Perfil: ALAN SILVESTRI


alanDesde um início modesto em séries de TV e filmes de baixo orçamento, muita coisa aconteceu até que o compositor Alan Silvestri fosse indicado ao Oscar por seu trabalho em Forrest Gump (1994). Este filme foi o ponto alto da colaboração artística do compositor com o diretor Robert Zemeckis, que iniciou com Tudo por Uma Esmeralda (1984), uma comédia de aventuras tipo Indiana Jones que consolidou as carreiras do diretor e da novata Kathleen Turner, além de abrir novas possibilidades de trabalho no cinema para Silvestri. O próximo projeto de Zemeckis e Silvestri foi a popular comédia de FC De Volta Para O Futuro (1985), um grande sucesso que gerou mais duas sequências filmadas simultaneamente em 1989. O tema de abertura ainda é a composição mais conhecida do compositor. A trilogia encerra-se com De Volta Para O Futuro III (1990), na qual Marty McFly (Michael J. Fox) e “Doc” (Christopher Lloyd) retornam ao Velho Oeste e ao Monument Valley, palco de westerns memoráveis filmados por John Ford. A ambientação do filme permitiu ao compositor apresentar um leque mais variado, com músicas plenas de referências ao mais tradicional gênero cinematográfico americano, além de um belo tema dedicado ao romance entre Lloyd e a professora interpretada por Mary Steenburgen.

Zemeckis é um diretor tecnicamente ambicioso que aprecia incorporar efeitos especiais, fantasia e humor em seus filmes. Isto é mais do que aparente em Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), um filme visualmente impressionante que combina perfeitamente atores e desenho animado. A trilha eclética de Silvestri evoca o gênero “noir” dos anos 40 e a música típica dos desenhos animados do período, acompanhando as peripécias de um personagem de “cartoon”, o coelho Roger Rabbit, que deve provar que é inocente de uma acusação de assassinato. Os efeitos visuais também possuem papel de destaque em A Morte lhe Cai Bem (1992), uma comédia de humor negro no qual Meryl Streep é uma atriz narcisista obcecada pela juventude, que passa a ser perseguida por uma ex-amiga (Goldie Hawn) quando ela rouba seu noivo (Bruce Willis). A situação complica-se com o surgimento de uma feiticeira (Isabella Rossellini), que criou uma poção que propicia a imortalidade.

O projeto seguinte de Zemeckis e Silvestri foi Forrest Gump, um filme que surpreendeu a todos tornando-se um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos e ganhador de vários Oscar, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. A música doce e sentimental de Silvestri é sem dúvida o trabalho mais harmonioso de sua carreira. Do ponto de vista técnico, o compositor adota um espectro estilístico bem distinto para os filmes de ação. É o caso de Predador (1987), “cult” dirigido por John McTiernan que mostra o confronto entre uma equipe paramilitar liderada por Arnold Schwarzenegger, e um caçador alienígena nas selvas sul-americanas. A música de Silvestri é militar, percussiva e ritmicamente ativa, e raramente desenvolve o tema principal além de sua forma básica. Quase ininterrupta, constrói uma tensão que mantém-se até os créditos finais, e sem dúvida moldou um padrão que seria utilizado com eficiência e criatividade pelo compositor em filmes posteriores. Na seqüência Predador 2, dirigida em 1990 pelo mesmo Stephen Hopkins de A Sombra e A Escuridão e Perdidos no Espaço, O Filme, muitos dos temas do filme original retornam, com a adição de muita percussão latina para sublinhar o domínio de Los Angeles por gangues ultra-violentas.

Porém, muitos consideram O Segredo do Abismo (1989) como sua melhor trilha de filmes de ação ou FC. Conforme definido por seu diretor, o consagrado James Cameron, o filme é um “contato imediato submarino” tenso, cheio de suspense e, ao mesmo tempo, terno. A música, por sua vez, é interpretada por uma grande orquestra, adicionada de coral e instrumentos eletrônicos, e nos apresenta faixas que alternam belas melodias com suspense e ação em estado bruto. Deste estilo, digamos, “muscular”, ainda podemos destacar os scores de Ricochet (1991), Contagem Regressiva (1994, uma das mais elaboradas trilhas de Silvestri, O Juiz (1995) e Eraser – Queima de Arquivo (1996). Já para Contato (1997), novamente um filme de Zemeckis, o compositor optou por temas mais suaves e líricos, adequados às emoções vividas por Jodie Foster em sua jornada rumo ao seu encontro com inteligências extraterrestres.

