parkland-banner

Resenha: PARKLAND – James Newton Howard (Trilha Sonora)


parklandCDMúsica composta por James Newton Howard
Selo: Rhino Records
Catálogo: Digital Download
Lançamento: 30/09/2013
Cotação: ***

Afinal, o que está acontecendo com James Newton Howard? Um dos compositores mais geniais a surgir durante a década de 1980, ele já nos entregou excelentes obras de uma variedade de gêneros, indo do romance para a ação, passando pela aventura, comédia, animação, suspense, épico, drama… Porém, nos últimos tempos, suas trilhas não têm estado à altura do padrão do compositor. Pelos últimos anos, seus melhores trabalhos foram o ótimo Água para Elefantes, o razoável Jogos Vorazes e o bom Branca de Neve e o Caçador.  Depois disso, ele lançou trilhas fracas como O Legado Bourne, Depois da Terra e agora Parkland.

O filme, que conta a história dos momentos de tensão vividos no hospital de Parkland imediatamente após os tiros que acertaram o presidente John F. Kennedy, é o primeiro dirigido por Peter Landesman. O longa seria a oportunidade perfeita para Howard mostrar sua faceta mais dramática e melancólica, que já rendeu belas obras como Neve sobre os Cedros, Corpo Fechado e A Vila, e assim demonstrar mais uma vez seu imenso talento. Infelizmente, porém, o compositor prefere investir em melodias sutis e eletrônicas, a cargo de sintetizadores que, embora talvez se encaixem na proposta do filme, não são muito interessantes para quem for escutar o álbum.

Apesar disso, a trilha ainda oferece alguns belos momentos. A primeira faixa, por exemplo, combina cordas e trompete solo, numa melodia bela e triste, bem no estilo do compositor. O trompete será um instrumento de grande importância para a trilha, como se nota em faixas como “Life Before” e “Parade Prep”. Executando temas melancólicos, ele ajuda na construção do clima musical.

Podemos destacar também o belo tema introduzido na faixa “Kiss Him Goodbye” e depois repetido em “Life Goes On”. Utilizando cordas, trompas, trompete e piano, a melodia lembra o estilo de Alexandre Desplat, e demonstra como Howard é capaz de compor belíssimas músicas melancólicas. Se o restante do álbum fosse como essas duas faixas, sua audição seria bem melhor.

Infelizmente, a maior parte do disco é composta por diversas faixas que investem em motivos eletrônicos sem variação nenhuma. Aqui, Howard repete o mesmo erro do álbum de Depois da Terra, que era repleto de faixas desnecessárias do ponto de vista musical. Muitas poderiam ser eliminadas sem dano nenhum à audição. Porém, é inegável que a maior parte da música do longa é composta por melodias desinteressantes, executadas por sintetizadores, e o álbum deve representar isso.

A trilha de Parkland vale apenas pelo belo tema principal apresentado. Porém, pela quantidade de faixas tediosas, o score se torna apenas outra obra que nada acrescenta ao ótimo currículo de Howard. Por outro lado, ele ainda tem pela frente as trilhas de Jogos Vorazes: Em Chamas e da fantasia da Disney Malévola. Esperemos que ele não desperdice essas oportunidades e nos entregue mais trabalhos memoráveis.

Faixas:

  1. John F Kennedy
  2. Life Before
  3. Parade Prep
  4. Secret Service
  5. They Think He’s the Shooter
  6. Trauma Room
  7. Kiss Him Goodbye
  8. Forgive Your Sins
  9. Developing the Tape
  10. The Video
  11. We Have a Heartbeat
  12. Get Him on the Plane
  13. Cemetery
  14. Driving
  15. Can You Develop It
  16. Coffin
  17. Get Him to the Hospital
  18. It’s Happening Again
  19. Funeral
  20. Two Burials
  21. Life Goes On

Duração: 53:43

Tiago Rangel

3 opiniões sobre “Resenha: PARKLAND – James Newton Howard (Trilha Sonora)”

  1. Espero que a carreira dele volte aos eixos. Sinais continua sendo o meu trabalho predileto dele. É um grande exemplo de como usar a música para criar a ambientação perfeita, sem necessariamente render sustos fáceis que poderiam estragar o filme. O Herrmann ficaria orgulhoso.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s