Resenha: SNOW WHITE AND THE HUNTSMAN – James Newton Howard (Trilha Sonora)


Música composta por James Newton Howard, regida por Pete Anthony
Selo: Universal Republic
Catálogo: 001693002
Lançamento: 29/05/2012
Cotação: ****

Alguns críticos e fãs de trilhas sonoras andam dizendo que James Newton Howard perdeu a inspiração, e que seus trabalhos têm sido bastante irregulares após o ótimo score de O Último Mestre do Ar. Após trilhas como a fraca Lanterna Verde e Jogos Vorazes (que é uma boa partitura, porém aquém do talento do compositor), muitos pareciam acreditar que seus scores não voltariam a ter o mesmo brilho de antes. Felizmente, a trilha de Branca de Neve e o Caçador, ainda que não possua a excelência de Dinossauro, Sinais ou A Vila, possui méritos suficientes ara mostrar que o compositor ainda pode nos surpreender positivamente. 

Diferentemente de Jogos Vorazes, onde parece ter trabalhado com o pé no freio (certamente por orientação do diretor, que não queria algo muito intrusivo), aqui Howard tem a oportunidade de compor uma trilha mais grandiosa, com a utilização de orquestra e coral, além de, aqui e ali, incluir instrumentação eletrônica. Não seria exagero dizer que essa trilha é uma das melhores para blockbusters do ano, até agora. 

O álbum se inicia com “Snow White”, que apresenta o tema principal do filme e de Branca de Neve, uma melodia bela e elegante, bem própria do compositor. Após uma introdução, contendo as primeiras notas desse tema, a faixa passa a ser conduzida por cordas e piano, num trecho que lembra o score de A Dama na Água, antes do tema de Branca de Neve retornar, dessa vez interpretado por toda a orquestra. Já a segunda faixa, intitulada “I’ll Take Your Throne”, nos apresenta o motivo da vilã Ravenna. Em contraste com o clima de fantasia da sua antecessora, essa faixa é sombria e ameaçadora, com destaque para os instrumentos de sopro.

O álbum prossegue com “Tower Prayers”, faixa que mistura efeitos eletrônicos com o tema do filme interpretado pelo piano; e “Something for What Ails You”, que estabelece um clima de tensão e ameaça crescente. “Escape from the Tower” e “White Horse”, por sua vez, são faixas de ação sombrias (separados pela singela “You Failed Me, Finn”, que possui um interessante solo de violoncelo), conduzidas por orquestra e coral, que poderiam muito bem pertencer à trilha de um filme de terror. Após a atmosférica e triste “Journey to Fenland”, ouvimos “Fenland in Flames”, uma ótima faixa que, após um início ameaçador, apresenta uma bela melodia trágica, que encontra eco na linda “Rue’s Farewell”, da trilha de Jogos Vorazes

“Sanctuary” e “White Hart” são duas das melhores faixas do álbum. Ambas apresentam belas e suaves melodias que se desenvolvem conforme avançam, interpretadas principalmente pelas cordas, piano e, ocasionalmente, coral. Aliás, a maneira como “White Hart” progride, por exemplo, lembra O Último Mestre do Ar. Ao final, a melodia muda subitamente de tom, e se torna uma tensa faixa de ação, conduzida por toda a orquestra e por guitarras elétricas. 

Após “Gone”, uma canção composta e interpretada por Ioanna Gika, o score segue com “I Remember That Trick”. Após um início triste e repleto de dramaticidade, a faixa fica progressivamente mais ameaçadora com a incorporação do motivo da vilã, até atingir um clímax, onde os instrumentos de sopro, a percussão e o coral “explodem”, demonstrando que algo trágico acabara de acontecer. Volta o tema da Branca de Neve, em uma de suas melhores aparições, acompanhado por uma melodia suave e triste.