whatliesOutro gênero no qual Silvestri destaca-se é na comédia. Podemos provar sua versatilidade com O Pai da Noiva (1991), a satírica Soapdish – Os Segredos de uma Novela (1991), cuja trilha é temperada com muito Mambo, e Riquinho (1994), no qual a música captura a essência do famoso personagem da Harvey Comics. Em 1995, Silvestri foi apresentado a um gênero até então novo para ele, o spaghetti-western, no filme-homenagem estrelado por Sharon Stone e dirigido por Sam Raimi, Rápida e Mortal. Mesmo buscando inspiração nas clássicas trilhas compostas pelo maestro Ennio Morricone, Silvestri soube reciclar o estilo e, ao mesmo tempo, manter sua identidade musical. Neste aspecto, ele prova que é possível a um compositor habilidoso, com um estilo imediatamente reconhecível, apresentar ao público trabalhos criativos e inovadores. Do mesmo modo, para o filme de suspense sobrenatural de Robert Zemeckis, What Lies Beneath (Revelação, 2000), Silvestri e sua música prestam uma bela homenagem a Bernard Herrmann. Para O Retorno da Múmia (2001), que marcou o retorno do compositor aos filmes repletos de ação e efeitos especiais, o compositor criou um dos seus trabalhos mais ambiciosos, um grande score romântico na tradição dos filmes épicos e de capa-e-espada de Hollywood.

Silvestri permanece em atividade compondo para vários gêneros e diretores, incluindo Zemeckis, sendo que as competentes trilhas de ação para os recentes filmes da Marvel Capitão América – O Primeiro Vingador e Os Vingadores preservam as qualidades que ainda fazem dele um dos compositores mais requisitados pela indústria do cinema americano.

Filmografia de Alan Silvestri, cortesia de Internet Movie Database.

Jorge Saldanha

Enhanced by Zemanta
Anúncios

86 comentários sobre “Perfil: ALAN SILVESTRI

  1. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 17/01/2014 | ScoreTrack.net

  2. Pingback: Resenha: JACK RYAN – SHADOW RECRUIT – Patrick Doyle (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  3. Alan Silvestri de fato é um compositor que sempre vale a pena conferir suas trilhas do começo ao fim. Pra quem não ouviu apenas uma breve dica daquelas que acredito ser imperdíveis na coleção de qualquer fã: Van Helsing, O Retorno da Múmia, Forrest Gump, Predador, Trilogia De Volta para o Futuro, Beowulf. Recentemente pela Intrada saiu a versão completa em 2Cds da trilha O Segredo do Abismo (The Abyss), também de ótima qualidade.
    Link abaixo (The Abyss)
    http://store.intrada.com/s.nl/it.A/id.8519/.f

    Curtir

  4. A maior obra prima do Alan, na minha opinião, é The Abyss. O tema para coral da faixa Bud on the Ledge é simplesmente magnífico.

    Curtir

  5. Pingback: Resenha: THE MONUMENTS MEN – Alexandre Desplat (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  6. Pingback: Resenha: CAPTAIN AMERICA: THE WINTER SOLDIER – Henry Jackman (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  7. Pingback: Resenha: CAPTAIN AMERICA: THE WINTER SOLDIER – Henry Jackman (Trilha Sonora) | SCI-FI do Brasil

  8. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 06 de Maio a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  9. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 13 de Maio a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  10. Pingback: Resenha: HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 2 – John Powell (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  11. Pingback: Confira os indicados ao Emmy 2014 nas categorias musicais | ScoreTrack.net

  12. Pingback: Resenha: HERCULES – Fernando Velázquez (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  13. Pingback: Os Vencedores do Emmy 2014 nas categorias musicais | ScoreTrack.net

  14. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 04/09/2014 | ScoreTrack.net

  15. Pingback: Resenha: THE BOXTROLLS – Dario Marianelli (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  16. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 28 de Outubro a 16 de Dezembro | ScoreTrack.net

  17. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 04 de Novembro a 13 de Janeiro | ScoreTrack.net

  18. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 11 de Novembro a 16 de Dezembro | ScoreTrack.net

  19. Pingback: Na Trilha: Alan Silvestri e a música de COSMOS (2014) | ScoreTrack.net

  20. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 25 de Novembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  21. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 09 de Dezembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  22. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 12/12/2014 | ScoreTrack.net

  23. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 23 de Dezembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  24. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 6 de Janeiro a 10 de Março | ScoreTrack.net

  25. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 09/01/2015 | ScoreTrack.net

  26. Pingback: Resenha: NIGHT AT THE MUSEUM: SECRET OF THE TOMB – Alan Silvestri (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  27. Pingback: Na Trilha: Filmes muito diferentes mas com Temas similares | ScoreTrack.net

  28. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/03/2015 | ScoreTrack.net

  29. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 03/05/2015 | ScoreTrack.net

  30. Pingback: Resenha: RUN ALL NIGHT – Junkie XL (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  31. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: AVENGERS – AGE OF ULTRON – Brian Tyler, Danny Elfman | ScoreTrack.net

