Resenha: THE GREY – Marc Streitenfeld (Trilha Sonora)


Música composta por Marc Streitenfield
Selo: Lakeshore Records
Catálogo: LKS 342522
Lançamento: 14/02/2012
Cotação: ****

O compositor indicado ao BAFTA Marc Streitenfeld trabalhou por algum tempo como assistente musical de Hans Zimmer, mas tornou-se reconhecido principalmente por sua claboração com o diretor inglês Ridley Scott, sendo um dos seus trabalhos mais conhecidos a trilha sonora de Robin Hood (2010, Universal Pictures).

Os temas de Streitenfeld em The Grey são predominantemente sombrios e misteriosos, como em “Suicide” e “Writing The Letter”, combinando com o tom do filme que mostra um grupo de sujeitos durões, dentre os quais o veterano Liam Neeson, enfrentando situações extremas sob pesadas condições meteorológicas, após seu avião cair nas vastidões geladas do Alaska. Além disso, eles precisam fugir dos lobos ferozes que os perseguem. Vida e Morte, ou Vida x Morte, dão o mote barroco de The Grey.

Logo no início do filme Liam Neeson está prestes a cometer suicídio, mas ouve um lobo uivando e muda de ideia; estranhamente isso mais tarde irá fazê-lo lutar por sua vida, como se a reflexão sobre os lobos o lembrasse do quão preciosa é a vida, e do quão fortes podemos ser para nos manter vivos.

Em “You Are Gonna Die” o compositor alemão apresenta uma abordagem clássica usando violino e cordas que não são apenas melancólicas  e misteriosas, mas também intensamente belas, o que torna a emoção quase sólida o suficiente para ser agarrada. “Walking” é uma assombrada faixa baseada em violoncelo, um motivo de suspense com toques de filme de terror; talvez não devesse se chamar “Walking” mas sim “Crawling”, devido ao gaguejar que caracteriza sua harmonia.

“Eyes Glowing” evoca a névoa e o medo do inverno, ficar de olhos bem abertos é a melhor maneira para sobreviver. “The Morning After” introduz o tema da vastidão selvagem, que emprega percussão para enviar uma mensagem de instintos tribais e primitivos, que funciona em dois níveis: para o grupo de sobreviventes e para os lobos, que também são um elemento importante.

“Collecting Wallets” nos leva a um senso de quieto desespero com toques de Pink Floyd, é uma reflexão sobre a pilha de problemas que aparecem no caminho do grupo enquanto luta pela sobrevivência. “Wife Memory” é uma extraordinária, nostálgica e romântica pequena composição, amparada por um melancólico piano e complementada por harpa. Ela soa como uma daquelas ideias que se constroem peça por peça, com apenas algumas notas, e então buscam a produção para se tornar um tema contextualizado.

Quanto aos temas gerais do filme, o inverno é perpétuo, brutal e assustador, praticamente à altura do inóspito ambiente selvagem que igualmente é despersonalizado implacavelmente pelas figuras animais dos lobos. Por consequência, a razão para criar tais temas obscuros e soturnos é manter os espectadores nas beiradas dos seus assentos. Neste sentido Marc Streitenfeld fez um trabalho muito bom, eficazmente transportando o inverno e o ambiente selvagem para sua música, fazendo com que o espectador assista  ao filme com a sensação mais fria possível.

Faixas:

1. Writing the Letter
2. Suicide
3. You Are Gonna Die
4. Walking
5. Eyes Glowing
6. The Morning After
7. Collecting Wallets
8. Wife Memory
9. Life and Death
10. Lagging Behind
11. Running from Wolves
12. Daughter Appears
13. Last Walk
14. Memorial
15. Alpha
16. Into the Fray

Duração: 35:09

Atila Paton

Anúncios

5 comentários sobre “Resenha: THE GREY – Marc Streitenfeld (Trilha Sonora)

  1. Pingback: Resenha: A PERSEGUIÇÃO (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net

  2. Pingback: Lançamentos de Trilhas Sonoras – 14/02/2012 | ScoreTrack.net

  3. Pingback: Resenha: PROMETHEUS – Marc Streitenfeld (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  4. Pingback: Resenha: PROMETHEUS – Marc Streitenfeld (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  5. Pingback: Resenha de Trilha Sonora: POLTERGEIST (2015) – Marc Streitenfeld | ScoreTrack.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s