Perfil: BERNARD HERRMANN (1911-1975)


Bernard Herrmann

Bernard Herrmann

Muitos discutem se Bernard Herrmann foi o maior compositor de cinema que já existiu. Mas é indiscutível que Herrmann, graças ao seu legado em termos de estrutura musical, uso de instrumentação inovadora e estilo de composição, teve grande influência no modo como os filmes passaram a ser musicados, e conquistou seu lugar ao lado de Miklos Rozsa, Erich Wolfgang Korngold, Franz Waxman, Alfred Newman e Max Steiner na galeria dos grandes compositores da Era de Ouro de Hollywood. Nascido em Nova York no dia 29 de junho de 1911, Herrmann foi um prodígio que iniciou a compor ainda adolescente, e aos 20 anos de idade formou uma orquestra. A sua amizade com o então apenas promissor diretor Orson Welles levou-o a compor para muitos dos programas de rádio de Welles, e principalmente ao seu primeiro score cinematográfico em 1941 – CITIZEN KANE. Nos trinta anos que se seguiram, Herrmann compôs algumas das mais inovadores e marcantes trilhas que o cinema conheceu. A filmografia de Herrmann contém tantas obras-primas que é difícil destacar alguma: THE MAGNIFICENT AMBERSONS, THE GHOST AND MRS. MUIR, THE WRONG MAN, VERTIGO, NORTH BY NORTHWEST, PSYCHO, CAPE FEAR…

Em contraste ao estilo que prevalecia em Hollywood, as trilhas de Herrmann, no lugar de luxuriantes arranjos para toda a orquestra, possuíam orquestrações incomuns, normalmente dando ênfase a uma categoria específica de instrumentos. É o caso da música de PSICOSE (1960), composta exclusivamente para cordas. Igualmente inovador foi o uso de temas breves e facilmente reconhecíveis, ao invés de melodias mais longas. Herrmann conquistou o Oscar em 1941 por THE DEVIL AND DANIEL WEBSTER, sendo também indicado por CITIZEN KANE (1941), ANA AND THE KING OF SIAM (1946), TAXI DRIVER (1976) e OBSESSION.

bennyhitch

Hitch e Herrmann

A partir de 1993, uma série de relançamentos e regravações em CD trouxeram a obra de Herrmann para toda uma nova geração de apreciadores de trilhas sonoras. Destaca-se na extinta Fox Classic Series THE DAY THE EARTH STOOD STILL (1951), com a gravação original remasterizada em estéreo. A London relançou várias suítes de obras conduzidas pelo compositor nos anos 60 e 70 (já editadas nos anos 80 nos 4 CDs de The Concert Suites), e a Marco Polo produziu uma nova gravação de JANE EYRE (1944), à qual seguiu-se GARDEN OF EVIL (1954).

benny03A Rhino lançou a primeira versão integral da trilha de NORTH BY NORTHWEST (1959), mas sem dúvida o mérito maior fica com a tradicional gravadora Varèse Sarabande, que ao lado de outros títulos de Herrmann em catálogo, adicionou regravações conduzidas por Joel McNeely de FAHRENHEIT 451, VERTIGO (além da versão expandida da gravação original), THE TROUBLE WITH HARRY e PSYCHO. A Varèse também retomou a série clássica da Fox com a gravação estéreo original de JOURNEY TO THE CENTER OF THE EARTH (1959) e THE GHOST AND MRS. MUIR.  Nesta primeira edição integral de VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, as orquestrações graves e majestosas, sem qualquer tipo de cordas e com o uso de vibrafone, metais, cinco órgãos e harpas, a música mostra ser o verdadeiro cenário do filme. Nela podemos visualizar as cavernas gigantescas, os monstros pré-históricos, a cidade perdida de Atlântida, as explosões vulcânicas. Na nova edição de PSYCHO (VSD-5765), de um modo geral, o condutor conseguiu recriar o ritmo e o tempo da música de Herrmann, porém haverá quem ainda prefira a versão que o próprio autor regravou em 1975, conduzindo a National Philarmonic Orchestra, ou até mesmo a excelente adaptação que Danny Elfman fez da trilha para a controvertida refilmagem de 1998. O CD de McNeely, contudo, possui alguns bônus – uma versão alternativa da sequência pós-assassinato, e mais importante, o tratamento original de Herrmann para a faixa “Discovery”. No filme, Hitchcock preferiu repetir os violinos do assassinato do chuveiro na cena em que Vera Miles descobre o cadáver embalsamado da mãe de Norman Bates (Anthony Perkins). A série de McNeely prosseguiu com CITIZEN KANE e a trilha rejeitada por Hitchcock para TORN CURTAIN.

