Muitos discutem se Bernard Herrmann foi o maior compositor de cinema que já existiu. Mas é indiscutível que Herrmann, graças ao seu legado em termos de estrutura musical, uso de instrumentação inovadora e estilo de composição, teve grande influência no modo como os filmes passaram a ser musicados, e conquistou seu lugar ao lado de Miklos Rozsa, Erich Wolfgang Korngold, Franz Waxman, Alfred Newman e Max Steiner na galeria dos grandes compositores da Era de Ouro de Hollywood. Nascido em Nova York no dia 29 de junho de 1911, Herrmann foi um prodígio que iniciou a compor ainda adolescente, e aos 20 anos de idade formou uma orquestra. A sua amizade com o então apenas promissor diretor Orson Welles levou-o a compor para muitos dos programas de rádio de Welles, e principalmente ao seu primeiro score cinematográfico em 1941 – CITIZEN KANE. Nos trinta anos que se seguiram, Herrmann compôs algumas das mais inovadores e marcantes trilhas que o cinema conheceu. A filmografia de Herrmann contém tantas obras-primas que é difícil destacar alguma: THE MAGNIFICENT AMBERSONS, THE GHOST AND MRS. MUIR, THE WRONG MAN, VERTIGO, NORTH BY NORTHWEST, PSYCHO, CAPE FEAR…
Em contraste ao estilo que prevalecia em Hollywood, as trilhas de Herrmann, no lugar de luxuriantes arranjos para toda a orquestra, possuíam orquestrações incomuns, normalmente dando ênfase a uma categoria específica de instrumentos. É o caso da música de PSICOSE (1960), composta exclusivamente para cordas. Igualmente inovador foi o uso de temas breves e facilmente reconhecíveis, ao invés de melodias mais longas. Herrmann conquistou o Oscar em 1941 por THE DEVIL AND DANIEL WEBSTER, sendo também indicado por CITIZEN KANE (1941), ANA AND THE KING OF SIAM (1946), TAXI DRIVER (1976) e OBSESSION.

Hitch e Herrmann
A partir de 1993, uma série de relançamentos e regravações em CD trouxeram a obra de Herrmann para toda uma nova geração de apreciadores de trilhas sonoras. Destaca-se na extinta Fox Classic Series THE DAY THE EARTH STOOD STILL (1951), com a gravação original remasterizada em estéreo. A London relançou várias suítes de obras conduzidas pelo compositor nos anos 60 e 70 (já editadas nos anos 80 nos 4 CDs de The Concert Suites), e a Marco Polo produziu uma nova gravação de JANE EYRE (1944), à qual seguiu-se GARDEN OF EVIL (1954).
A Rhino lançou a primeira versão integral da trilha de NORTH BY NORTHWEST (1959), mas sem dúvida o mérito maior fica com a tradicional gravadora Varèse Sarabande, que ao lado de outros títulos de Herrmann em catálogo, adicionou regravações conduzidas por Joel McNeely de FAHRENHEIT 451, VERTIGO (além da versão expandida da gravação original), THE TROUBLE WITH HARRY e PSYCHO. A Varèse também retomou a série clássica da Fox com a gravação estéreo original de JOURNEY TO THE CENTER OF THE EARTH (1959) e THE GHOST AND MRS. MUIR. Nesta primeira edição integral de VIAGEM AO CENTRO DA TERRA, as orquestrações graves e majestosas, sem qualquer tipo de cordas e com o uso de vibrafone, metais, cinco órgãos e harpas, a música mostra ser o verdadeiro cenário do filme. Nela podemos visualizar as cavernas gigantescas, os monstros pré-históricos, a cidade perdida de Atlântida, as explosões vulcânicas. Na nova edição de PSYCHO (VSD-5765), de um modo geral, o condutor conseguiu recriar o ritmo e o tempo da música de Herrmann, porém haverá quem ainda prefira a versão que o próprio autor regravou em 1975, conduzindo a National Philarmonic Orchestra, ou até mesmo a excelente adaptação que Danny Elfman fez da trilha para a controvertida refilmagem de 1998. O CD de McNeely, contudo, possui alguns bônus – uma versão alternativa da sequência pós-assassinato, e mais importante, o tratamento original de Herrmann para a faixa “Discovery”. No filme, Hitchcock preferiu repetir os violinos do assassinato do chuveiro na cena em que Vera Miles descobre o cadáver embalsamado da mãe de Norman Bates (Anthony Perkins). A série de McNeely prosseguiu com CITIZEN KANE e a trilha rejeitada por Hitchcock para TORN CURTAIN.
Entre outras regravações de obras de Herrmann, ainda citamos THE 7th VOYAGE OF SINBAD (VSD-5961), conduzida por John Debney, a primeira versão completa em CD de JASON AND THE ARGONAUTS (MAF-7083), conduzida por Bruce Broughton, e THE EGYPTIAN, composta em parceria com o grande Alfred Newman. Bernard Herrmann morreu em 23 de dezembro de 1975, algumas horas após encerrar as gravações de TAXI DRIVER, de Martin Scorcese, trilha relançada em 1998 pela Arista em uma estupenda e completa edição. Scorcese, aliás, era um grande fã do compositor, a quem teve a oportunidade de homenagear quando refilmou CAPE FEAR (1991): reutilizou a trilha do filme original composta por Herrmann, adaptada por Elmer Bernstein, juntamente com trechos do score não utilizado em TORN CURTAIN.
