Perfil: ENNIO MORRICONE (1928-2020)


enniomorriconeO maior dos compositores italianos de música de cinema nasceu em Roma, em 1928. Ainda pequeno, começou a estudar trompete e logo estava na famosa Academia de Música Santa Cecília estudando composição. Na década de 1950 passou a trabalhar em rádio e em arranjos de músicas para outros compositores de teatro e cinema. Nos anos sessenta, Morricone iniciou uma carreira imensamente produtiva no cinema europeu, tendo trabalhado com vários renomados diretores, entre eles Elio Petri, Gillo Pontecorvo, e mais tarde Henri Verneuil e Bernando Bertolucci.

Mas Ennio Morricone passou a se tornar conhecido no mundo todo por sua criativa linguagem musical presente nos faroestes italianos dirigidos por Sergio Leone para a trilogia Por um Punhado de Dólares (Per un Pugno di Dollari, 1964), Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollaro in Più, 1965) e Três Homens em Conflito (Il Buono, il Brutto, il Cattivo, 1966), estrelados por Clint Eastwood. Este terceiro tem uma das músicas mais marcantes e características da história do cinema e se tornou um sucesso da música popular, independentemente do sucesso do filme. Morricone realmente inovou ao usar nessas trilhas elementos até então totalmente estranhos ao gênero, como gritos, assobios e guitarras. Suas pontuações bem humoradas e sincronizadas com ações dos personagens deram ao estilo faroeste um novo sentido, pois a música de certa maneira sugeria um tom mais crítico, mais sarcástico à narrativa dos faroestes.

Morricone é um dos compositores de trilhas sonoras mais prolíficos da história tendo composto a música de mais de 400 filmes. Sua história no cinema europeu lhe rendeu dezenas de sucessos que cativam os mais fanáticos fãs de trilhas sonoras, como a marcha militar de A Batalha de Argel (La Battaglia di Algeri, 1965), os temas de Sacco e Vanzetti (1971) que contam com a participação da cantora Joan Baez, a bem humorada trilha de Meu Nome é Ninguém (Il mio Nome è Nessuno, 1973), e os lindíssimos temas emocionais de 1900 (Novecento, 1976), do diretor Bernardo Bertolucci. Mais tarde, em 1978, Morricone criou a trilha de Cinzas no Paraíso (Days of Heaven, 1978) do diretor Terrence Malick que, apesar de bastante curta e muito mal mixada no som do filme, é bastante inspirada e foi indicada ao Oscar. Em Era Uma Vez no Oeste (C´era una volta il West, 1968), as marcantes gaitas e suas guitarras típicas ajudaram a consagrar o seu estilo vulgarmente chamado de “Spaghetti Western” ou “Bang-bang à Italiana”, como se chamava no Brasil. Seus belíssimos temas com tempero italiano contribuíram para que este filme fosse considerado a obra maior do diretor Sergio Leone. Mais tarde em Era Uma Vez Na América (Once Upon a Time in America, 1984), Morricone volta à cena com um nostálgico e belíssimo tema principal, típico exemplo de sua sensibilidade e delicadeza na composição de melodias.

morricone4Outro trabalho memorável de Morricone é sua segunda trilha indicada ao Oscar para o filme A Missão (The Mission, 1986), estrelado por Robert de Niro, cujo tema principal para orquestra e coro é uma bela peça sinfônica de estilo peculiar e foi referência para várias outras trilhas, inclusive para um tema musical de uma campanha publicitária de marca de cartão de crédito, produzido pelo próprio Morricone. A utilização inteligente do contraste entre a música e a terrível cena final de A Missão merece destaque. A música conduz o estado emocional do espectador ao presenciar tal cena de uma maneira não convencional. A música não entra na batalha, ao contrário, ela parece levar o espectador a um estado de incredulidade e reflexão, engrandecendo a força emocional da cena. No ano seguinte veio mais um sucesso com o filme Os Intocáveis (The Untouchables, 1987), cujo conjunto parece ser uma pequena coletânea de temas característicos do estilo de Morricone, quase que compondo uma suíte das várias facetas do compositor para este belo filme de Brian de Palma.

O comentado Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, 1989) leva uma das trilhas mais inspiradas da história do cinema, e marca o início da bem sucedida parceria entre o diretor Giuseppe Tornatore e Morricone. O premiadíssimo trabalho da trilha deste belo filme conduz o drama de maneira única. É difícil imaginar o que seria do filme sem essa música, sem esses temas. Um dos cues da trilha, o tema de amor de Cinema Paradiso, é composição do filho de Morricone, Andrea Morricone, ainda que em parceria com a melodia do pai. O envolvimento do compositor com o diretor ainda na fase de concepção do roteiro do filme garantiram uma sintonia dramática perfeita entre música e filme.

