Lord-of-the-Rings-The-Two-Towers

Resenha de Arquivo: THE LORD OF THE RINGS – THE TWO TOWERS (THE COMPLETE RECORDINGS) – Howard Shore (Trilha Sonora)


Lord_Two_Towers_44376Música composta por Howard Shore
SeloReprise Records
Catálogo: 44376-2
Lançamento: 2006
Cotação: *****

Rios de tinta e milhões de pixels já foram utilizados para descrever os méritos e carências do afamado ciclo musical de The Lord of the Rings, capitaneado por um Howard Shore pletórico em seu enfrentamento. Portanto não trataremos de realizar uma análise musical da partitura ou de suas faixas, de descrever seus melhores momentos ou de assinalar suas ocasionais superficialidades. Esta resenha tentará valorizar outros aspectos da edição de colecionador de The Two Towers: The Complete Recordings, que tem uma óbvia continuidade com a edição anterior, The Fellowship of the Ring: The Complete Recordings. Ou seja, é composta de três CDs estéreo e um DVD 5.1 com o score completo e ordenado da versão estendida do filme, um livreto excepcional redigido por Doug Adams, e uma apresentação elegantíssima que brilhará com luz própria em qualquer estante. Pode se pensar a priori que esta edição é um elemento comercial a mais em adição aos intermináveis produtos da franquia, com suas edicões e reedicões. Mas que o leitor não se guie por esta vaga apreciação. O projeto The Lord of the Rings: The Complete Recordings foi uma aposta muito pessoal de Howard Shore, pelo valor adicionado que forneceU não apenas para o aficionado, mas também para o estudioso musical.

Um ponto chave é o conceito do livreto de Doug Adams incluído na edição. Trata-se de uma análise musical da concepção da obra e de seus temas principais, com partituras de exemplo, considerações de orquestração e evolução, etc. Formadas a partir de uma perspectiva sensível e acessível, sua total compreensão e desfrute requer, contudo, conhecimentos técnicos musicais por parte do leitor. Sob o ponto de vista comercial, se toma um risco desnecessário (considerando também o encarecimento resultante no preço da edição), tornando óbvia a intenção de Shore: a de cercar, compartilhar, e talvez presumir, a gênese criativa de sua obra e sua vasta extensão, argumentando suas decisões técnicas ao ouvinte mais preparado. Reforça esta valoração a disponibilidade à época de um documento eletrônico gratuito na web oficial (Annotated Score), de ampla extensão, onde se detalham cada uma das músicas, com sua motivação cênica, orquestração utilizada e relações com a imagem, a partir de um tom descritivo e orientado ao aficionado médio. Esta informação justifica para muitos a aquisição desta edição de luxo, além é claro de dispor de todo o score ordenado e completo de uma obra de referência na moderna música de cinema. Com todos os antecedentes deste trabalho, não seria de muita valia elaborar uma aproximação técnica, musical ou descritiva das faixas desta edição (já feita com todo luxo de detalhes no documento gratuito elaborado por Adams), mas sim comentar a seguir alguns detalhes específicos.

Em primeiro lugar, o som. O principal defeito da primeira edição desta série de colecionador, The Fellowship of the Ring – The Complete Recordings era sem dúvida a mixagem estéreo. Mesmo que o áudio 5.1 do DVD fosse espetacular, a versão estéreo deixava bastante a desejar (em muitas passagens se perdia, por exemplo, a presença do coro, limitado aos canais surround e quase sem presença nos frontais, o que para os CDs não foi corrigido). Este aspecto sem dúvida diminuía o desfrute da edição, mas isso foi totalmente corrigido para The Two Towers – The Complete Recordings, que adicionalmente traz um som mais potente e limpo que a primeira edição em CD simples. Sob o aspecto puramente musical, a essência do score já estava bem definida na edição original de 76 minutos, com a exposição dos novos temas e conceitos que davam um caráter de continuidade e evolução à saga: o heroico e melancólico tema de Rohan, a brilhante concepção tímbrica de Fangorn e os Ents, a apoteose do tema das forças da natureza (inundação de Isengard) ou mesmo as belíssimas cancões “Evenstar”, “Gollum´s Song” e “Breath of Life”.

