Book_thief_379707

Resenha: THE BOOK THIEF – John Williams (Trilha Sonora)


Book_thief_379707Música composta por John Williams
Selo: Sony Masterworks
Catálogo: 379707
Lançamento: 19/11/2013
Cotação: ****

Mesmo que nos últimos anos John Williams tenha diminuído seu volume de trabalho, ele ainda permanece como um dos melhores da atualidade. E suas três indicações ao Oscar nos últimos dois anos confirmam isso. Em 2013, Williams nos surpreendeu ao ser contratado para A Menina que Roubava Livros, drama baseado no livro de Markus Zusack e dirigido por Brian Percival, pois este é o seu primeiro filme em anos que não é de seu colaborador habitual, Steven Spielberg.

E ele não decepciona. Para este longa, Williams nos entrega uma bela obra, que, como muitos dos seus trabalhos anteriores, tem como objetivo principal emocionar o ouvinte. As melodias são simples, porém tocantes. Muitos podem acusar o compositor de ser muito dramático, mas é inegável que as obras do mestre ainda continuam tão belas quanto antes.

O tema principal é logo apresentado na primeira faixa, conduzido por cordas, piano e madeiras, numa melodia que lembra o estilo de Alexandre Desplat. Em seguida, “The Journey to Himmel Street” possui o piano em estilo “pianinho”, com as cordas fazendo o acompanhamento. Já a terceira faixa, “New Parents and a New Home”, possui uma melodia repleta de magia e encantamento, com destaque para a interpretação dos violoncelos e violas.

A quarta faixa, “Ilsa’s Library”, traz novamente o tema principal a cargo do piano, com acompanhamento de harpas e as cordas, lembrando um pouco scores como E.T.: O Extraterrestre e A.I.: Inteligência Artificial. O clima melancólico da partitura é quebrado pela brincalhona e alegre “The Snow Fight”, que traz a orquestra executando uma melodia agitada como uma brincadeira infantil. Em seguida, temos “Learning to Read”, que possui o tema principal interpretado de forma mais grandiosa pelas cordas, seguido por um belo e melancólico trecho. A sétima faixa, “Book Burning”, traz um clima sombrio de suspense e ameaça. Já a oitava, intitulada “I Hate Hitler!”, é uma das melhores do disco. Ela possui uma bela e triste melodia, conduzida principalmente pelas madeiras, harpas, piano e cordas, e é seguida pela igualmente melancólica “Max and Liesel”, que marca o ouvinte pela pureza, simplicidade e beleza de sua música.

Na sequência, vem a ótima “The Train Station”, na qual as cordas interpretam uma melodia dramática e um tanto deprimente. A décima primeira faixa, “Revealing the Secret”, possui um clima de mistério que perdura por seus quatro minutos. Em seguida, “Foot Race” quebra essa ambientação ameaçadora com uma melodia alegre e romântica. Já “The Visitor at Himmel Street” traz um clima nostálgico e melancólico, interpretado pelas cordas e acompanhado pela harpa. O tema principal retorna em “Learning to Write”, interpretado por cordas, trompas e harpas, com ocasionais solos de violino.

A faixa seguinte, “The Departure of Max”, inicia com um violoncelo triste e retorna com o tema ouvido em “Max and Liesel”, porém interpretado de forma (ainda mais) melancólica. Já em “Jellyfish” o piano e a harpa interpretam os temas principais, acompanhados por violinos, enquanto “Rescuing the Book” inicia com uma melodia agitada a cargo das cordas e finaliza com uma passagem mais tranquila, com a música sendo conduzida por um jogo entre duas notas.

Em seguida, “Writing to Mama” traz um clima mágico, sonhador, ao mesmo tempo em que traz de volta o tema principal. Na décima nona faixa, “Max Lives”, a orquestra interpreta uma melodia otimista e esperançosa, enquanto em “Rudy is Taken” a música é triste e dramática. Na sequência, a bela “Finale” começa com o tema de “Max and Liesel” e em seguida parte para o motivo ouvido em “The Journey to Himmel Street” interpretado de forma melancólica pelo piano e acompanhado pela harpa e cordas. O álbum, então, finaliza com “The Book Thief”, faixa que reprisa os temas recorrentes da partitura.

Williams, que no ano passado já tinha realizado a belíssima Lincoln, mais uma vez não decepciona e entrega mais um ótimo trabalho. Desde já, é uma aposta certa para o Oscar. É bom ver que o mestre ainda continua em plena forma, pois ele tem pela frente o score mais aguardado dos últimos anos: o de Star Wars: Episódio VII, que será lançado no final de 2015.

Faixas:

  1. “One Small Fact” (01:46)
  2. The Journey to Himmel Street (01:48)
  3. New Parents and a New Home (01:33)
  4. Ilsa’s Library (02:21)
  5. The Snow Fight (01:01)
  6. Learning to Read (02:48)
  7. Book Burning (02:52)
  8. “I Hate Hitler!” (02:06)
  9. Max and Liesel (01:11)
  10. The Train Station (02:16)
  11. Revealing the Secret (04:11)
  12. Foot Race (01:20)
  13. The Visitor at Himmel Street (02:02)
  14. Learning to Write (02:07)
  15. The Departure of Max (02:32)
  16. “Jellyfish” (02:08)
  17. Rescuing the Book (01:55)
  18. Writing to Mama (02:42)
  19. Max Lives (01:31)
  20. Rudy is Taken (02:00)
  21. Finale (02:48)
  22. The Book Thief (07:05)

Duração: 52:03

Tiago Rangel

13 opiniões sobre “Resenha: THE BOOK THIEF – John Williams (Trilha Sonora)”

  1. Ouvi essa noite, é uma trilha sonora linda. Williams é meu compositor favorito, e foi bem inesperado ele ter composto essa trilha. Mostra que ele ainda tem vigor para compor, e compor material bom, por mais anos sem ficar dependendo do Spielberg.

    Curtir

  2. Digno de nota o fato de que assim como em “As Cinzas de Ângela” e “Memórias de uma Geisha”, essa é mais uma adaptação de uma obra literária onde Williams praticamente pediu para compor a partitura. E, como nos casos anteriores, entregou mais um belíssimo trabalho.

    Curtir

  3. Sou fã de Williams porém tirando a saga Star Wars, Indiana Jones e seus trabalhos mais antigos, garanto que não seria fã deste maestro e compositor analisando suas últimas trilhas. Ainda bem que fará parte da nova saga de Star Wars. As vezes parece que falta um estímulo maior do diretor ou produtor para que ele se anime + com o trabalho. Williams decepciona + uma vez.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s