Morricone no Rio em 2007

Além de Busca Frenética (Frantic, 1988), do diretor Roman Polanski, e Pecados de Guerra (Casualties of War, 1989), do diretor Brian de Palma, filmes de grande sucesso internacional, Morricone ganhou sua quarta indicação ao Oscar pela trilha de mais um filme de gângsters. Bugsy (1991), do diretor Barry Levinson. Mais tarde, para Roland Joffé, o mesmo diretor de A Missão, Morricone compôs a trilha de A Cidade da Esperança (City of Joy, 1992), e nos anos seguintes voltou a trabalhar mais intensamente em vários títulos italianos dos quais se destaca a maravilhosa música de A Lenda do Pianista do Mar (The Legend of 1900, 1999), outra feliz parceria com o diretor Giuseppe Tornatore, que embora não tenha recebido um elogio consensual da crítica pelo filme, tem com certeza, um trabalho muito elaborado de trilha sonora, descrito no capítulo seguinte.

Morricone recebeu sua quinta indicação ao Oscar pela trilha de Malena (2000), que marca a feliz continuidade de sua parceria com o diretor Giuseppe Tornatore, além de comemorar seu quadragésimo aniversário da carreira de composição para cinema. “Il Maestro”, apelido carinhoso pelo qual é conhecido pelos fãs, está em atividade na Europa trabalhando em projetos de televisão o cinema, dos quais se destaca a música do drama espanhol A Luz Prodigiosa (La Luz Prodigiosa, 2003). Nos últimos anos, sua música e seu nome ganharam ainda mais fama particularmente junto ao público mais jovem, com a utilização de seus temas nos filmes Kill Bill, do diretor Quentin Tarantino, declarado fã de Morricone.

Desde o início de sua carreira, Morricone sempre fez questão de arranjar e orquestrar suas próprias composições, dispensando a parceria de orquestradores. Com a evolução das técnicas de orquestração e gravação, o compositor assumiu uma postura bastante crítica em relação aos novos talentos, chegando a afirmar que um compositor que não tem o conhecimento e a capacidade de orquestrar suas próprias composições não pode ser chamado de compositor. Polêmicas à parte, por sua valiosa e vasta obra musical para o cinema, Ennio Morricone com certeza já tem o seu lugar garantido no seleto time dos grandes mestres da trilha sonora.

Após cinco indicações sem conquistar nenhum prêmio, Ennio Morricone foi condecorado com um Oscar honorário no dia 25 de fevereiro de 2006. A Academia de Hollywood decidiu premiá-lo “por sua magnífica e multifacetada contribuição à arte da música de cinema”. Em 2007, além do Oscar honorário, Morricone causou furor no mundo da música de cinema, pois aceitou pela primeira vez o convite para apresentar um grande concerto nos Estados Unidos, realizado no início de fevereiro em Nova Iorque. Como se isso não bastasse, Morricone abriu o MÚSICA EM CENA – 1º Encontro Internacional de Música de Cinema com um histórico concerto ocorrido dia 05 de maio de 2007, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro:

Em 2016, Ennio Morricone finalmente conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original pelo western Os Oito Odiados (The Hateful Eight, 2015), de Quentin Tarantino. “Il Maestro” faleceu dia 06 de julho de 2020 em Roma, aos 91 anos, devido a complicações de uma queda sofrida na semana anterior, na qual fraturara o fêmur.

Jorge Saldanha

143 comentários sobre “Perfil: ENNIO MORRICONE (1928-2020)

  1. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 18/10/2013 | ScoreTrack.net

  2. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 10/18/2013 | ScoreTrack.net

  3. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 05 de Novembro a 10 de Dezembro | ScoreTrack.net

  4. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 12 de Novembro a 10 de Dezembro | ScoreTrack.net

  5. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Novembro a 17 de Dezembro | ScoreTrack.net

  6. Pingback: Na Trilha: O Fervilhante caldeirão criativo dos anos 1970 | ScoreTrack.net

  7. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 27/11/2013 | ScoreTrack.net

  8. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 11/27/2013 | ScoreTrack.net

  9. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 11/27/2013 | ScoreTrack.net

  10. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 10 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net

  11. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 06/12/2013 | ScoreTrack.net

  12. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 25/12/2013 | ScoreTrack.net

  13. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 12/25/2013 | ScoreTrack.net

  14. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 07 de Janeiro a 11 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  15. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 14 de Janeiro a 11 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  16. Pingback: Perfil: ALAN SILVESTRI | ScoreTrack.net

  17. Pingback: Na Trilha: GIALLOS – O Suspense à Italiana | ScoreTrack.net

  18. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 24/01/2014 | ScoreTrack.net

