Resenha: PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (Filme em Destaque)


PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (Rise of The Planet of The Apes, EUA, 2011)
Duração: 106 min.
Gênero: Ficção Científica
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow, Tyler Labine, David Hewlett, Sonja Bennett, Jamie Harris, Leah Gibson,David Oyelowo
Compositor: Patrick Doyle
Roteiristas: Rick Jaffa, Amanda Silver
Diretor: Rupert Wyatt
Cotação: ****

Dificilmente alguém que tenha acompanhado a saga PLANETA DOS MACACOS a partir do antológico longa dirigido por Franklin J. Schaffner em 1968 não sentirá arrepios ao assistir este PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (2011), dirigido com louvor pelo inglês Rupert Wyatt, de THE ESCAPIST (2008). O que de início salta aos olhos é que, pela primeira vez na história da franquia, os macacos foram totalmente criados em computação gráfica, pela WETA Digital de Peter Jackson. E o fato é que eles roubam a cena dos protagonistas humanos, em especial Andy Serkis, que via captura de movimentos interpreta o chimpanzé César. Serkis já foi o Gollum da trilogia O SENHOR DOS ANÉIS (e voltará a sê-lo em O HOBBIT, atualmente em filmagem na Nova Zelândia) e o KING KONG da refilmagem de 2005, e muitos já estão fazendo campanha para que ele seja indicado ao Oscar por esta nova interpretação digital.

Mas os acertos do filme não estão restritos apenas à sua parte técnica já que ele é uma inteligente reinvenção da franquia, atualizando-a para os tempos atuais mas sempre respeitando e homenageando os filmes originais. O roteiro segue a linha de A CONQUISTA DO PLANETA DOS MACACOS (1972), e mostra a insurreição símia que será o primeiro passo para a dominação da Terra. James Franco interpreta Will, um cientista que, com os recursos de uma grande corporação farmacêutica, trabalha para encontrar uma cura para o Mal de Alzheimer, doença que afeta seu pai (John Lithgow, em grande desempenho). Como resultado ele cria um composto virótico que não apenas propicia a regeneração dos neurônios, mas também aumenta o QI dos chimpanzés utilizados como cobaias. César nasce de uma das macacas de laboratório inoculadas com a substância, e dela herda uma inteligência superior.

Will leva César para casa, onde passa a viver até que, após um incidente envolvendo seu pai, o chimpanzé ataca um vizinho (David Hewlett) e por determinação judicial é recolhido para um abrigo de primatas de São Francisco. A partir daí temos uma espécie de “filme de prisão”, que culminará com uma rebelião liderada por César. Os fãs certamente não deixarão de notar as homenagens e referências aos antigos longas: por exemplo, boa parte dos personagens (humanos e símios) foram batizados com os nomes de pessoas envolvidas na realização dos filmes originais; a célebre frase “Tire as patas sujas de mim, seu macaco imundo maldito”, dita por Charlton Heston no primeiro filme da série, é repetida por um dos personagens humanos; uma epidemia em escala mundial será crucial para a ascenção dos macacos; e não menos importante são as sutis referências a uma missão tripulada a Marte que foi dada como perdida – o que poderá ser o ponto de partida para o próximo filme, caso decidam utilizar como base o original de 1968.

PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM é o principal candidato a melhor blockbuster do ano. É um filme que diverte e traz um rico conteúdo, herdado de uma das mais célebres franquias de ficção científica da história do cinema.

Jorge Saldanha

29 comentários sobre “Resenha: PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (Filme em Destaque)

  1. Pingback: Resenha: PLANETA DOS MACACOS – A ORIGEM (Filme em … | iComentários

  2. Assisti ao filme, primeiro com o meu esposo e depois com os meus alunos da Universidade do Estado do Amazonas do curso de Licenciatura em Informática. Pedi aos alunos que façam a resenha do filme. O filme mostra como a importancia da pesquisa e também as consequencias quando negativas para a humaniade quando os homens não levam em consideração os benefícios que ela pode trazer para a humaidade e sim, só conseguem pensar no lucro que ela poderá trazer para os próprios bolsos. Gostei muito do filme e recomendo para estudantes e professores.

    Curtir

  3. Não tem nada haver com todos os filmes anteriores. Ele e bom mais não segue muito os passados,é impossível que alguém que tenha acompanhado a saga Planeta dos macacos a partir do antológico não sinta arrepios ao assistir este Planeta dos macacos a origem..

    Curtir

  4. adorei axei o filme muito enteressante e nos faz entender de como a ciencia esta avancada e como a evolucao esta acontecendo rapido. Parabens!

    Curtir

  5. Pingback: Os indicados ao OSCAR 2012 | ScoreTrack.net

  6. eu assistir o filme,e gostei muito,ele retra a realidade do que acontece na vida real
    com os primatas que sao ulilizado na vida real!!!!!!!

    Curtir

  7. O filme é mto, mto, mto ótimo!!!
    Assisti pela primeira vez na aula de psicologia e as outras milhares na minha casa!!!
    Adorei “)

    Curtir

  8. Tres fatores não compreendidos: – O seculo exato da supremacia dos macacos sobre a humanidade, o mal de ALZEIMER não foi debelado. O cadaver da loira não deteriou tanto. Mas em fim, muito bom. parabens ?

    Curtir

  9. eu ameii esse filme nao consigo parar de pensar nele, tbmm é triste chori quase o filme todoooooooooooooo, mas é muito bom parabens para VCCCC

    Curtir

  10. assisti o filme e amei, apesar de ser triste mais foi uma experiência testada através dos animais, este filme eu recomendo para que todos assistam e deixe seu depoimento……. parabéns

    Curtir

  11. adorei o filme achei muito legal pois fala bastante sobre o que os homanos fazem com os bichos até eles ajudando esses ingratos vc ñ acha eu ñ tenho certeza…ok…a única coisa que fiquei muiiiiiito triste é pq ñ vem logo o 2..;-(…

    Curtir

  12. Pingback: Resenha de Filme: PLANETA DOS MACACOS – A GUERRA – ScoreTrack.net

Deixe um comentário