Captain_Phillips_CDMúsica composta por Henry Jackman
Selo: Varese Sarabande
Catálogo: 302 067 226 8
Lançamento: 15/10/2013
Cotação: ***½

O compositor inglês Henry Jackman teve uma carreira meteórica no cinema hollywoodiano. Mais um discípulo de Hans Zimmer a fazer sucesso, o músico começou auxiliando seu mentor em diversas trilhas, até que ele pegou seus primeiros projetos-solo. Assim, Jackman compôs bons scores para longas como X-Men: Primeira Classe, Kick-Ass – Quebrando Tudo e Detona Ralph. E, agora, um novo filme com trilha sua acaba de chegar aos cinemas brasileiros. Trata-se do thriller Capitão Phillips, dirigido por Paul Greengrass, sobre o sequestro de um navio cargueiro por piratas somalis.

A música nos filmes de Greengrass, especializado em suspenses realistas e documentais, é um elemento importante que ajuda a manter a tensão e a dramaticidade das cenas. Em seus longas anteriores, ele colaborou com John Powell, o que rendeu bons scores como A Supremacia Bourne, O Ultimato Bourne e Zona Verde. Após Powell ter decidido se afastar do universo das trilhas sonoras por um tempo (não se preocupem, ele volta no ano que vem com Rio 2 e Como Treinar Seu Dragão 2), Greengrass decidiu utilizar Jackman em seu novo drama. Felizmente, seu trabalho nesse filme é razoável, ainda que incomum.

A partitura de Jackman parece uma mistura dos scores de Falcão Negro em Perigo, A Origem e as trilhas de Powell para os filmes de Greengrass. Ao invés da orquestra sinfônica, ele utiliza uma combinação incomum de instrumentos, que inclui violino, violoncelo, baixo, percussão, guitarra e sintetizador, além da já esperada instrumentação étnica. Essa salada musical acaba funcionando bastante bem, ao executar melodias repletas de tensão e urgência.

No filme, esse clima tenso não seria possível sem o auxílio musical, e, nesse aspecto, a trilha de Jackman acaba cumprindo muito bem o seu papel. Mas será que este é um bom score para se escutar em disco? A resposta é: depende da sua postura frente à música. Se você espera por uma trilha orquestral lírica e melodiosa, então Capitão Phillips não é o score mais recomendado. É necessário ter a mente aberta para apreciar esta obra de Jackman, com sua música tensa e opressiva.

Dito isso, é justo dizer que há boas faixas no álbum. Como por exemplo, podemos citar “This is not a Drill” e “Second Attack”, que contam com uma melodia enérgica, com grande participação da percussão, das cordas e da guitarra, criando um eficiente clima ameaçador. Deve se destacar também o sintetizador que, substituindo os metais, executa notas longas e fortes, assim como Zimmer fez na trilha de A Origem, com a única diferença que o alemão utilizou instrumentos acústicos.

Nas faixas seguintes, a melodia é conduzida especialmente pelo violino, percussão e baixo, com acompanhamento de sintetizador. Podemos destacar “End This Peacefully” e “Two in the Water”, que possui arpejos de cordas acompanhadas de percussão e sintetizador, em ritmo enérgico. Ela é seguida pela curta “Seals Inbound”, que lembra um pouco o estilo de Steve Jablosnky em seus scores para a trilogia Transformers.

O clímax é atingido em “High Speed Maneuvers”, que possui uma tensa e ameaçadora melodia de ação. Em seguida, para finalizar o álbum, vem a triste e dramática “Safe Now”, que, conduzida por piano, guitarra e cordas, dá o tom do melancólico encerramento do filme.

Assim, Capitão Phillips é uma obra incomum, porém repleta de bons momentos. Jackman é um compositor com talento (apesar de possuir trabalhos nada memoráveis no currículo), que merece ser mais explorado e desafiado.

Faixas:

1. Choose Your Crew (01:36)
2. Maersk Alabama (02:42)
3. This Is Not a Drill (05:42)
4. Second Attack (04:53)
5. I’m the Captain Now (03:44)
6. Do We Have a Deal? (02:09)
7. Entering the Lifeboat (02:46)
8. USS Bainbridge (02:07)
9. End This Peacefully (02:43)
10. Failed Attempt (00:56)
11. Two in the Water (04:19)
12. Seals Inbound (00:23)
13. Negotiation (01:23)
14. Initiate the Tow (02:17)
15. High-Speed Maneuvers (02:03)
16. Safe Now (03:12)

Duração: 42:55

Tiago Rangel

Anúncios