Book_thief_379707Música composta por John Williams
Selo: Sony Masterworks
Catálogo: 379707
Lançamento: 19/11/2013
Cotação: ****

Mesmo que nos últimos anos John Williams tenha diminuído seu volume de trabalho, ele ainda permanece como um dos melhores da atualidade. E suas três indicações ao Oscar nos últimos dois anos confirmam isso. Em 2013, Williams nos surpreendeu ao ser contratado para A Menina que Roubava Livros, drama baseado no livro de Markus Zusack e dirigido por Brian Percival, pois este é o seu primeiro filme em anos que não é de seu colaborador habitual, Steven Spielberg.

E ele não decepciona. Para este longa, Williams nos entrega uma bela obra, que, como muitos dos seus trabalhos anteriores, tem como objetivo principal emocionar o ouvinte. As melodias são simples, porém tocantes. Muitos podem acusar o compositor de ser muito dramático, mas é inegável que as obras do mestre ainda continuam tão belas quanto antes.

O tema principal é logo apresentado na primeira faixa, conduzido por cordas, piano e madeiras, numa melodia que lembra o estilo de Alexandre Desplat. Em seguida, “The Journey to Himmel Street” possui o piano em estilo “pianinho”, com as cordas fazendo o acompanhamento. Já a terceira faixa, “New Parents and a New Home”, possui uma melodia repleta de magia e encantamento, com destaque para a interpretação dos violoncelos e violas.

A quarta faixa, “Ilsa’s Library”, traz novamente o tema principal a cargo do piano, com acompanhamento de harpas e as cordas, lembrando um pouco scores como E.T.: O Extraterrestre e A.I.: Inteligência Artificial. O clima melancólico da partitura é quebrado pela brincalhona e alegre “The Snow Fight”, que traz a orquestra executando uma melodia agitada como uma brincadeira infantil. Em seguida, temos “Learning to Read”, que possui o tema principal interpretado de forma mais grandiosa pelas cordas, seguido por um belo e melancólico trecho. A sétima faixa, “Book Burning”, traz um clima sombrio de suspense e ameaça. Já a oitava, intitulada “I Hate Hitler!”, é uma das melhores do disco. Ela possui uma bela e triste melodia, conduzida principalmente pelas madeiras, harpas, piano e cordas, e é seguida pela igualmente melancólica “Max and Liesel”, que marca o ouvinte pela pureza, simplicidade e beleza de sua música.

Na sequência, vem a ótima “The Train Station”, na qual as cordas interpretam uma melodia dramática e um tanto deprimente. A décima primeira faixa, “Revealing the Secret”, possui um clima de mistério que perdura por seus quatro minutos. Em seguida, “Foot Race” quebra essa ambientação ameaçadora com uma melodia alegre e romântica. Já “The Visitor at Himmel Street” traz um clima nostálgico e melancólico, interpretado pelas cordas e acompanhado pela harpa. O tema principal retorna em “Learning to Write”, interpretado por cordas, trompas e harpas, com ocasionais solos de violino.

A faixa seguinte, “The Departure of Max”, inicia com um violoncelo triste e retorna com o tema ouvido em “Max and Liesel”, porém interpretado de forma (ainda mais) melancólica. Já em “Jellyfish” o piano e a harpa interpretam os temas principais, acompanhados por violinos, enquanto “Rescuing the Book” inicia com uma melodia agitada a cargo das cordas e finaliza com uma passagem mais tranquila, com a música sendo conduzida por um jogo entre duas notas.

Em seguida, “Writing to Mama” traz um clima mágico, sonhador, ao mesmo tempo em que traz de volta o tema principal. Na décima nona faixa, “Max Lives”, a orquestra interpreta uma melodia otimista e esperançosa, enquanto em “Rudy is Taken” a música é triste e dramática. Na sequência, a bela “Finale” começa com o tema de “Max and Liesel” e em seguida parte para o motivo ouvido em “The Journey to Himmel Street” interpretado de forma melancólica pelo piano e acompanhado pela harpa e cordas. O álbum, então, finaliza com “The Book Thief”, faixa que reprisa os temas recorrentes da partitura.

Williams, que no ano passado já tinha realizado a belíssima Lincoln, mais uma vez não decepciona e entrega mais um ótimo trabalho. Desde já, é uma aposta certa para o Oscar. É bom ver que o mestre ainda continua em plena forma, pois ele tem pela frente o score mais aguardado dos últimos anos: o de Star Wars: Episódio VII, que será lançado no final de 2015.

Faixas:

  1. “One Small Fact” (01:46)
  2. The Journey to Himmel Street (01:48)
  3. New Parents and a New Home (01:33)
  4. Ilsa’s Library (02:21)
  5. The Snow Fight (01:01)
  6. Learning to Read (02:48)
  7. Book Burning (02:52)
  8. “I Hate Hitler!” (02:06)
  9. Max and Liesel (01:11)
  10. The Train Station (02:16)
  11. Revealing the Secret (04:11)
  12. Foot Race (01:20)
  13. The Visitor at Himmel Street (02:02)
  14. Learning to Write (02:07)
  15. The Departure of Max (02:32)
  16. “Jellyfish” (02:08)
  17. Rescuing the Book (01:55)
  18. Writing to Mama (02:42)
  19. Max Lives (01:31)
  20. Rudy is Taken (02:00)
  21. Finale (02:48)
  22. The Book Thief (07:05)

Duração: 52:03

Tiago Rangel

Anúncios