Resenha: STAR TREK: FIRST CONTACT – Jerry Goldsmith (Trilha Sonora Completa)


Música composta e regida por Jerry Goldsmith, música adicional de Joel Goldsmith
SeloGNP Crescendo Records
Catálogo: GNPD 8079
Lançamento: 03/04/2012
Cotação: ****

O prematuro falecimento do compositor Joel Goldsmith, filho do lendário Jerry Goldsmith (1929-2004), recentemente enlutou o mundo das trilhas sonoras. Além de ter uma consistente carreira própria, em especial na televisão, Joel colaborou com o pai em alguns trabalhos, como a trilha eletrônica de Runaway – Fora de Controle, onde foi o programador dos sintetizadores. Aliás, é sabido que Joel foi o responsável por mostrar ao pai as possibilidades da música eletrônica, sendo que Jerry terminou por incorporar os sintetizadores como uma seção complementar da orquestra. Mas entre as parcerias entre pai e filho a mais famosa é este score de Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato, que finalmente recebeu uma edição completa oficial (e limitada em 10.000 cópias), lançada no último mês de abril – menos de um mês antes da morte de Joel.

O filme, o melhor da Nova Geração de Jornada nas Estrelas, possui uma trama que envolve os mais formidáveis vilões da série, os Borgs, e um acontecimento histórico na mitologia da franquia: o primeiro vôo em dobra espacial de Zefram Cochrane, que levou ao primeiro contato da humanidade com uma raça alienígena – os Vulcanos. Um dos acertos do diretor Jonathan Frakes foi lutar com os executivos para trazer de volta Jerry Goldsmith como compositor da trilha original, a fim de que o filme efetivamente soasse como uma grande produção cinematográfica, e não como  um mero episódio longo da série. Mesmo sobrecarregado com outro trabalho o compositor aceitou o convite, desde que seu filho Joel pudesse ajudá-lo nas composições e orquestrações.

Goldsmith retornou à série com material temático já conhecido (inclusive do seu score para Jornada nas Estrelas V), mas além disso criou um novo e majestoso tema que está entre os melhores que ele compôs para a franquia. O tema de First Contact, primeiramente ouvido na faixa “Main Title / Locutus”, é lento, belo e sombrio, dando um tom novo à música da série a pedido do diretor Frakes. Seu uso no final – quando os Vulcanos pousam na Terra (“First Contact”) – é fabuloso e emociona. Já o uso do tema Klingon criado para o filme de 1979, nas aparições de Worf, gerou alguma polêmica mas de modo geral agradou aos entusiastas da música Trek. Em “End Credits”, Goldsmith retorna ao tema de Star Trek V, combinando a fanfarra de Courage com o tema de Star Trek: The Motion Picture, antes de passar aos temas de First Contact.

No score também ouvimos as composições “metálicas”, frias e ameaçadoras dedicadas aos invasores Borg, compostas por Joel Goldsmith. Joel foi muito prejudicado no lançamento original da GNP Crescendo, já que a maior parte da sua música simplesmente ficou de fora do álbum, que tinha somente 45 minutos de score. A perda mais grave era a exuberante faixa “Flight of The Phoenix”, que como o nome sugere acompanha toda a seqüência do vôo da espaçonave de Cochrane, quase ao final do filme e que também inclui o confronto entre Picard e a Rainha Borg. Simplesmente, e inexplicavelmente, um dos melhores momentos da partitura não estava no disco – o que felizmente foi retificado neste novo álbum completo, com mais de 30 minutos de música adicional e que resgata toda a contribuição de Joel.

Além de termos agora a partitura completa do filme, à qual foram agregadas três faixas bônus com takes alternativos, o que também torna o álbum recomendável é a excelente remasterização feita por Bruce Botnick, engenheiro de gravação de boa parte dos trabalhos de Jerry Goldsmith, que realçou instrumentos e efeitos eletrônicos praticamente imperceptíveis na mixagem original, e um rico encarte de 16 páginas com notas de Jeff Bond e John Takis, ilustrado com muitas fotos do filme. Apesar de não ter sido concebido para tanto, este relançamento acabou sendo um belo tributo à dupla Jerry e Joel Goldsmith, que neste momento devem estar, juntos, regendo sinfonias celestiais.

Faixas:

1.   Main Title * / Locutus # (04:16)
2.   How Many Ships ** (00:28)
3.   Battle Watch # (01:10)
4.   Red Alert ** (02:13)
5.   Temporal Wake (02:07)
6.   Shields Down (01:45)
7.   The Phoenix # (01:00)
8.   They’re Here # (00:25)
9.   39,1 Degrees Celsius # (04:45)
10.   Search For The Borg # ** (01:50)
11.   Retreat # (03:59)
12.   No Success (01:31)
13.   Borg Montage # (01:02)
14.   Welcome Aboard (02:40)
15.   Stimulation (01:04)
16.   Smorgasborg # (01:28)
17.   Getting Ready (01:33)
18.   Fully Functional (03:19)
19.   The Dish (07:06)
20.   Objection Noted (01:54)
21.   Not Again (02:41)
22.   Evacuate (02:20)
23.   New Orders / All The Time (03:49)
24.   Flight Of The Phoenix # ** (06:20)
25.   First Contact (06:00)
26.   End Credits * ** (05:26)
27.   The Phoenix (Alternate Version) # ** (01:07)
28.   Borg Montage (Alternate Version) (01:17)
29.   Main Title (Alternate Version) * (02:54)

# = composto por Joel Goldsmith
* = contém o tema de Star Trek (TV) de Alexander Courage
** = contém “Theme From Star Trek: The Motion Picture” de Jerry Goldsmith

Duração: 77:29

Jorge Saldanha

3 opiniões sobre “Resenha: STAR TREK: FIRST CONTACT – Jerry Goldsmith (Trilha Sonora Completa)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s