  19. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 28 de Janeiro a 04 de Março | ScoreTrack.net

  20. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 04 de Fevereiro a 04 de Março | ScoreTrack.net

  21. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 06/02/2014 | ScoreTrack.net

  22. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 11 de Fevereiro a 11 de Março | ScoreTrack.net

  23. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 13/02/2014 | ScoreTrack.net

  24. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 04 de Março a 22 de Abril | ScoreTrack.net

  25. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 25 de Março a 22 de Abril | ScoreTrack.net

  26. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 27/03/2014 | ScoreTrack.net

  27. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 08 de Abril a 13 de Maio | ScoreTrack.net

  28. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 15 de Abril a 20 de Maio | ScoreTrack.net

  29. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 22 de Abril a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  30. Pingback: EDITORIAL – MÚSICA EM CENA, há um ano… | ScoreTrack.net

  31. Pingback: Resenha de Arquivo: MORRICONE POR MORRICONE – EU AMO CINEMA E MÚSICA (DVD) | ScoreTrack.net

  32. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 29 de Abril a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  33. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 06 de Maio a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  34. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 13 de Maio a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  35. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 20 de Maio a 01 de Julho | ScoreTrack.net

  36. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 03 de Junho a 08 de Julho | ScoreTrack.net

  37. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 10 de Junho a 22 de Julho | ScoreTrack.net

  38. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 12/06/2014 | ScoreTrack.net

  39. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 15 de Junho a 05 de Agosto | ScoreTrack.net

  40. Pingback: Resenha de Arquivo: DIRTY HARRY – THE ORIGINAL SCORE – Lalo Schifrin (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  41. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 20/06/2014 | ScoreTrack.net

  42. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 24 de Junho a 05 de Agosto | ScoreTrack.net

  43. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 26/06/2014 | ScoreTrack.net

  44. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 08 de Julho a 12 de Agosto | ScoreTrack.net

  45. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 15 de Julho a 26 de Agosto | ScoreTrack.net

  46. Pingback: Lançamento do Livro CONVERSA SOBRE COMPOSIÇÃO | ScoreTrack.net

  47. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 22 de Julho a 26 de Agosto | ScoreTrack.net

  48. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 29 de Julho a 02 de Setembro | ScoreTrack.net

  49. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 05 de Agosto a 23 de Setembro | ScoreTrack.net

  50. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 21/08/2014 | ScoreTrack.net

  51. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 04/09/2014 | ScoreTrack.net

  52. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 11/09/2014 | ScoreTrack.net

  53. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 16/10/2014 | ScoreTrack.net

  54. Pingback: Resenha de Arquivo: THE MAGNIFICENT SEVEN – Elmer Bernstein (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  55. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 13/11/2014 | ScoreTrack.net

  56. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 04/12/2014 | ScoreTrack.net

  57. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 23 de Dezembro a 03 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  58. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 23/12/2014 | ScoreTrack.net

  59. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 29/01/2015 | ScoreTrack.net

  60. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 27/01/2015 | ScoreTrack.net

  61. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 01/27/2015 | ScoreTrack.net

  62. Pingback: Resenha: MR. TURNER – Gary Yershon (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  63. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 20/02/2015 | ScoreTrack.net

  64. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 02/20/2015 | ScoreTrack.net

  65. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 20/03/2015 | ScoreTrack.net

  66. Pingback: Perfil: LALO SCHIFRIN | ScoreTrack.net

  67. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 15/04/2015 | ScoreTrack.net

  68. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 07/05/2015 | ScoreTrack.net

  69. Pingback: Na Trilha: Quem salvará os Super-Heróis? | ScoreTrack.net

  70. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LEGENDS OF CHIMA VOL. 2 – Anthony Lledo | ScoreTrack.net

  71. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | ScoreTrack.net

  72. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | SCI FI do Brasil

  73. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 04/06/2015 | ScoreTrack.net

  74. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 06/05/2015 | ScoreTrack.net

  75. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: TEXAS RISING (TV) – John Debney, Bruce Broughton | ScoreTrack.net

  76. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 02/07/2015 | ScoreTrack.net

  77. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 09/07/2015 | ScoreTrack.net

  78. Pingback: Ennio Morricone será o Compositor do próximo Filme de Quentin Tarantino | ScoreTrack.net

  79. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 24/07/2015 | ScoreTrack.net

  80. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 07/24/2015 | ScoreTrack.net

  81. Pingback: PAS DE DEUX: O Último Concerto de James Horner | ScoreTrack.net

  82. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 07/08/2015 | ScoreTrack.net

  83. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE MAN FROM U.N.C.L.E. – Daniel Pemberton | ScoreTrack.net

  84. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 25/09/2015 | ScoreTrack.net

