Os Oscars® concedidos em 2002 e 2004 a Howard Shore, por suas majestosas partituras de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, respectivamente, foram o justo reconhecimento não somente à excelência daqueles trabalhos, mas também à incomum versatilidade do compositor, brilhante tanto em trabalhos eminentemente experimentais como nos tradicionalmente orquestrais. Shore nasceu no Canadá em 1946 e formou-se em piano, composição e regência logo cedo, aos 24 anos. Seus primeiros trabalhos foram realizados para a TV americana em 1975, mais especificamente para o famoso show Saturday Night Live, que desde então revelou talentos humorísticos como Bill Murray, Dan Aykroyd, John Belushi, Adam Sandler, etc. No início da década de 1980 começou a participar em produções cinematográficas de seu país natal, e tem seus trabalhos mais brilhantes feitos ao lado de seu amigo David Cronenberg, de quem se tornou seu principal colaborador.
Na verdade, o que ocorre entre o compositor e o diretor é algo maior do que uma colaboração. Os filmes de Cronenberg e a música de Shore possuem unidade, uma complementaridade rara. A mente e as temáticas exploradas pelo diretor possuem um caráter ousado, perturbador, por vezes insano. Shore transforma esse caráter em música e faz cada partitura expressar a loucura ou a decadência de cada personagem de Cronenberg. A partir do sucesso dos filmes de Cronenberg, o compositor tornou-se popular nos Estados Unidos. Trabalhou com Martin Scorsese em Depois de Horas; após alguns anos, Jonathan Demme, fã dos filmes de Cronenberg, fez amizade com o músico, que a partir daí, compôs belas trilhas para Filadélfia e o premiado O Silêncio dos Inocentes – sempre imprimindo um estilo frio, mas dotado de consistência melódica. A partir daí trabalhou em vários outros filmes, de gêneros diferentes, como Uma Babá Quase Perfeita, Máfia no Divã e Cop Land. Estes trabalhos fizeram com que o compositor fosse percebido também como um músico bastante versátil dentro do cinema norte-americano.
Em 1999, ajudou o iniciante e talentosíssimo diretor canadense Don Mackellar com seu filme Last Night (que tem Cronenberg participando como ator), emprestando para a produção fragmentos de seu concerto para piano. Last Night foi um dos melhores filmes canadenses de 1999, e a música de Shore possui papel fundamental em determinadas passagens da obra. Um de seus recentes trabalhos foi O Quarto do Pânico, de David Fincher. Entre as obras mais notáveis do compositor canadense, destaco a maior parte daquelas que fazem parte de sua colaboração com Cronenberg:
Scanners (Sua Mente pode Destruir, 1981) – a segunda colaboração, depois de The Brood (1979). Shore dá nuances e cores escuras ao estranho e arrebatador filme de David Cronenberg.
The Naked Lunch (Mistérios e Paixões, 1991) – aqui, Shore faz dos temas musicais ótimos contrapontos para a loucura e a repugnância dos personagens e do enredo da fita. Desenvolve com o mestre do free-jazz Ornette Coleman, em uma linguagem atonal, peças intrigantes e complexas, utilizando-se do sax e de fundos sinfônicos para a linguagem de Coleman. Uma das trilhas mais interessantes já inventadas.
M. Butterfly (1993) – na minha opinião, o melhor e mais belo trabalho de Shore. As peças vão buscar o personagem de Jeremy Irons onde ele estiver… em que estado de espírito ele estiver… o perseguem; aliás, a música vai buscar a obra de Cronenberg onde ela estiver. As partituras são pesadas, mas ao mesmo tempo carregadas no lirismo, mas um lirismo diferente, particular. Lembra algo do Gabriel Yared da década de 90.
Crash (1996) – outro salto de criatividade no cinema. Shore realiza uma trilha com uma única passagem orquestral, tensa e bela, que aparece somente no final da obra. O resto do filme, inclusive o tema principal, é feito com guitarras elétricas sobrepostas, realizando uma melodia tensa, em tom menor, típica das colaborações mais insanas e soturnas entre Shore e Cronenberg.
