legend_1985

Resenha: LEGEND – Tangerine Dream (Trilha Sonora)


Legend_tangerine Dream_CDMúsica composta por Tangerine Dream, produzida e arranjada por  Brandon K. Verrett
Selo: BuySoundtrax
Catálogo: BSXCD-8909
Lançamento: 21/05/2012
Cotação: ****

A trilha sonora de Tangerine Dream para A Lenda, de 1985, foi caracterizada por sua era, sendo dominada pelos sintetizadores e com uma essência amplamente eletrônica. Apesar de toda a confusão de direitos entre a 20th Century Fox e a Universal, que fez com que a versão europeia do filme (20th Century Fox) tivesse o score de Jerry Goldsmith e a versão norte-americana (Universal) o de Tangerine Dream, ambos foram elogiados por seus autênticos valores.

Neste projeto da BuySoundtrax Records, Brandon K. Verrett (cujos arranjos e orquestrações podem ser encontrados em filmes como Padre e Arraste-me Para o Inferno) deu o melhor de si para refazer a versão de Tangerine Dream adicionando instrumentos clássicos essenciais a um score de sintetizadores, a fim de prestar uma homenagem e ao mesmo tempo atribuir-lhe um tom mais visceral.

Na maior parte do tempo, este trabalho revela ser uma tradução direta para uma visão mais contemporânea das composições. Mesmo assim, o álbum produzido e arranjado por Verrett possui um sentimento mais orgânico, o que afinal de contas era seu objetivo, e trouxe todo o espectro do score para uma dimensão totalmente nova, talvez conquistando o que os “Tangerines” também pretendiam.

Por exemplo “Kitchen Fight” e “Unicorn Theme”, nesta regravação, assemelham-se a lançamentos posteriores da banda que já se afastavam da sonoridade dos anos 1980. Também, as guitarras são mais realistas, lembrando os trabalhos de Kevin Mulligan (Passport) ou Alex Lifeson (Rush), e os vocais em “Loved By The Sun”, de Katie Campbell, provam ser mais épicos do que a interpretação sonhadora do herói do rock progressivo / new age Ian Anderson.

Verrett trouxe cores diferentes, e também soube elevá-las. O que deve ter sido um grande desafio, afinal aceitar o risco de recriar com méritos uma trilha sonora afamada composta e interpretada por uma banda de primeira linha não seria fácil para ninguém, especialmente para um compositor que não é tão tarimbado como Hans Zimmer, Danny Elfman ou John Williams.

Mesmo que você anteriormente não tenha escutado esta trilha sonora ou nunca tenha ouvido falar do filme, conseguirá se divertir ouvindo seus belos climas arrepiantes, dramáticos e misteriosos.

Faixas:

1. Prologue
2. Opening
3. Cottage
4. Unicorn Theme
5. Goblins
6. Fairies
7. Blue Room
8. The Dance
9. Darkness
10. Kitchen Fight
11. Unicorn Theme Reprise
12. Jack Versus Darkness
13. Unicorn Saga
14. Loved by the Sun (Music: Tangerine Dream Lyrics: Jon Anderson Performed by Katie Campbell)
15. The Unicorn Song (Adapted from “The Angel” by William Blake)
16. Is Your Love Strong Enough (Music: Tangerine Dream Lyrics: Bryan Ferry Performed by Katie Campbell)
17. Cottage – Alternate
18. Unicorn Theme – Alternate
19. Fairies – Alternate
20. Unicorn Saga – Alternate

Duração: 75:38

Atila Paton

2 opiniões sobre “Resenha: LEGEND – Tangerine Dream (Trilha Sonora)”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s