“Death Favors no Man” é também um dos destaques do álbum. Inicialmente, ela é interpretada por sintetizador e flauta étnica (o mais próximo que o personagem do Caçador chegou de um tema). Depois de uma passagem dramática, conduzida pelas cordas e acompanhamento de coral, a faixa progride com uma melodia que se inicia com apenas harpa e voz, que desemboca no reaparecimento da orquestra com o tema da heroína, dessa vez interpretado de maneira mais épica. 

O confronto final do longa é representado por “Warriors on the Beach” e “You Can Not Defeat Me”. Interpretados por toda a orquestra e coral, lembram o estilo do compositor nas faixas de ação de Diamante de Sangue. Finalizando a trilha, vêm a ótima “You Can’t Have My Heart”, que dá um acompanhamento épico ao triunfo do bem sobre o mal; e “Coronation”, que encerra o score com o tema principal conduzido de maneira vitoriosa. O álbum termina com “Breath Of Life”, uma interessante canção interpretada por Florence + The Machine, que não compromete a trilha (diferentemente de muitas faixas pop presentes em outros scores). 

Enfim, Branca de Neve e o Caçador, apesar de não ser tão marcante como outras obras do compositor, ainda é um eficiente score de James Newton Howard, com drama, suspense e fantasia nas medidas certas. É bom ver que ele ainda não perdeu por completo a inspiração. 

Faixas:

1. Snow White
2. I’ll Take Your Throne
3. Tower Prayers
4. Something for What Ails You
5. Escape from the Tower
6. You Failed Me Finn
7. White Horse
8. Journey to Fenland
9. Fenland in Flames
10. Sanctuary
11. White Hart
12. Gone
13. I Remember That Trick
14. Death Favors No Man
15. Warriors on the Beach
16. You Cannot Defeat Me
17. You Can’t Have My Heart
18. Coronation
19. Breath Of Life (Florence + The Machine)

Duração: 62:59

Tiago Rangel

13 comentários sobre “Resenha: SNOW WHITE AND THE HUNTSMAN – James Newton Howard (Trilha Sonora)

  1. Mukto boa crítica sobre o trabalho do compositor dos filmes de M. Night Shyamalan, um dos grandes diretores da atualidade apesar dos fiascos recentes. A inspiraçao é necessaria a todo ser humano e isto tbm nos aproxima da divindade. Valeu a critica, muito boa e concisa.

    Curtir

  2. Seu comentário para mim foi um estímulo para ouvir a trilha sonora do filme. Seu texto dá uma dimensão interessante de cada uma das composições. Com muita sensibilidade, fez apurar meu ouvido para perceber os instrumentos das músicas que você comentou. Além de aguçar minha curiosidade quando faz ligação com outros trabalhos do compositor.
    Parabéns pela resenha!

    Curtir

  3. Pingback: Os indicados ao WORLD SOUNDTRACK AWARDS 2012 | ScoreTrack.net

  4. Pingback: Resenha: BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR – VERSÃO ESTENDIDA (Blu-ray) | ScoreTrack.net

  5. Pingback: Resenha: BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR – VERSÃO ESTENDIDA (Blu-ray) « SCI FI do Brasil

  6. Pingback: Resenha: JACK THE GIANT SLAYER – John Ottman (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  7. Pingback: Resenha: JACK THE GIANT SLAYER – John Ottman (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  8. Pingback: Resenha: AFTER EARTH – James Newton Howard (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  9. Pingback: Resenha: PARKLAND – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  10. Pingback: Resenha: MALEFICENT – James Newton Howard (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  11. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: THE HUNTSMAN: WINTER’S WAR – James Newton Howard | ScoreTrack.net

  12. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: FANTASTIC BEASTS AND WHERE TO FIND THEM (DE LUXE EDITION)- James Newton Howard | ScoreTrack.net

  13. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: GUARDIANS OF THE GALAXY VOL. 2 (SCORE) – Tyler Bates | ScoreTrack.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s