Resenha: O DESPERTAR (Filme em Destaque)


O DESPERTAR (The Awakening, Inglaterra, 2012)
Gênero: Terror
Duração: 107 min.
Elenco: Rebecca HallDominic WestImelda Staunton
RoteiroStephen Volk, Nick Murphy
Trilha SonoraDaniel Pemberton
Direção: Nick Murphy
Cotação: **½

O gênero horror ainda é um dos mais atraentes que existe. Claro que isso não vale para quem não é um aficionado. Mesmo assim, nos últimos tempos, tem-se notado um cansaço e uma falta de ideias que faz com que muitos filmes repitam cada vez mais os temas, com algumas pequenas mudanças. Mas isso é natural, levando em consideração que o horror tem quase a idade do cinema. Filmes de casas assombradas, então, precisam ser bem inspirados e bem conduzidos para funcionarem.

O que mais chama a atenção e que faz a gente valorizar O DESPERTAR (2011), assim que o filme inicia, é a sua fotografia. Uma das mais belas já vistas num filme de terror desde, talvez, ILHA DO MEDO, de Martin Scorsese, uma produção classe A. E talvez não possamos dizer o mesmo de O DESPERTAR, que é produzido pela BBC Films, mas se não é uma superprodução pelo menos é uma produção de uma rede de televisão e rádio nada pobre. E o detalhe da fotografia, eu achei importante destacar porque o cinema inglês tem uma tradição de fotografias pouco nítidas, mas ao que parece esse problema tem se resolvido nos últimos anos. E no caso de O DESPERTAR não só a fotografia, mas a direção de arte também, é particularmente caprichada.

Porém, no que é talvez o mais importante de se destacar num filme de terror, que é a capacidade de assustar, O DESPERTAR peca pela pouca eficiência. Ainda assim há alguns bons momentos, como a sequência da casa de bonecas. Que talvez nem seja tão original assim, mas que é um dos destaques do filme. Outro destaque, claro, é a presença de Rebecca Hall, essa bela atriz inglesa que tem se destacado no cinema americano desde O GRANDE TRUQUE, de Christopher Nolan, mas que se mostrou de verdade para o mundo como grande atriz em VICKY CRISTINA BARCELONA, de Woody Allen.

Na trama de O DESPERTAR, Hall é Florence Cathcart, uma especialista em desmascarar charlatões que dizem que podem fazer comunicação com os mortos. Sua vida vai seguindo, até que um homem a convida para visitar um colégio interno que tem sido, segundo ele, assombrado pelo espírito de um garoto. Interessante o modo como ela é apresentada no lugar, como uma mulher educada. Ao que parece, naquele tempo, o pós-guerra dos anos 1920, eram poucas as mulheres instruídas. Esse detalhe imprime não só autoridade à sua figura, mas também certa sensualidade. No mais, o filme tem boas sequências de investigação e assombração e alguns momentos de surpresa, mas nada que o torne tão memorável.

Ailton Monteiro

8 comentários sobre “Resenha: O DESPERTAR (Filme em Destaque)

    • Olá também pensei que ela tivesse morrido… Na verdade o reitor falava da inspetora (mãe do menino).
      Ela esta VIVA e pede para o Robert avisar ao motorista para que ele a espere mais adiante pois ela iria andando, se vc prestar atenção no ultimo segundo ela comprimenta mais crianças, além do menino que vê gente morta!!!! ela esta VIVA!!!!

      Curtir

  1. (SPOILER) bom adorei o filme… porém o final é bem confuso… será q ela morreu?
    na minha opinião sim… pq parece q somente os meninos a veem, além do carinha neh??? apesar do final confuso… o que faz com q fiquemos muito curiosos…. bom filme… com excelente arte mesmo!!!!

    Curtir

    • Olá também pensei que ela tivesse morrido… Na verdade o reitor falava da espetora (mãe do menino) ela pede para o Robert avisar ao motorista para que ele espere, se vc prestar atenção no ultimo segundo ela comprimenta mais crianças, ela esta VIVA!!!!

      Curtir

      • Não é tão certo assim. Na última sequência – antes de ela se dirigir ao Robert e pedir para avisar ao motorista – ela passa pelo reitor que está conversando com outro personagem, entre ambos, e parece sombra cujas roupas passam através do reitor, sem que este ou o interlocutor digam qualquer coisa. Impossível que eles não iriam cumprimentá-la.

        Curtir

        • Concordo. Ao passar pelo reitor é como se estivesse morta . Ninguém falou com ela. Depois pede pro motorista esperar no fim da estrada … Final confuso. Não gostei. Nada ficou claro .

          Curtir

  2. Olá. Eu gostei muito de “Despertar” porque é um filme que consegue se resolver bem. Apesar de ser um pouco lento para os padrões da época, ele procura resgatar o terror dentro de uma atmosfera gótica, ou seja, é mais atmosférico e com poucas, embora eficientes cenas de horror, que se faz a partir das imagens distorcidas do fantasma. Dentro do conceito de fantasma, o filme também me surpreendeu de forma positiva: note que a imagem do fantasma é mais figurada do que real, para explicar os “fantasmas” associados às lembranças da personagens. O filme consegue também manter o indefinição entre o real e o imaginário, e quando o sobrenatural se instaura isso é feito de forma convincente, ao contrário dos filmes da série “Atividade paranormal”, onde tudo é “fake”, e o expectador se sente enganado o tempo todo. O elenco do filme é outro ponto positivo: Rebecca Hall descoberta por Wood Allen em “Vicy Cristina Barcelona” é ótima e se não fosse por sua atuação convincente, o filme sucumbiria em seu terço final. Imelda Stauton, mais conhecida como a profa. de magia sádica de Harry Porter está perfeita como a misteriosa governanta e Dominic West também consegue uma boa atuação, como um homem que é atormentado por seus fantasmas do passado. Sobre a parte final, embora ela lembre outros filmes do gênero ele é eficiente e coerente com a proposta do filme. Seja pela atmosfera gótica, ou por sua realização técnica, principalmente, a fotografia e a direção de arte espetaculares, “O Despertar” é bem interessante, embora seja voltado mais para aqueles que gostem mais de terror do que horror e está muito acima da média, das bobagens que são produzidas atualmente, que somente visão o lucro fácil e que testam a paciência e inteligência do expectador. Talvez assim como outros filmes que evoca tais como ” A volta do parafuso, Os outros e O sexto sentido, deva ser visto mais de uma vez, para que possa ser apreciado e que suas qualidades sejam reconhecidas. É isso.

    Curtir

Deixe um comentário