saving-mr-banks

Resenha: SAVING MR. BANKS – Thomas Newman (Trilha Sonora)


Saving_Mr_Banks_CDMúsica composta por Thomas Newman
Selo: Walt Disney Records
Catálogo: D001931102
Lançamento: 10/12/2013
Cotação: ***½

O novo filme da Disney, Saving Mr. Banks, sobre os doze anos que Walt Disney precisou para convencer a autora P.L. Travers a vender os direitos de adaptação de Mary Poppins, possui grandes ambições na temporada de premiações. Para isso, além de contar com o premiado Tom Hanks como Disney e Emma Thompson como Travers, o diretor John Lee Hancock chamou o compositor Thomas Newman, dono de dez indicações ao Oscar. Newman é o autor de obras magníficas, como Um Sonho de Liberdade, O Encantador de Cavalos, À Espera de Um Milagre e Procurando Nemo. Em 2012, voltou a chamar a atenção da crítica com seu score para o mega sucesso 007 – Operação Skyfall. Esta trilha, felizmente, fez com que o músico retomasse seu caminho, que parecia perdido em meio a obras sem muita inspiração. Felizmente, isso não acontece em Saving Mr. Banks, que, se não está no nível dos melhores trabalhos de Newman, ainda é uma partitura muito acima daquelas que o compositor vinha entregando.

O álbum, lançado pela Walt Disney Records, possui dois discos, o primeiro com o score de Newman (além de algumas poucas canções a cargo do elenco do filme) e, o segundo, contendo as músicas do filme Mary Poppins. Esta análise irá se ater apenas à trilha original de Newman, cujo tema principal é apresentado logo na primeira faixa, “Travers Goff”, A faixa inicia com uma dramática melodia a cargo das cordas, mas depois muda para um tom mais otimista com orquestra, violão, flauta solo e piano, além de alguns elementos sintetizados característico do compositor. Ela pode ser vista como uma introdução de como será a música do filme, lírica, porém não muito deprimente.

Nas faixas seguintes, Newman utiliza basicamente a mesma orquestração, com destaque para o flauta solo, as cordas e o violão, além de participações ocasionais da percussão. É importante ressaltar que, aqui, o músico compõe de uma forma mais tradicional do que antes. Ou melhor, se antes ele era marcado pelo experimentalismo em suas trilhas, aqui ele entrega uma partitura esteticamente mais clássica, ainda que marcada pelos floreios estilísticos do compositor.

Faixas como “Whiskey”, “To My Mother” e “Westerly Weather” são líricas, e demonstrativas do lado mais romântico de Newman. No caso da primeira, vale destacar o agitato a cargo das cordas que ocorre ao final. Já outras como “Mr. Disney” e “Impertinent Men” destacam o lado mais bem humorado do compositor, com melodias elegantes e leves. Ao final, a mesma melodia do início retorna na animada “Ginty my Love”, enquanto “End Title” traz a orquestra reprisando o tema do filme, que carrega, em estrutura, semelhanças com o clássico tema de Um Sonho de Liberdade, num belo encerramento para o bom álbum.

Newman, após um período entregando obras que não faziam jus aos seus maravilhosos trabalhos do passado, parece que está, pouco a pouco, voltando a compor como antes. Ele já demonstrou ser um compositor genial no passado, capaz de criar melodias belíssimas (ouçam por exemplo faixas como “End Titles”, “The Vast Continent”, “Coffey on the Mile” e “The Letter that Never Came”, dos álbuns de Um Sonho de Liberdade, O Encantador de Cavalos, À Espera de Um Milagre e Desventuras em Série, por exemplo, para perceber o brilhantismo de Newman), mas parece ter perdido essa capacidade ao longo do tempo. Esperamos que ele recupere essa habilidade, e volte a ser o grande compositor que sempre foi.

Faixas:

Disco 1

1. Chim Chim Cher-ee (East Wind) (Colin Farrell)
2. Travers Goff
3. Walking Bus
4. One Mint Julep (Ray Charles)
5. Uncle Albert
6. Jollification
7. The Mouse
8. Leisurely Stroll
9. Chim Chim Cher-ee (Responstible) (Jason Schwartzman)
10. Mr. Disney
11. Celtic Soul
12. A Foul Fowl
13. Mrs. P. L. Travers
14. Laying Eggs
15. Worn To Tissue
16. Heigh-Ho (The Dave Brubeck Quartet)
17. Whiskey
18. Impertinent Man
19. To My Mother
20. Westerly Weather
21. Supercalifragilisticexpialidocious (Jason Schwartzman)
22. Spit Spot!
23. Beverly Hills Hotel
24. Penguins
25. Pears
26. Let’s Go Fly A Kite (Jason Schwartzman)
27. Maypole
28. Forgiveness
29. The Magic Kingdom
30. Ginty My Love
31. Saving Mr. Banks (End Title)

Duração: 69:16

Tiago Rangel

4 opiniões sobre “Resenha: SAVING MR. BANKS – Thomas Newman (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s