  85. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 29/10/2015 | ScoreTrack.net

  86. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 10/29/2015 | ScoreTrack.net

  87. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/11/2015 | ScoreTrack.net

  88. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: EN MAI, FAIS CE QU’IL TE PLAÎT – Ennio Morricone | ScoreTrack.net

  89. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 25/11/2015 | ScoreTrack.net

  90. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 17/12/2015 | ScoreTrack.net

  91. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HATEFUL EIGHT- Ennio Morricone | ScoreTrack.net

  92. Pingback: Resenha de Filme: OS OITO ODIADOS | ScoreTrack.net

  93. Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2015 – Parte 1 | ScoreTrack.net

  94. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 08/01/2016 | ScoreTrack.net

  95. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 01/08/2016 | ScoreTrack.net

  96. Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2015 – Parte 2 | ScoreTrack.net

  97. Pingback: Os Vencedores do Globo de Ouro 2016 | ScoreTrack.net

  98. Pingback: Os Indicados ao Oscar 2016 | ScoreTrack.net

  99. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: CREED- Ludwig Göransson | ScoreTrack.net

  100. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE REVENANT – Ryuichi Sakamoto, Alva Noto, Bryce Dessner | ScoreTrack.net

  101. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 12/02/2016 | ScoreTrack.net

  102. Pingback: Na Trilha: As Melhores Trilhas de 2015 que você (provavelmente) não Conhece – Parte 1 | ScoreTrack.net

  103. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 26/02/2016 | ScoreTrack.net

  104. Pingback: Os Vencedores do Oscar 2016 | ScoreTrack.net

  105. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 11 de Março a 15 de Abril de 2016 | ScoreTrack.net

  106. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 18/03/2016 | ScoreTrack.net

  107. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE YOUNG MESSIAH – John Debney | ScoreTrack.net

  108. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/05/2016 | ScoreTrack.net

  109. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 23/06/2016 | ScoreTrack.net

  110. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 05 de Agosto a 28 de Outubro de 2016 (ATUALIZADO) | ScoreTrack.net

  111. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Agosto a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net

  112. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 02 de Setembro a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net

  113. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 16 de Setembro a 28 de Outubro de 2016 | ScoreTrack.net

  114. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 15/09/2016 | ScoreTrack.net

  115. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 30/09/2016 | ScoreTrack.net

  116. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE MAGNIFICENT SEVEN – James Horner, Simon Franglen | ScoreTrack.net

  117. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 14 de Outubro a 16 de Dezembro de 2016 | ScoreTrack.net

  118. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 13/10/2016 | ScoreTrack.net

  119. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 20/10/2016 | ScoreTrack.net

  120. Pingback: Os indicados ao Grammy 2016 nas categorias de Trilhas Sonoras | ScoreTrack.net

  121. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WESTWORLD SEASON 1 – Ramin Djawadi | ScoreTrack.net

  122. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WESTWORLD SEASON 1 – Ramin Djawadi – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  123. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 23/12/2016 | ScoreTrack.net

  124. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 03/02/2017 | ScoreTrack.net

  125. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: JACKIE – Mica Levi | ScoreTrack.net

  126. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 24 de Fevereiro a 24 de Março de 2017 | ScoreTrack.net

  127. Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2016 – Parte 2 | ScoreTrack.net

  128. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 03 de Março a 07 de Abril de 2017 | ScoreTrack.net

  129. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami | ScoreTrack.net

  130. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  131. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 22/03/2017 | ScoreTrack.net

  132. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: BEAUTY AND THE BEAST (2017) – Alan Menken | ScoreTrack.net

  133. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 11/05/2017 | ScoreTrack.net

  134. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE MUMMY (DELUXE EDITION) – Brian Tyler | ScoreTrack.net

  135. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE MUMMY (DELUXE EDITION) – Brian Tyler – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  136. Pingback: Na Trilha: Alguns Sagrados Ensinamentos dos Grandes Mestres – ScoreTrack.net

  137. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WAR FOR THE PLANET OF THE APES – Michael Giacchino – ScoreTrack.net

  138. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: WAR FOR THE PLANET OF THE APES – Michael Giacchino – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  139. Pingback: Mostra Sonora em São Paulo Homenageia os 90 anos de Ennio Morricone – ScoreTrack.net

  140. Pingback: Mostra em São Paulo Homenageia os 90 anos de Ennio Morricone – ScoreTrack.net

  141. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 21 de Dezembro a 08 de Fevereiro – ScoreTrack.net

  142. Pingback: Na Trilha: A Ambientação Musical de ENNIO MORRICONE – ScoreTrack.net

  143. Pingback: Ennio Morricone (1928-2020) – SCI FI do Brasil

Deixe um comentário