bsg_blood_chrome

Resenha: BATTLESTAR GALACTICA – BLOOD & CHROME – Bear McCreary (Trilha Sonora)


BG_Blood_Chrome_CDMúsica composta por Bear McCreary
Selo: La-La Land Records
Catálogo: LLLCD 1246
Lançamento: March 12, 2013
Cotação: ****

O nativo da Flórida Bear McCreary esteve envolvido em projetos como Battlestar Galactica, Terminator: The Sarah Connor Chronicles, Caprica, Human Target e The Walking Dead desde sua origem. E Human Target proporcionou sua primeira indicação ao Emmy, pelo tema principal da série.

McCreary possui um estilo incomum para um compositor de televisão; ele tende a ser mais cinemático e expansivo, ainda assim as restrições do cronograma apertado o obrigam a criar temas menores a fim de desenvolver uma narrativa mais fluída. No score de Blood & Chrome, criado para outra spin-off de BSG, há uma variedade de sons reminescentes de Blade Runner e Skyfall.

A percussão é seca e envolvente, movendo a história adiante e provocantemente dizendo ao ouvinte para acompanhá-la, algo similar à empregada em O Exterminador do Futuro II por Brad Fiedel. As flautas desempenham um papel importante, e trazem uma sensação de saudades de casa e de ambiente inóspito, especialmente porque frequentemente são combinadas com característcas da música do Oriente. Além disso, a descoberta é um aspecto importante e as flautas neste score são essencialmente evocativas.

De longe, a faixa mais marcante do trabalho é “Archeron”. Ela começa como uma peça simples para cordas, com tons de suspense, e evolui para um acelerado electro sound misturando influências orientais e momentos à la Hans Zimmer. A percussão ataca novamente, mas agora as guitarras são gritantes e abertas e também fazem um contraponto aos temas orientais que são colocados à sua frente, enquanto atuam no fundo junto com as cordas. O baixo nessa faixa conduz o ritmo de forma quase imperceptível, de modo que será necessário ouví-la três ou quatro vezes para compreender seu propósito.

Concluindo, em um período relativamente curto Bear McCreary está se tornando um nome reconhecido na comunidade de compositores de trilhas sonoras. Não só para programas de televisão mas também para o cinema, que é o lugar ao qual pertence.

Faixas:

1. Dear Dad
2. The Galactica (Featuring Raya Yarbrough, vocals – Contains “Theme from Battlestar Galactica” by Stu Phillips and Glen A. Larson)
3. The Mission Begins
4. Becca’s Past
5. Archeron
6. The Ghost Fleet7. Coker and Kirby
8. The Last Battle of the Osiris
9. Emergency Landing
10. The Ice Cave
11. You Will Regret This
12. Coker’s Interlude (Performed by Joohyun Park)
13. Ski Lodge Battle
14. Automated Cylon Transmission Relay
15. A Cylon Spy
16. Coker’s Photo
17. Husker
18. Apocalypse: Blood & Chrome (Featuring Raya Yarbrough and Brendan McCreary, vocals – Lyrics by Raya Yarbrough – Music by Bear McCreary)

Total Time: 68:17

Atila Almeida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s