Música composta por Michael Giacchino
Selo
: Varese Sarabande Records
Catálogo
: VSD-7198
Lançamento: 21/05/2013
Cotação: ****

Em 2009, para o recomeço da série Star Trek nos cinemas, o compositor Michael Giacchino, ao mesmo tempo, procurou respeitar a tradição musical da série e acrescentar a sua própria marca. As críticas foram positivas, e o score logo se tornou um dos pontos altos da carreira do compositor. Quatro anos depois, ele tem a chance de revisitar esse universo e dar prosseguimento a algumas ideias presentes no álbum anterior, ao mesmo tempo em que adiciona novas cores e texturas.

Na continuação do sci-fi, intitulada no Brasil Além da Escuridão – Star Trek, os heróis são atacados por um terrível e poderoso vilão, disposto a tudo para destruir a Federação. Trata-se, portanto, de uma história mais sombria que a de seu antecessor, e a trilha do filme procura seguir esse clima. Assim, Giacchino, nessa partitura, toma algumas liberdades e procura seguir caminhos e estilos que até então ele próprio não havia explorado antes. A música é mais grandiosa que no anterior, e possui maior dramatismo também. É como se, ao mesmo tempo, o músico tivesse se inspirado no Hans Zimmer ouvido em trilhas como Além da Linha Vermelha, O Último Samurai e Rei Arthur, bem como no estilo empregado por John Williams para a nova trilogia de Star Wars, em especial o Episódio III – mas sem perder sua própria identidade, é claro.

O álbum inicia exatamente da mesma forma que o anterior, ou seja, com o tema da franquia composto por Giacchino executado pelas trompas, seguido por um crescendo. A faixa prossegue então com um trecho de ação agitado, interpretado por toda a orquestra, que inclui também uma parte do tema de Spock que o compositor criou para o primeiro filme. Na sequência, temos a enérgica e tensa “Spock Drops, Kirk Jumps”, que inclusive conta com o coral para dar maior grandiosidade.

A terceira faixa, “Sub Prime Directive”, apresenta uma versão do tema principal, que virá a se tornar recorrente no álbum. Ao final, ela apresenta um trecho semelhante ao “Enterprising Young Men”, do álbum do primeiro filme. Em seguida, “London Calling” inicia com um motivo cíclico no piano, em estilo “pianinho”, que depois recebe acompanhamento da seção de cordas, finalizando com uma passagem de ação. A faixa seguinte, “Meld-Merized”, é dramática e melancólica, com as cordas insinuando um clima pesado de tensão. Ao final, o tema do vilão John Harrisson aparece pela primeira vez, soturno e sombrio.

Na sequência, “The Kronos Wartet” é uma faixa incomum para Giacchino. Ela lembra o estilo empregado por Zimmer em Anjos e Demônios, e emprega em sua orquestração uma mistura de corais “de guerra”, guitarras, sintetizadores e orquestra, numa melodia poderosa. Em seguida, ouve-se uma passagem atmosférica, porém ameaçadora, que vai crescendo até incorporar uma parte do tema de Harrisson ao final. A faixa seguinte, “Brigadoom”, possui dramaticidade e tensão crescentes, inclusive com uma interpretação melancólica do tema do antagonista.

O álbum prossegue com “Ship to Ship” e “Earthbound and Down”, duas faixas de ação repletas de energia. Na primeira, o grande destaque vai para um arpejo executado pelas cordas que, acompanhado pelos metais, confere grande força à melodia. Já na segunda, vale ressaltar o uso da percussão junto à orquestra, que acentua o clima de tensão e urgência.

A décima faixa, “Warp Core Values”, tem um tom quase elegíaco, e utiliza toda a orquestra e o coral para reforçar o drama. Ela é seguida pela bela e triste “Buying the Space Farm”, que utiliza as cordas, o piano e a harpa numa melodia melancólica, que lembra o estilo empregado pelo compositor na série Lost. A faixa, porém finaliza em tons sombrios, inclusive ao sugerir o tema do vilão.

O clímax é atingido com “The San Fran Hustle”, em que toda a orquestra é utilizada para representar a batalha final. Giacchino, que é um bom compositor de faixas de ação, aqui compõe uma melodia poderosa, repleta de tensão e adrenalina. Vale ressaltar também o bom trabalho de orquestração feito por Tim Simonec, que também regeu a trilha, que não deixa que nenhuma seção da orquestra seja desperdiçada. A faixa é seguida por “Kirk Enterprises”, que é, ao mesmo tempo, melancólica e triunfal. O tema principal retorna, com o coral acompanhando a orquestra, bem como o tema original, de Alexander Courage.

O score se encerra com “Star Trek Main Theme”, que apresenta novamente o tema principal, porém aqui interpretado de forma mais grandiosa e épica que no primeiro filme, com grande participação de toda a orquestra e o coral. O álbum ainda traz a faixa bônus “The Growl”, uma canção pop de estilo futurista – e que causa certo estranhamento, após o estilo orquestral de Giacchino.

A maior crítica, porém, que se pode fazer a esse álbum, é a sua curta duração. Contendo menos de cinquenta minutos de música, ele impede o desenvolvimento mais adequado dos novos temas desse filme. O maior prejudicado é o tema do vilão John Harrisson, que só faz apresentações esporádicas aqui e ali, mas nunca o ouvimos em sua forma completa. Talvez o lançamento de uma edição especial, com mais faixas, corrija esse problema (a exemplo do que houve com o álbum do primeiro filme), mas é dever das gravadoras apresentar o máximo possível da música composta para o longa, mesmo nas versões básicas dos álbuns.

Seja como for, Além da Escuridão – Star Trek é mais um bom trabalho de Giacchino. Talvez este seja o seu trabalho mais sombrio até agora, com boa parte das faixas direcionadas à ação e ao suspense. Mesmo assim, o score representa uma boa evolução da música do primeiro filme. Que ele continue assim caso seja chamado para a (provável) continuação da franquia.

Faixas:

  1. Logos – Pranking The Natives
  2. Spock Drops, Kirk Jumps
  3. Sub Prime Directive
  4. London Calling
  5. Meld-merized
  6. The Kronos Wartet
  7. Brigadoom
  8. Ship To Ship
  9. Earthbound And Down
  10. Warp Core Values
  11. Buying The Space Farm
  12. The San Fran Hustle
  13. Kirk Enterprises
  14. Star Trek Main Theme
  15. The Growl

Duração: 44:67

Tiago Rangel

Anúncios