  32. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: AVENGERS – AGE OF ULTRON – Brian Tyler, Danny Elfman | SCI FI do Brasil

  33. Pingback: Na Trilha: Quem salvará os Super-Heróis? | ScoreTrack.net

  34. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 07/05/2015 | ScoreTrack.net

  35. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: TOMORROWLAND – Michael Giacchino | ScoreTrack.net

  36. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: TOMORROWLAND – Michael Giacchino | SCI FI do Brasil

  37. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SOUTHPAW – James Horner | ScoreTrack.net

  38. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: ANT-MAN – Christophe Beck | ScoreTrack.net

  39. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: ANT-MAN – Christophe Beck | SCI FI do Brasil

  40. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 24/07/2015 | ScoreTrack.net

  41. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: PIXELS – Henry Jackman | ScoreTrack.net

  42. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 04 de Setembro a 09 de Outubro de 2015 | ScoreTrack.net

  43. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 18 de Setembro a 18 de Dezembro de 2015 | ScoreTrack.net

  44. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 25 de Setembro a 18 de Dezembro de 2015 | ScoreTrack.net

  45. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 01/10/2015 | ScoreTrack.net

  46. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 23 de Outubro a 18 de Dezembro de 2015 | ScoreTrack.net

  47. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE WALK – Alan Silvestri | ScoreTrack.net

  48. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GOOSEBUMPS – Danny Elfman | ScoreTrack.net

  49. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 29/10/2015 | ScoreTrack.net

  50. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 2 – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  51. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 2 – James Newton Howard | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  52. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 17/12/2015 | ScoreTrack.net

  53. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: STAR WARS – THE FORCE AWAKENS – John Williams | ScoreTrack.net

  54. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: STAR WARS – THE FORCE AWAKENS – John Williams | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  55. Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2015 – Parte 1 | ScoreTrack.net

  56. Pingback: Na Trilha: As Melhores Trilhas de 2015 que você (provavelmente) não Conhece – Parte 1 | ScoreTrack.net

  57. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GODS OF EGYPT – Marco Beltrami | ScoreTrack.net

  58. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: CAPTAIN AMERICA – CIVIL WAR – Henry Jackman | ScoreTrack.net

  59. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: CAPTAIN AMERICA – CIVIL WAR – Henry Jackman – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  60. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 13 de Maio a 08 de Julho de 2016 (ATUALIZADO) | ScoreTrack.net

  61. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 27 de Maio a 08 de Julho de 2016 | ScoreTrack.net

  62. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 09/06/2016 | ScoreTrack.net

  63. Pingback: Novas Trilhas e seus Compositores – 17/06/2016 | ScoreTrack.net

  64. Pingback: Resenha de Arquivo: INDEPENDENCE DAY – David Arnold (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  65. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SUICIDE SQUAD (SCORE) – Steven Price | ScoreTrack.net

  66. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SUICIDE SQUAD (SCORE) – Steven Price – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  67. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: DOCTOR STRANGE – Michael Giacchino | ScoreTrack.net

  68. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: DOCTOR STRANGE – Michael Giacchino – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  69. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 18 de Novembro de 2016 a 27 de Janeiro de 2017 | ScoreTrack.net

  70. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/01/2017 | ScoreTrack.net

  71. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WONDER WOMAN – Rupert Gregson-Williams | ScoreTrack.net

  72. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WONDER WOMAN – Rupert Gregson-Williams – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  73. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SPIDER-MAN: HOMECOMING – Michael Giacchino – ScoreTrack.net

  74. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SPIDER-MAN: HOMECOMING – Michael Giacchino – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  75. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 25 de Agosto a 13 de Outubro de 2017 – ScoreTrack.net

  76. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 09 de Março a 22 de Abril de 2018 – ScoreTrack.net

  77. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 23 de Março a 11 de Maio de 2018 – ScoreTrack.net

  78. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 6 de Abril a 11 de Maio de 2018 – ScoreTrack.net

  79. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOST IN SPACE (DELUXE) – Christopher Lennertz – ScoreTrack.net

  80. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOST IN SPACE (DELUXE) – Christopher Lennertz | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  81. Pingback: Resenha de Filme: VINGADORES – GUERRA INFINITA – ScoreTrack.net

  82. Pingback: Resenha de Filme: VINGADORES – GUERRA INFINITA | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  83. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: AVENGERS – INFINITY WAR (DELUXE EDITION) – Alan Silvestri – ScoreTrack.net

  84. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: AVENGERS – INFINITY WAR (DELUXE EDITION) – Alan Silvestri | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  85. Pingback: Resenha de Blu-ray: VINGADORES – GUERRA INFINITA (Steelbook BR) – ScoreTrack.net

  86. Pingback: Resenha de Blu-ray: VINGADORES – GUERRA INFINITA (Steelbook BR) | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s