HERRMANN E O OSCAR
1941 – Vencedor, Melhor Partitura Original para Drama – The Devil and Daniel Webster
1976 – Indicado, Melhor Partitura Original – Taxi Driver
1976 – Indicado, Melhor Partitura Original – Obsession
1946 – Indicado, Melhor Partitura Original para Drama ou Comédia – Anna and the King of Siam
1941 – Indicado, Melhor Partitura Original para Drama – Citizen Kane
Jorge Saldanha
Pingback: Na Trilha: A Dramaturgia Musical de PSICOSE | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: ELMER BERNSTEIN (1922-2004) | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Pequena História da Música de Cinema – Parte I | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Pequena História da Música de Cinema – Parte II | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: O Fervilhante caldeirão criativo dos anos 1970 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: THE 7th VOYAGE OF SINBAD – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 10 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: HENRY MANCINI (1924-1994) | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 17 de Dezembro a 21 de Janeiro | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 07 de Janeiro a 11 de Fevereiro | ScoreTrack.net
Pingback: JÁ NÃO SE FAZEM MAIS TRILHAS COMO ANTIGAMENTE | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 10/01/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: ALAN SILVESTRI | ScoreTrack.net
Pingback: SIMBAD: Um Herói com História Musical | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: TRANSCENDENCE – Mychael Danna (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: TRANSCENDENCE – Mychael Danna (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Na Trilha: A TRILHA SONORA NO CINEMA | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: ALFRED NEWMAN (1901-1970) | ScoreTrack.net
Pingback: Entrevista: Tyler Bates | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 14/08/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: PENNY DREADFUL – Abel Korzeniowski (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: BATMAN – Danny Elfman (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: PENNY DREADFUL – Abel Korzeniowski (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil
Pingback: Resenha de Arquivo: THE DAY THE EARTH STOOD STILL – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: STONEHEARST ASYLUM – John Debney (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 23/10/2014 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: GONE GIRL – Trent Reznor, Atticus Ross (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: MR. TURNER – Gary Yershon (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 26/02/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 17 de Março a 12 de Maio | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 24 de Março a 23 de Junho | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: DUEL – Billy Goldenberg (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 01/04/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 09/04/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha: BENEATH THE 12-MILE REEF – Bernard Herrmann (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 28 de Abril a 23 de Junho | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: CHARLES GERHARDT e as Clássicas Trilhas Sonoras de Hollywood | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 12 de Maio a 23 de Junho | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LEGENDS OF CHIMA VOL. 2 – Anthony Lledo | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 19 de Maio a 15 de Agosto | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: MAD MAX – FURY ROAD – Junkie XL | SCI FI do Brasil
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 02 de Junho a 15 de Agosto de 2015 | ScoreTrack.net
Pingback: SCORE NEWS: Lançamentos de 16 de Junho a 11 de Agosto de 2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 18/06/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: LATEST SOUNDTRACK RELEASES – 06/18/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: As Odisseias Musicais de TRÓIA | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: JAWS – ANNIVERSARY COLLECTOR’S EDITION – John Williams (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 17/09/2015 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GOOSEBUMPS – Danny Elfman | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: EN MAI, FAIS CE QU’IL TE PLAÎT – Ennio Morricone | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HATEFUL EIGHT- Ennio Morricone | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 12/02/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: 10 CLOVERFIELD LANE – Bear McCreary | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: 10 CLOVERFIELD LANE – Bear McCreary – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 05/05/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 25/08/2016 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE SECRET LIFE OF PETS – Alexandre Desplat | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: SAUSAGE PARTY – Christopher Lennertz, Alan Menken | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo (Trilha Sonora): THE DARK KNIGHT – Hans Zimmer, James Newton Howard | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOCTURNAL ANIMALS – Abel Korzeniowski | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: JACKIE – Mica Levi | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Retrospectiva 2016 – Parte 1 | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: LOGAN – Marco Beltrami – SCI FI do Brasil – O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOVO MUNDO (TV) – Alan Menken | ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Trilha Sonora: NOVO MUNDO (TV) – Sasha Amback | ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: Danny Elfman | ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: Alguns Sagrados Ensinamentos dos Grandes Mestres – ScoreTrack.net
Pingback: Na Trilha: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR – ScoreTrack.net
Pingback: Sci Files: A Música da Série VIAGEM AO FUNDO DO MAR | SCI FI do Brasil - O Portal da Ficção Científica em Português
Pingback: Resenha de Arquivo: THE GOLDEN VOYAGE OF SINBAD – Miklós Rózsa (Trilha Sonora) – ScoreTrack.net
Pingback: Resenha de Arquivo: THE FURY: THE DELUXE EDITION – John Williams (Trilha Sonora) – ScoreTrack.net
Pingback: Hitchcock: Música para Matar – ScoreTrack.net
Pingback: A Sinfonia de OS PÁSSAROS – ScoreTrack.net
Pingback: Perfil: Barry Gray (1908-1984) – ScoreTrack.net
Pingback: LANÇAMENTOS DE TRILHAS SONORAS: 21 de Dezembro a 08 de Fevereiro – ScoreTrack.net