SHORE E A MÚSICA DE O SENHOR DOS ANÉIS
O sucesso da trilogia cinematográfica O SENHOR DOS ANÉIS é rigorosamente inquestionável. Arrebatou milhões de dólares em bilheterias e as salas de exibições continuam abarrotadas de gente que procura ver o último filme da trilogia. Não vou falar do filme e nem dos maravilhosos efeitos especiais dessa superprodução, meu assunto se restringirá à trilha sonora. O autor da maravilhosa música de O SENHOR DOS ANÉIS é o compositor canadense Howard Shore. Ele iniciou sua trajetória no cinema em 1975, através de um trabalho para o filme OS FILHOS DO MEDO, dirigido pelo seu compatriota David Cronnemberg. Até o momento, Shore já compôs importantes trabalhos para o cinema como as trilhas de A MOSCA, O SILÊNCIO DOS INOCENTES, PHILADELPHIA, SEVEN – OS SETE PECADOS CAPITAIS e tantas outras trilhas de relevo. Em 2002 e 2004 o compositor Howard Shore viu todo o seu esforço coroado de êxito e o reconhecimento da crítica por ocasião de seu trabalho para O SENHOR DOS ANÉIS, arrebatando os Globos de Ouro e o Oscars de melhor trilha sonora original, indiscutivelmente os prêmios mais ambicionados do cinema.
Existem muitos diretores de cinema que não gostam de música em seus filmes, enquanto que muitos produtores tentam economizar no orçamento de uma produção, restringindo os gastos com a parte musical. Justamente por isso é que o sintetizador tem sido a alternativa preferida por muitos, para substituir uma orquestra na execução de uma trilha sonora. Contrariando essa tendência, temos então a trilogia O SENHOR DOS ANÉIS, com partituras que foram executadas por nada mais nada menos do que duas grandes orquestras, respectivamente a Filarmônica de Londres e a Sinfônica da Nova Zelândia. Além disso, tivemos a participação coral da The London Voices e da The London Oratory School Schola. Em todos os instantes do filme, a música participa de forma magistral, através de acordes inspiradíssimos de Shore. A verdade é que a música em O SENHOR DOS ANÉIS cumpre um papel preponderante quanto a promover a sustentação das cenas, bem como para garantir a construção do sentido de continuidade das imagens. A música de O SENHOR DOS ANÉIS cria uma atmosfera convincente de tempo e lugar, numa demonstração de que sem a música, seguramente as imagens perderiam o impacto junto ao público. Impossível não perceber a música no filme, mas nem por isso ela rouba a cena e tira os méritos da mesma. Apesar de estar sempre submetida aos diálogos e imagens, a verdade é que a trilha de Howard Shore não só estabelece o próprio clima do filme, como sabe grifar muito bem as emoções que a narrativa acaba sugerindo.
Por isso tudo, a música de O SENHOR DOS ANÉIS não é um discurso paralelo ao filme, mas sim parte integrante do mesmo, já que sem ela a produção seguramente não teria conseguido a robustez ostentada. A composição de Howard Shore para O SENHOR DOS ANÉIS, na verdade uma sinfonia em três atos, é a mais absoluta prova de que a linguagem musical alem de conduzir as emoções, auxilia no processo de reforçar as cenas. Como bem frisou o cineasta russo Tarkovski: “Bem usada, a música tem a capacidade de alterar todo o tom emocional de uma seqüência filmica; ela deve ser inseparável da imagem visual a tal ponto que, se fosse eliminada de um determinados episódio, a imagem não apenas se tornaraia mais pobre em termos de concepção e impacto, mas seria qualitativamente diferente”. O feito histórico quanto ao aproveitamento de duas orquestras renomadas, associado ao talento do compositor Howard Shore, coloca a música de O SENHOR DOS ANÉIS, que está tendo tem uma progressão natural na nova trilogia cinematográfica de O HOBBIT, no patamar de um dos trabalhos mais expressivos de toda a história da música no cinema.
Filmografia de Howard Shore, cortesia de Internet Movie Database
Claudio Szynkier, Márcio Alvarenga
Pingback: Resenha de Arquivo: THE LORD OF THE RINGS – THE FELLOWSHIP OF THE RING (THE COMPLETE RECORDINGS) – Howard Shore (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
A trilha de O Senhor dos Anéis é simplesmente maravilhosa, certamente está entre as melhores trilhas já feitas da história do cinema. Minhas faixas preferidas são The Ring Goes South, Balin’s Tomb, Khazad-Dum, Parth Galen, The Departure of Boromir, The Road Goes Ever On (do primeiro filme), Evenstar, The Battle of Hornburg, Isengard Unleashed, Samwise the Brave (do segundo filme), The Lighting of the Beacons, The Siege of Gondor, The Battle of Pelennor Fields, Shieldmaiden of Rohan, Mount Doom, The Crack of Doom, e The Fellowship Reunited (do terceiro filme).
A trilha de O Hobbit é fantástica também, apesar de estar editada de forma um tanto quanto estranha no filme.