Entre outras regravações de obras de Herrmann, ainda citamos THE 7th VOYAGE OF SINBAD (VSD-5961), conduzida por John Debney, a primeira versão completa em CD de JASON AND THE ARGONAUTS (MAF-7083), conduzida por Bruce Broughton, e THE EGYPTIAN, composta em parceria com o grande Alfred Newman. Bernard Herrmann morreu em 23 de dezembro de 1975, algumas horas após encerrar as gravações de TAXI DRIVER, de Martin Scorcese, trilha relançada em 1998 pela Arista em uma estupenda e completa edição. Scorcese, aliás, era um grande fã do compositor, a quem teve a oportunidade de homenagear quando refilmou CAPE FEAR (1991): reutilizou a trilha do filme original composta por Herrmann, adaptada por Elmer Bernstein, juntamente com trechos do score não utilizado em TORN CURTAIN.

herrmannHERRMANN E O OSCAR 

1941 – Vencedor, Melhor Partitura Original para Drama – The Devil and Daniel Webster
1976 – Indicado, Melhor Partitura Original – Taxi Driver
1976 – Indicado, Melhor Partitura Original – Obsession
1946 – Indicado, Melhor Partitura Original para Drama ou Comédia – Anna and the King of Siam
1941 – Indicado, Melhor Partitura Original para Drama – Citizen Kane

Jorge Saldanha

77 comentários sobre “Perfil: BERNARD HERRMANN (1911-1975)

  1. Pingback: Na Trilha: A Dramaturgia Musical de PSICOSE | ScoreTrack.net

  2. Pingback: Perfil: ELMER BERNSTEIN (1922-2004) | ScoreTrack.net

  3. Pingback: Na Trilha: Pequena História da Música de Cinema – Parte I | ScoreTrack.net

  4. Pingback: Na Trilha: Pequena História da Música de Cinema – Parte II | ScoreTrack.net

  5. Pingback: Na Trilha: O Fervilhante caldeirão criativo dos anos 1970 | ScoreTrack.net

  6. Pingback: Resenha de Arquivo: THE 7th VOYAGE OF SINBAD – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  7. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 10 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net

  8. Pingback: Perfil: HENRY MANCINI (1924-1994) | ScoreTrack.net

  9. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 17 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net

  10. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 07 de Janeiro a 11 de Fevereiro | ScoreTrack.net

  11. Pingback: JÁ NÃO SE FAZEM MAIS TRILHAS COMO ANTIGAMENTE | ScoreTrack.net

  12. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 10/01/2014 | ScoreTrack.net

  13. Pingback: Perfil: ALAN SILVESTRI | ScoreTrack.net

  14. Pingback: SIMBAD: Um Herói com História Musical | ScoreTrack.net

  15. Pingback: Resenha: TRANSCENDENCE – Mychael Danna (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  16. Pingback: Resenha: TRANSCENDENCE – Mychael Danna (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  17. Pingback: Na Trilha: A TRILHA SONORA NO CINEMA | ScoreTrack.net

  18. Pingback: Perfil: ALFRED NEWMAN (1901-1970) | ScoreTrack.net

  19. Pingback: Entrevista: Tyler Bates | ScoreTrack.net

  20. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 14/08/2014 | ScoreTrack.net

  21. Pingback: Resenha: PENNY DREADFUL – Abel Korzeniowski (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  22. Pingback: Resenha de Arquivo: BATMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  23. Pingback: Resenha: PENNY DREADFUL – Abel Korzeniowski (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  24. Pingback: Resenha de Arquivo: THE DAY THE EARTH STOOD STILL – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  25. Pingback: Resenha: STONEHEARST ASYLUM – John Debney (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  26. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 23/10/2014 | ScoreTrack.net

