AS DOZE ESTRELAS (Brasil, 2010)
Gênero: Drama
Duração: 99 min.
Elenco: Leonardo Brício, Cláudia Mello, Paulo Betti, Cássio Scapin, Munir Kanaan, Débora Duboc, Juliana Vedovato, Lívia Guerra, Paula Franco, Mylla Christie, Martha Meola, Grabrielle Lopez, Francisca Queiroz, Carla Regina, Leona Cavalli, Adriana Alves, Rosanne Mulholland, Sílvia Lourenço, Djin Sganzerla
Compositor: André Moraes
Roteirista: Luiz Alberto Pereira
Diretor: Luiz Alberto Pereira
Cotação: ***
Provavelmente um filme que será execrado pela crítica. Aliás, até já foi, quando exibido no Festival de Paulínia, no ano passado. Diria que o público interessado em AS DOZE ESTRELAS (2011) é aquele que conhece um pouco de astrologia, que reconhece os arquétipos de cada signo do zodíaco. Esse tipo de filme é muito raro de se ver no cinema. Tinha visto algo parecido apenas em A MONTANHA SAGRADA, de Alejandro Jodorowsky.
Longe da linhagem nobre do enigmático filme do lendário cineasta-bruxo chileno, a obra de Luiz Alberto Pereira é até bastante didática, funcionando como uma espécie de “aula” ou brincadeira com o zodíaco. A trama é boba, mas isso não vem ao caso quando se está gostando da viagem.
Na história, astrólogo renomado (Leonardo Brício) é convidado a formar ou entrevistar um grupo de doze atrizes de signos diferentes para uma telenovela chamada “As Doze Estrelas”. Antes disso, porém, ele recebe uma visita do Destino em pessoa (Paulo Betti), numa sequência um tanto constrangedora, mas que já dá o tom do filme. Já se sabe a partir daí que não é filme para ser levado tão a sério. A ordem das atrizes que ele encontra obedece (exceto em uma ocasião) a ordem da roda zodiacal, começando com Áries e terminando com Peixes. Uma série de situações surreais acontece no caminho.
Alguns signos são melhores retratados, outros não. As leoninas, por exemplo, não devem gostar nada de como são representadas. Em compensação, as taurinas (favoritas da casa) mereceram tratamento especial. Há alguns rostos conhecidos entre as nativas de cada signo e o interessante é que todas as atrizes são mesmo nativas dos signos que interpretam – exigência do diretor. A ideia seria dar mais credibilidade ao filme. Entre as belas moças, destaque para a que faz Libra, uma surpresa em todos os sentidos.
Segue a lista de atrizes com seus respectivos signos: Áries (Lívia Guerra), Touro (Paula Franco), Gêmeos (Mylla Christie), Câncer (Martha Meola), Leão (Gabrielle Lopez), Virgem (Francisca Queiroz), Libra (Carla Regina), Escorpião (Leona Cavalli), Sagitário (Adriana Alves), Capricórnio (Rosanne Mulholland), Aquário (Silvia Lourenço) e Peixes (Djin Sganzerla).
Não tinha um filme pior para comentar, não?
CurtirCurtir
Como eu disse, é filme que poucos gostam. No meu caso, foi o interesse pela astrologia. Talvez não seja mesmo bom, mas nem sempre precisa ser bom pra que a gente goste. :)
CurtirCurtir