CurtirCurtir
Pingback: Resenha: THOR – THE DARK WORLD – Brian Tyler (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THOR – THE DARK WORLD – Brian Tyler (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 31/10/2013 | ScoreTrack.net
Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 10/31/2013 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 05 de Novembro a 10 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Pequena História da Música de Cinema – Parte II | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 12 de Novembro a 10 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Novembro a 17 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 10 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HOBBIT – THE DESOLATION OF SMAUG – Howard Shore (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HOBBIT – THE DESOLATION OF SMAUG – Howard Shore (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 13/12/2013 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: O HOBBIT – A DESOLAÇÃO DE SMAUG | SCI FI do Brasil
Pingback: Resenha de Arquivo: THE LORD OF THE RINGS – THE TWO TOWERS (THE COMPLETE RECORDINGS) – Howard Shore (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: As Melhores Score Tracks de 2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Wojciech Kilar (1932-2013) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: FROZEN – UMA AVENTURA CONGELANTE (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: JACK RYAN – SHADOW RECRUIT – Patrick Doyle (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: THE LORD OF THE RINGS – THE RETURN OF THE KING (THE COMPLETE RECORDINGS) – Howard Shore (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 03/04/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 05 de Agosto a 23 de Setembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 12 de Agosto a 23 de Setembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 26 de Agosto a 14 de Outubro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 07 de Outubro a 25 de Novembro | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Celebrando a Parceria David Cronenberg / Howard Shore | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 16/10/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 21 de Outubro a 09 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 28 de Outubro a 16 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 04 de Novembro a 13 de Janeiro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 11 de Novembro a 16 de Dezembro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 25 de Novembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 1 – ORIGINAL SCORE – James Newton Howard (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 1 – ORIGINAL SCORE – James Newton Howard (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 04/12/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 11/26/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 09 de Dezembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HOBBIT: THE BATTLE OF THE FIVE ARMIES SPECIAL EDITION – Howard Shore (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: THE HOBBIT: THE BATTLE OF THE FIVE ARMIES SPECIAL EDITION – Howard Shore (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Resenha: O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: O HOBBIT: A BATALHA DOS CINCO EXÉRCITOS | SCI FI do Brasil
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 19/12/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: As Melhores Score Tracks de 2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: NIGHT AT THE MUSEUM: SECRET OF THE TOMB – Alan Silvestri (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: JUPITER ASCENDING – Michael Giacchino (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: JUPITER ASCENDING – Michael Giacchino (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: OSCAR 2015: A vitória de Desplat e o que muda a partir de agora | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Filmes muito diferentes mas com Temas similares | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Quem salvará os Super-Heróis? | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LEGENDS OF CHIMA VOL. 2 – Anthony Lledo | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 07/05/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: JURASSIC WORLD – Michael Giacchino | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: JURASSIC WORLD – Michael Giacchino | SCI FI do Brasil
Pingback: Na Trilha: As Odisseias Musicais de TRÓIA | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: PIXELS – Henry Jackman | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GOOSEBUMPS – Danny Elfman | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 2 – James Newton Howard | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNGER GAMES: MOCKINGJAY PART 2 – James Newton Howard | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Resenha de DVD: CLÁSSICOS SCI-FI VOL. 2 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de DVD: CLÁSSICOS SCI-FI VOL. 2 | SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2015 – Parte 1 | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2015 – Parte 2 | ScoreTrack.net
Pingback: Novas Trilhas e seus Compositores – 17/06/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: TRILOGIA O SENHOR DOS ANÉIS – VERSÕES ESTENDIDAS (Blu-ray) | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Agosto a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 02 de Setembro a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 16 de Setembro a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 30 de Setembro a 09 de Dezembro de 2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE MAGNIFICENT SEVEN – James Horner, Simon Franglen | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 07/10/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: DOCTOR STRANGE – Michael Giacchino | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: DOCTOR STRANGE – Michael Giacchino – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 02/12/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 12/02/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GUARDIANS OF THE GALAXY VOL. 2 (SCORE) – Tyler Bates | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GUARDIANS OF THE GALAXY VOL. 2 (SCORE) – Tyler Bates – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THOR – RAGNAROK – Mark Mothersbaugh – ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THOR – RAGNAROK – Mark Mothersbaugh – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 6 de Abril a 11 de Maio de 2018 – ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: TRILOGIA O SENHOR DOS ANÉIS – VERSÕES ESTENDIDAS (Blu-ray) – SCI FI do Brasil