joaquin_her

Resenha: HER – Arcade Fire (Trilha Sonora)


herCDMúsica de Will Butler e Owen Pallett, interpretada por Arcade Fire
Selo: Promo
Lançamento: 10/01/2014
Cotação: ****

O filme Ela, novo longa do cultuado diretor Spike Jonze, é um romance moderno e atual sobre um solitário escritor que se apaixona pelo sistema operacional de seu celular. Um filme desses pede uma trilha que seja igualmente moderna, e a famosa banda de indie rock Arcade Fire foi a responsável pela música, que acabou rendendo uma indicação ao Oscar. Porém, por mais que alguns fãs mais tradicionalistas reclamem do fato de ser uma banda de rock compondo o score, o fato é que essa trilha é de fato bela e, num ano fraco como o de 2013, realmente mereceu a indicação.

A primeira coisa que devemos esclarecer sobre a música desse filme é que é de fato uma trilha romântica, mas não do jeito tradicional. Nada de love themes épicos interpretados por toda a orquestra, como costumavam fazer compositores mais tradicionais como James Horner e John Barry. A trilha de Ela é composta principalmente por faixas melancólicas, intimistas, sem ser melodramática. Em certa medida, nota-se influências principalmente de Clint Mansell e seu score para Apenas uma Noite. Esta também era uma trilha moderna de romance, que utilizava uma instrumentação parecida com a de Ela.

A primeira faixa é “Sleepwalker”, que consiste numa melodia suave, interpretada por piano, pratos, baixo e sintetizador. Na sequência, vem “Milk & Honey”, que, consistindo em apenas guitarras distorcidas, é um dos pontos fracos do álbum. A bela terceira faixa, intitulada “Loneliness #3 (Night Talking)”, porém, compensa essa falha. Interpretada apenas por sintetizador e piano, ela introduz um melancólico tema que voltará a se repetir.

Divorce Papers”, a faixa seguinte, é conduzida pelo piano em estilo “pianinho” e tem um tom um pouco mais otimista do que as anteriores. Ela é seguida por “Morning Talk – Supersymmetry”, que inicia com arranjos eletrônicos melancólicos, mas que em seguida tornam-se mais otimistas, lembrando um pouco o estilo da oscarizada trilha de A Rede Social. A sexta faixa, “Some Other Place”, é extremamente bela, com seu crescendo a cargo de piano, cordas, baixo e sintetizador.

O álbum continua com “Song on the Beach”, cuja delicada melodia é interpretada por um piano solo. Na sequência, temos “Loneliness #4 (Other People’s Letters)”, a mais curta do álbum, que retoma o tema introduzido na terceira faixa. Em seguida, vem “Owl”, que, interpretada por piano, sintetizador e baixo, possui um clima melancólico. A décima faixa, “Photograph”, traz um piano agitado, ao mesmo tempo em que reprisa motivos do álbum.

A faixa de número onze, “Milk & Honey (Alan Watts & 641)”, é uma bela e atmosférica peça para guitarra e sintetizador, que lembra um pouco o estilo de bandas de rock progressivo. Para finalizar o álbum, temos a linda “We’re All Leaving”, de clima triste e melancólico; e em seguida “Dimensions”, uma faixa em que as cordas, o sintetizador, a guitarra e a bateria interpretam uma melodia suave e que, apesar da melancolia, ainda possui traços de otimismo – indicando o final agridoce do longa. Infelizmente, este álbum promocional (e até o momento em que esta resenha foi publicada, não havia previsão de seu lançamento comercial) não conta com a bela “The Moon Song”, canção interpretada por Karen O que também foi indicada ao Oscar.

Após ouvir o álbum, dá para se concluir que a trilha de Ela é uma das melhores e mais românticas partituras do ano passado. De fato, diferentemente de muitas obras ao longo dos anos, essa é uma obra que fez por merecer a sua indicação.

Faixas:

1. Sleepwalker
2. Milk & Honey
3. Loneliness #3 (Night Talking)
4. Divorce Papers
5. Morning Talk/Supersymmetry
6. Some Other Place
7. Song On The Beach
8. Loneliness #4 (Other People’s Letters)
9. Owl
10. Photograph
11. Milk & Honey (Alan Watts & 641)
12. We’re All Leaving
13. Dimensions

Tiago Rangel

Enhanced by Zemanta

2 opiniões sobre “Resenha: HER – Arcade Fire (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s