Resenha: LIFE OF PI – Mychael Danna (Trilha Sonora)


Música composta por Mychael Danna
Selo: Sony Classical
Catálogo: SK 547725
Lançamento: 19/11/2012
Cotação: ****

O compositor canadense Mychael Danna trilhou um caminho muito exótico neste score. Danna é acostumado ao uso da alegoria, como percebemos em trabalhos como The Imaginarium of Doctor Parnassus, e à combinação do minimalismo eletrônico/orquestral com sons não-ocidentais, o que faz dele um pioneiro no campo. As razões para que alguns não apreciem muito seu trabalho devem basear-se mais em falta de exposição, do que em falta de talento.

Quanto à trilha sonora em si, um fenômeno bem discernível acontece: da perspectiva do compositor, é ultra empolgante dar um tempero especial à música empregando uma paleta sonora diferente, mas por outro lado o resultado pode não ser o mesmo para o ouvinte, fazendo as coisas irem do ocidente para o oriente (o trocadilho é intencional). Mesmo assim é inegável que este é um tremendo trabalho técnico, soberbamente criado e que certamente irá agradar em cheio aos fãs da new age ou world music.

Temos momentos sinfônicos que remetem à London Symphony Orchestra, muitos temas indianos e até música francesa, como em “Piscine Molitor Patel”. Parece-me bem claro que todo o score deve ser considerado como uma alegoria para a água correndo no oceano e na consciência, para ajudar o filme a cativar a imaginação do espectador. A alegoria também serve para ilustrar a busca pela espiritualidade, que apesar de muitas pessoas não perceberem, é algo bem maior que religião.

Levando o que foi dito em consideração, as faixas “Which Story Do You Prefer?” e “Back to The World” podem ser consideradas a restauração de tudo o que foi perdido em meio às convulsões da trama, onde a primeira apresenta a história e a segunda reconhece a realidade. Realidade é quando o garoto, os instintos e os desejos (estes simbolizados no Tigre chamado Richard Parker) podem coexistir no mesmo espaço a fim de sobreviver. Tudo, enfim, representado pelo etéreo, esperançoso Pi e Richard Parker.

Em suma, Mychael Danna direciona seus esforços rumo à fantasia para entrar em um mundo onde coisas extraordinárias acontecem, ajudando a tornar o improvável em algo quase certo nas imagens do diretor Ang Lee.

Faixas:

1. Pi’s Lullaby
2. Piscine Molitor Patel
3. Pondicherry
4. Meeting Krishna
5. Christ In The Mountains
6. Thank You Vishnu For Introducing Me To Christ
7. Richard Parker
8. Appa’s Lesson
9. Anandi
10. Leaving India
11. The Deepest Spot On Earth
12. Tsimtsum
13. Death Of The Zebra
14. First Night, First Day
15. Set Your House In Order
16. Skinny Vegetarian Boy
17. Pi And Richard Parker
18. The Whale
19. Flying Fish
20. Tiger Training
21. Orphans
22. Tiger Vision
23. God Storm
24. I’m Ready Now
25. The Island
26. Back To The World
27. The Second Story
28. Which Story Do You Prefer?

Duração: 65:11

Atila Paton

14 opiniões sobre “Resenha: LIFE OF PI – Mychael Danna (Trilha Sonora)”

  1. Na boa, mas é brincadeira de mau gosto uma trilha desta ganhar o prêmio máximo da academia, o Oscar. Bom depois que Rede Social trilha sofrível ganhou de A Origem, uma das melhores composições de Hans Zimmer, uma trilha que se mostra presente no filme em diversas cenas onde impera a música as vezes sozinha em outras apenas junto com os efeitos sonoros e perdeu o Oscar, só posso dizer que os eleitores devem estar analisando mais as capas dos cds ou filmes polêmicos do seu o seu conteúdo.
    Neste ano que Pi levou, John Carter de Michael Giacchino a melhor trilha, sequer foi indicado afinal de contas é o score em questão e não o filme.
    E não é de hoje, se analisarmos a história do Oscar….tem uma legião de compositores e trilhas esquecidas pela academia mas imortalizadas por nós fãs de trilhas sonoras.
    Um universo onde podemos afirmar que mestres como John Williams e Jerry Goldsmith são os maiores azarões se analisarmos a quantidade de vezes que foram indicados em comparação as estatuetas que levaram para casa.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s