batman-lego-movie-ftr

Resenha: THE LEGO MOVIE – Mark Mothersbaugh (Trilha Sonora)


Lego_movie_39500Música composta por Mark Mothersbaugh
SeloWaterTower Music
Catálogo: WTM39500
Lançamento: 11/02/2014
Cotação: ***½

O compositor americano Mark Mothersbaugh, vocalista da banda de New Wave Devo, e que se aventurou no mundo das trilhas sonoras, tem alguns bons scores no currículo. Podemos citar seu belo trabalho em Tá Chovendo Hambúrguer e sua divertida e animada trilha para Hotel Transilvânia. Ele agora adiciona mais uma animação ao seu portfólio, Uma Aventura Lego, comédia sobre um grupo de personagens licenciados pela empresa de brinquedos (incluindo Batman, Superman, Lanterna Verde, Gandalf, Han Solo, entre vários outros) lutando para impedir que um terrível vilão congele o mundo com sua poderosa… cola Super Bonder.

Como já dá para ver pela sinopse, é um filme caótico e com piadas sendo disparadas a cada minuto. Um longa desses pede uma trilha tão animada quanto, e Mothersbaugh não decepciona, entregando temas coloridos repletos de energia. Pense numa versão moderna e com mais instrumentação eletrônica integrada à orquestra das clássicas trilhas de desenhos animados como Looney Tunes e Tom & Jerry. Mas será que, sem as imagens para acompanhar, a música é também interessante de se ouvir em disco?

Em seu score para Tá Chovendo Hambúrguer, o compositor cometeu o erro de utilizar mais sintetizadores do que deveria, o que estragava um pouco as belas melodias orquestrais que conduziam o filme. Para Lego, Mothersbaugh simplesmente abusa da instrumentação eletrônica, que, eventualmente, acabam cansando o ouvinte. A faixa “Escape”, por exemplo, poderia aparecer em boates e festas rave. Tudo bem que a intenção do músico fosse criar melodias caóticas, mas ele poderia ter obtido isso através da própria orquestra, como o saudoso Scott Bradley fazia – ou mesmo, como o próprio Mothersbaugh conseguiu em Hotel Transilvânia.

Após quase alienar quem for ouvir o disco, o compositor, felizmente, oferece alguns ótimos momentos a partir da segunda metade do álbum, na qual, finalmente, a integração orquestra-coral-sintetizador funciona de verdade. Há alguns bons motivos para coral nas faixas “Submarines and Metal Beard” e “Requiem for Cuckooland” (que é mais dramática do que deveria). Em seguida, temos a divertida “Emmet’s Plan”, que, conduzida por sintetizador, bateria e metais, lembra os típicos scores de filmes de assalto.

O final do disco também revela algumas boas faixas de ação, como “Let’s Put it all Back”. Na sequência, temos as belas duas últimas composições do score, a primeira sendo “My Secret Weapon”, que inicia de modo atmosférico, com piano e cordas, e termina grandiosa, com a adição do coral. E encerrando temos “We Did It!”, que reprisa o tema do filme a cargo de toda a orquestra, sintetizador e coral, a fim de representar o triunfo dos heróis. O álbum ainda segue com nada menos que quatro versões da canção-tema do filme, “Everything is Awesome!”.

Essa interessante trilha de Mothersbaugh poderia ser melhor se o compositor não abusasse tanto dos sintetizadores. Mesmo assim, ela oferece diversão de sobra para quem quer fugir das trilhas mais dramáticas dos Williams, Zimmers, Newmans, Horners e Desplats da vida.

Faixas:

1.

Everything Is Awesome!!! (Feat. The Lonely Island) (02:43)
Performed by Tegan and Sara

2.

Prologue (02:28)

3.

Emmet’s Morning (01:59)

4.

Emmet Falls in Love (01:11)

5.

Escape (03:27)

6.

Into the Old West (01:00)

7.

Wildstyle Explains (01:21)

8.

Emmet’s Mind (02:17)

9.

The Transformation (01:46)

10.

Saloons and Wagons (03:38)

11.

Batman (01:23)

12.

Middle Zealand (00:28)

13.

Cloud Cuckooland and Ben the Spaceman (02:02)

14.

Emmet’s Speech (02:02)

15.

Submarines and Metal Beard (01:49)

16.

Requiem for Cuckooland (01:23)

17.

Reaching the Kragle (02:35)

18.

Emmet’s Plan (01:34)

19.

The Truth (03:16)

20.

Wildstyle Leads (02:46)

21.

Let’s Put It All Back (02:02)

22.

I Am a Master Builder (02:48)

23.

My Secret Weapon (04:19)

24.

We Did It! (01:31)

25.

Everything Is Awesome!!! (01:26)
Performed by Jo Li

26.

Everything Is Awesome!!! (Unplugged) (01:24)
Performed by Sammy Allen & Shawn Patterson

27.

Untitled Self Portrait (01:08)
Performed by Will Arnett

28.

Everything Is Awesome!!! (Instrumental Sing-A-Long)

Duração: 58:27

Tiago Rangel

Enhanced by Zemanta

2 opiniões sobre “Resenha: THE LEGO MOVIE – Mark Mothersbaugh (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s