Música composta por Orbital
Selo
: Silva Screen Records
Catálogo: SILCD1394
Lançamento: 08/10/2012
Cotação: ****½

O espanhol Luis Prieto convocou a dupla inglesa Paul e Phil Hartnoll (Orbital) para contar musicalmente a história de Pusher (originalmente dirigido por Nicolas Winding Refn) sob um ponto de vista britânico, e os resultados  são, para dizer o mínimo, surpreendentes.

A abordagem de Orbital nos apresenta a atmosfera underground de Londres, com sua vibração masculina, como um motivo recorrente. Eles definitivamente buscam inspiração em  Tangerine Dream aqui e ali, lançando seu acid house no score, mas ao final o elemento contemporâneo prevaleceu mesmo assim.

Frank (o protagonista) é um completo idiota e, isso precisa ser dito, está tão envolvido em seu próprio mundo de sonho/pesadelo que começa a entrar em colapso, incapaz de, enquanto se afoga, perceber os sinais de que necessita parar. Portanto, é possível considerar a trilha sonora como uma coletânea de sonhos e dramas de Frank, que irá lançá-lo pelas ruas de Londres, levando também a você para lugares escuros, sujos e enlameados.

A luz é outro elemento muito interessante devido a aspectos semióticos, as cenas de espíritos elevados sempre apresentarão cores brilhantes  e uma sensação de otimismo, o que começará a desvanecer quando Frank deixa de ser capaz de estar no controle da situação. O baixo torna-se mais forte, o fundo torna-se  mais sombrio e você vê que Frank está acordando para se encontrar em grandes encrencas.

Há alguns temas mentalmente perturbadores como “Party Freak” e “Driving and Clubbing”, porém os mais interessantes vem do outro lado do espectro como “Pusher Theme”, que evoca sensações de Blade Runner com batidas contemporâneas. “Turkish Tension” sintetiza a ligação entre ação e drama, deixando a trilha bem em uma posição intermediária e você tentando adivinhar o que está acontecendo na cena correspondente.

Orbital fez a ideia funcionar soberbamente, voltando ao que poderia ser aprimorado de seus primeiros anos de carreira, e foi adiante para abraçar a cena clubber combinada com a decadência em espiral do tráfico de drogas. Mesmo que você não tenha interesse em assistir a este tipo de filme, é muito bom relaxar e ver/ouvir como todo o processo se desenrola.

Faixas:

1. Pusher Theme
2. Pay Me The Money
3. Driving And Clubbing
4. Turkish Tension
5. Bridge Deal
6. Cutting And Doing
7. Chase
8. Cell
9. Frank Mirror
10. Haken Bar
11. Serious Pet Shop
12. VIP
13. Heroin Bath
14. Pet Shop Suicide
15. Frank Car Freak
16. Kiss
17. Coffee Kneecaps
18. Cab To Danaka’s
19. Safe Kitchen
20. Party Freak
21. Post Nipple
22. Go With The Flo
23. Guns And Party (Bonus Track)
24. Higher (Lloyd Perrin)
25. The Music (Instrumental Version, Marcus Marr)
26. Beat And The Pulse (Still Going Remix, Austra)

Duração: 74:35

Atila Paton

Anúncios