_revolutions_LLLCD1281Música composta por Don Davis
Selo: La-La Land Records
Catálogo: 1079140
Lançamento: 24/02/2014
Cotação: ****

Como parte do aniversário de 90 anos da Warner Bros., a gravadora La-La Land Records segue lançando várias trilhas marcantes de filmes do estúdio, em edições especiais. Alguns desses lançamentos, já disponíveis, são Superman: O Retorno, de John Ottman, Wyatt Earp, de James Newton Howard e a própria Matrix Reloaded, composta por Don Davis. Já esta edição especial da trilha de Matrix Revolutions serve para completar a trilogia de ficção científica, que permanece como a maior obra composta por Davis para o cinema.

Sumido desde 2006, quando não mais trabalhou em nenhum outro filme, Davis é um compositor que faz falta à música de cinema atual. Seu score para a trilogia dos irmãos Wachowski combina com sabedoria modernos elementos eletrônicos e força orquestral. Marcante pelas notas executadas rapidamente pelos metais, os três scores da série permanecem como obras importantes e que merecem ser ouvidas. A trilha do primeiro filme é forte, icônica e marcante. Já a do segundo não possui tanta força quanto a de seu antecessor, mas tem bons momentos. A de Matrix Revolutions, por sua vez, é certamente a melhor da série. Por ser o encerramento da trilogia, Davis nos entrega uma obra apropriadamente épica, com a orquestra e o coral funcionando a plena força.

Dividido em dois discos nessa edição especial, o álbum começa devagar, com faixas baseadas no suspense e na tensão. Isso apenas aumenta o contraste entre o que vem depois: do final do primeiro disco até mais da metade do segundo, o que temos são poderosas melodias orquestrais de ação para aumentar o impacto da batalha final entre as máquinas e os humanos. A força dramática de Davis faz com que sua música não fique devendo em nada aos scores dos encerramentos das trilogias de O Senhor dos Anéis e Star Wars, por exemplo.

Entre tantas faixas de ação, podemos destacar as épicas “Woman Can Drive/Moribund Mifune”, “Kidfried/To Our Snivel” e “Saw Bitch Workhorse”, além da já famosa “Neodammerung”, com seus corais wagnerianos. Fugindo um pouco desse estilo, temos “Men in Metal”, que traz de volta o tema de Zion dessa vez interpretado de forma nobre e militarista, e “Trinity Definitely”, a interpretação mais completa do tema de amor da franquia, o que mostra a versatilidade de Davis.

Para encerrar o álbum, temos a bela “Bridge of Imoortality/For Neo”, que dá um encerramento adequadamente épico e glorioso à batalha. Para os créditos finais, Davis, em parceria com Juno Reactor, entrega a faixa “Navras”, que é basicamente uma versão remixada de “Neodammerung”, com a participação especial de instrumentação e vozes étnicas. Em seguida, temos versões originais e alternativas de faixas anteriores, além de bonus tracks, para fechar o segundo disco.

 Diante da falta de criatividade enfrentada pela música de cinema atual, Don Davis é um compositor que muito poderia beneficiar esse gênero. O brilhantismo de suas composições para a trilogia Matrix é uma prova disso. Criativo e ousado, muitos filmes certamente se beneficiariam de seu talento. Portanto, fica aqui um apelo para que Davis volte a trabalhar no cinema.

Faixas:

Disco 1

1.        Logos/Main Title (01:24)
2.        Nothing But Blue Pills*/AK, Cold and Mauser*/Our Lit Ovens*(02:24)
3.        Oracle Debacle* (01:38)
4.        Rama-Kandra/The Trainman Cometh (02:42) Juno Reactor and Don Davis
5.        The Trainman Goeth* (01:50)
6.        Tetsujin (03:23) Juno Reactor and Don Davis
7.        The Road to Hell*/Time’s Up*/The Road to Sourceville (05:46)
8.        He Is You* (01:36)
9.        The First Goodbye*/The All-Knowing Oracle* (05:32)
10.       The Logos Location*/It’s Crazy Zee** (05:08)
11.       Das Banegold*/The Bane Revelation (08:08)
12.       The Smith Within Us* (06:05)
13.       Men in Metal (02:22)
14.       Niobe’s Run/The Breach*/Boom Hilda* (06:52)
15.       Die Brünett Walküre*/Mjolnir Mastication*/Charra Broiled*(04:16)
16.       Woman Can Drive/Moribund Mifune (06:33)

Disco 2

1.        Kidfried/To Our Snivel* (06:19)
2.        Neovision* (03:20)
3.        Saw Bitch Workhorse (04:00)
4.        Trinity Definitely (04:17)
5.        Deus Ex Machina* (05:06)
6.        Neodämmerung (06:00)
7.        Why, Mr. Anderson?/Spirit of the Universe** (07:11)
8.        Bridge of Immortality/For Neo (04:59)
9.        Navras (09:08) Juno Reactor and Don Davis

BONUS TRACKS

10.       The Trainman Cometh (original version)* (02:43)
11.       Die Brünett Walküre (alternate)* (02:13)
12.       For Neo (extended ending)* (03:04)
13.       In My Head (03:48) perf. Pale 3

*previously unreleased
**contains material not used in film

Duração: 127:47

Tiago Rangel

Enhanced by Zemanta

4 opiniões sobre “Resenha: THE MATRIX REVOLUTIONS EXPANDED SOUNDTRACK – Don Davis (Trilha Sonora)”

  1. “Diante da falta de criatividade enfrentada pela música de cinema atual, Don Davis é um compositor que muito poderia beneficiar esse gênero. ”

    Eu acho isso meio dificil de acontecer, Tiago. Atualmente, Hollywood só tem olhos para Hans Zimmer e seus pupilos. O ultimo 300 e o futuro Divergente, foram musicados pelo Junkie XL. Os Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos e João e Maria – Caçadores de Bruxas, foram fetos pelo Atli Övarsson.

    Hollywood deixou ótimos compositores com talento no ostracismo: Cliff Eidelman, Bill Conti, e até o Don Davis.

    Embora Michael Giacchino, Marco Beltrami, Alexandre Desplat, Ennio Morricone, Abel Korzeniowski e Roque Baños ainda façam musicas puramente orquestrais, Hollywood prefere a falta de originalidade e inspiração ditadas por Hans Zimmer. Esses compositores fizeram umas obras-primas nos ultimos anos, mas o pessoal vai sempre se importar, vai sempre achar o maximo o que Zimmer “fez” em O Homem de Aço.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s