O material adicional desta edição é em grande parte incidental (acordes prolongados, jogos de dinâmica, variações de alguns temas do primeiro filme, corais estendidos, etc.). De outra parte, encontramos trechos francamente interessantes que versam sobre o desenvolvimento dos novos temas, ou em temas da primeira película. E, certamente, completam o score com momentos musicais pontuais de grande interesse. Destes últimos, que se presume será o que o aficionado médio espera encontrar nesta edição (além de sua bela apresentação e o valor para o colecionador de possuir score completo), destacam-se com luz própria, e como exemplos, as seguintes músicas:

Do CD 1, “The Banishment of Eomer” e “Fangorn” (imprescindível seção rítmica e apresentação dos conceitos musicais do bosque dos Ents, que acompanha no filme a fuga de Merry e Pippin), “The Dead Marshes” (excelente interesse em sua versão ampliada), “The Dreams of Trees” (belíssimo conceito melódico);

Do CD 2, “Theoden King Featuring” (que inclui o arrebatador lamento de Eowyn), “The Forests of Ithilien” (imprescindível seção de clarinete baixo e címbalo, conceito eliminado), “The Wolves of Isengard” (excelentes seções de coral), “Sons of the Steward” (cena estendida, que antecipa o ambiente musical de Gondor do filme seguinte);

Do CD 3, “Where´s the Horse and the Rider”, “The Breach of the Deeping Wall” (potente marcha militar que acompanha a derrubada do muro, imprescindível), e “The Tales that Really Matter” (versão completa, de 12 minutos, do momento culminante da partitura). Note-se que a razão de não destacar nada mais do material restante é somente a redundância, por estar disponível na edição original ou por ser formado de seções consideradas meramente incidentais/re-exposições de temas do primeiro filme… em nenhum momento, por falta de interesse musical.

Esta edição, definitivamente, é indispensável para o aficionado médio e o estudioso da música de cinema, que por certo compartilham o gosto pelo excelente trabalho que Howard Shore realizou para a saga The Lord of the Rings. Nos aspectos extramusicais, a masterização 5.1, a bela apresentação e o material associado (livreto técnico e guia de audição gratuita online) aumentam consideravelmente a qualidade do produto e justificam objetivamente seu custo. Mesmo assim, esta valoração não será subjetivamente igual para todos os aficionados, dependerá fundamentalmente do interesse técnico dos mesmos (sem o qual, meramente pelo fato de possuir o score completo, o custo desta edição pode resultar desmedido).

Faixas:

Disco 1

1. Glamdring
2. Elven Rope
3. Lost In Emyn Muil
4. My Precious
5. Ugluk´s Warriors
6. The Three Hunters
7. The Banishment Of Eomer
8. Night Camp
9. The Plains Of Rohan
10. Fangorn
11. The Dead Marshes
12. Wraiths On Wings
13. Gandalf The White
14. The Dream Of Trees
15. The Heir Of Númenor
16. Ent-draught

Disco 2

1. Edoras
2. The Court Of Meduseld
3. Theoden King
4. The King´s Decision
5. Exodus Of Edoras
6. The Forests Of Ithilien
7. One Of The Dúnedain
8. The Wolves Of Isengard
9. Refuge At Helm´s Dee
10. The Voice Of Saruman
11. Arwen´s Fate
12. The Story Foretold
13. Sons Of The Steward
14. Rock And Pool
15. Faramir´s Good Council

 Disco 3

1. Aragorn´s Return
2. War Is Upon Us
3. Where Is The Horse And The Rider?
4. The Host Of The Eldar
5. The Battle Of The Hornburg
6. The Breach Of The Deeping Wall
7. The Entmoot Decides
8. Retreat
9. Master Peregrin´s Plan
10. The Last March Of The Ents
11. The Nazgûl Attack
12. Theoden Rides Forth
13. The Tales That Really Matter
14. Long Ways To Go Yet

 Disco 4

DVD com o mesmo conteúdo dos discos 1 a 3

Duração: 189:18

Manuel Ruiz del Corral

10 opiniões sobre “Resenha de Arquivo: THE LORD OF THE RINGS – THE TWO TOWERS (THE COMPLETE RECORDINGS) – Howard Shore (Trilha Sonora)”

    1. Os Annotated Scores não são documentários, mas sim documentos eletrônicos onde Adams comenta cada faixa das trilhas sonoras completas e fornece outras informações. Os links para acessá-los são os seguintes:

      Annotated Score for The Fellowship of the Ring – http://www.lordoftherings-soundtrack.com/fotr_annotated_score_2.pdf

      Annotated Score for The Two Towers – http://web.archive.org/web/20080916055404/http://www.lordoftherings-soundtrack.com/rotk_annotated_score.pdf

      Annotated Score for The Return of the King – http://web.archive.org/web/20080916055404/http://www.lordoftherings-soundtrack.com/rotk_annotated_score.pdf

      Curtir

  1. Simplesmente a maior obra prima deste excelente maestro e compositor Howard Shore, sua trilogia para a saga Lord of the Rings.
    E pra quem tiver boa conexão tem na internet a obra completa e estendida em arquivo FLAC qualidade excelente de som, covardia.
    Ou é claro importar o original que de fato é sempre melhor. Abraços.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s