  27. Pingback: Resenha: GONE GIRL – Trent Reznor, Atticus Ross (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  28. Pingback: Resenha: MR. TURNER – Gary Yershon (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  29. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 26/02/2015 | ScoreTrack.net

  30. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 17 de Março a 12 de Maio | ScoreTrack.net

  31. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 24 de Março a 23 de Junho | ScoreTrack.net

  32. Pingback: Resenha: DUEL – Billy Goldenberg (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  33. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 01/04/2015 | ScoreTrack.net

  34. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 09/04/2015 | ScoreTrack.net

  35. Pingback: Resenha: BENEATH THE 12-MILE REEF – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  36. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 28 de Abril a 23 de Junho | ScoreTrack.net

  37. Pingback: Na Trilha: CHARLES GERHARDT e as Clássicas Trilhas Sonoras de Hollywood | ScoreTrack.net

  38. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 12 de Maio a 23 de Junho | ScoreTrack.net

  39. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LEGENDS OF CHIMA VOL. 2 – Anthony Lledo | ScoreTrack.net

  40. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Maio a 15 de Agosto | ScoreTrack.net

  41. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | ScoreTrack.net

  42. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | SCI FI do Brasil

  43. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 02 de Junho a 15 de Agosto de 2015 | ScoreTrack.net

  44. Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 16 de Junho a 11 de Agosto de 2015 | ScoreTrack.net

  45. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 18/06/2015 | ScoreTrack.net

  46. Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 06/18/2015 | ScoreTrack.net

  47. Pingback: Na Trilha: As Odisseias Musicais de TRÓIA | ScoreTrack.net

  48. Pingback: Resenha de Arquivo: JAWS – ANNIVERSARY COLLECTOR’S EDITION – John Williams (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  49. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 17/09/2015 | ScoreTrack.net

  50. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GOOSEBUMPS – Danny Elfman | ScoreTrack.net

  51. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: EN MAI, FAIS CE QU’IL TE PLAÎT – Ennio Morricone | ScoreTrack.net

  52. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HATEFUL EIGHT- Ennio Morricone | ScoreTrack.net

  53. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 12/02/2016 | ScoreTrack.net

  54. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: 10 CLOVERFIELD LANE – Bear McCreary | ScoreTrack.net

  55. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: 10 CLOVERFIELD LANE – Bear McCreary – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  56. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/05/2016 | ScoreTrack.net

  57. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 25/08/2016 | ScoreTrack.net

  58. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE SECRET LIFE OF PETS – Alexandre Desplat | ScoreTrack.net

  59. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SAUSAGE PARTY – Christopher Lennertz, Alan Menken | ScoreTrack.net

  60. Pingback: Resenha de Arquivo (Trilha Sonora): THE DARK KNIGHT – Hans Zimmer, James Newton Howard | ScoreTrack.net

  61. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOCTURNAL ANIMALS – Abel Korzeniowski | ScoreTrack.net

  62. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: JACKIE – Mica Levi | ScoreTrack.net

  63. Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2016 – Parte 1 | ScoreTrack.net

  64. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami | ScoreTrack.net

  65. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português

  66. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOVO MUNDO (TV) – Alan Menken | ScoreTrack.net

  67. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOVO MUNDO (TV) – Sasha Amback | ScoreTrack.net

  68. Pingback: Perfil: Danny Elfman | ScoreTrack.net

  69. Pingback: Na Trilha: Alguns Sagrados Ensinamentos dos Grandes Mestres – ScoreTrack.net

  70. Pingback: Na Trilha: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR – ScoreTrack.net

  71. Pingback: Sci Files: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português

  72. Pingback: Resenha de Arquivo: THE GOLDEN VOYAGE OF SINBAD – Miklós Rózsa (Trilha Sonora) – ScoreTrack.net

  73. Pingback: Resenha de Arquivo: THE FURY: THE DELUXE EDITION – John Williams (Trilha Sonora) – ScoreTrack.net

  74. Pingback: Hitchcock: Música para Matar – ScoreTrack.net

  75. Pingback: A Sinfonia de OS PÁSSAROS – ScoreTrack.net

  76. Pingback: Perfil: Barry Gray (1908-1984) – ScoreTrack.net

  77. Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 21 de Dezembro a 08 de Fevereiro – ScoreTrack.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s