Resenha: TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Blu-ray)


Produção: 2010
Duração: 115 min.
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, André Ramiro, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, Emilio Orciollo Netto
Vídeo: Widescreen Anamórfico 1.85:1 (1080p/VC-1)
Áudio: Português (DTS-HD Master Audio 5.1, Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português
Região: A, B, C
Distribuidora: Vinny Filmes
Discos: 1
Lançamento: 12/02/2011

Cotações: Som: ****½ Imagem: ****½ Filme: ***** Extras & Menus: **½ Geral: ****

SINOPSE
O destino da cidade do Rio de Janeiro e de Nascimento se cruzam quando suas obrigações de pai se chocam com as de policial. Mais maduro, estratégico e solitário, o agora Coronel Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos – isto apenas para descobrir que na segurança pública do Rio de Janeiro nada é o que parece. O Sistema se reinventa e descobre como lucrar sem o intermédio do tráfico. Em perseguição ao caminho trilhado pelo Sistema, Nascimento vai além dos limites do quartel, revelando as ligações das milícias com o Estado. E o preço por essa descoberta é alto: o inimigo agora é outro.

COMENTÁRIOS
Para ler nossa crítica do filme, clique AQUI.

SOBRE O BD
Enquanto o antológico filme original de 2007 permanece inédito em Blu-ray em seu próprio país de origem (leia a resenha do BD de Hong Kong AQUI), a pequena Vinny Filmes estreia no mercado com uma estratégia corajosa – um lançamento de ponta com preço de BD “de banca”, ou seja, meros R$ 29,90 – e isso se você não aproveitar os descontos e promoções cada vez mais comuns em nossas lojas virtuais. Seria de se esperar que, por esse preço, a distribuidora independente nos entregaria uma edição desleixada, mas não: extras anêmicos à parte, TROPA DE ELITE 2 recebeu um tratamento técnico à altura de sua consagração de público e crítica. O capricho já se nota nos simples, mas ótimos menus animados (e pop-up), onde todas as opções e configurações são acessadas através do já conhecido escudo do BOPE. E iniciado o filme constata-se, com alívio, que estamos diante de uma apresentação visual e auditiva superior.

Para esta continuação, o diretor José Padilha manteve em alguns momentos o padrão visual empregado no primeiro filme, com uma paleta de cores amarelo/esverdeada (sinal de patriotismo?). De um modo geral, contudo, a imagem é bem menos granulada e processada que a do original, tendo uma aparência mais natural. Se algum reparo há de se fazer, é o de que a película utilizada na transfer não é 100% isenta de danos, já que se você prestar bastante atenção irá perceber, ainda que em um nível bem discreto, pequenos pontos brancos em determinados fotogramas. Esta imagem é levada ao seu home theater em uma caprichada transferência widescreen anamórfica 1080p/VC-1, que preserva a proporção original de tela do filme (1.85:1). A visão do diretor está toda ali, impecável, com altíssimo detalhe, pretos fortes e nada de artefatos, ruídos ou indícios de DNR e edge enhancement.

O alto padrão se mantém na faixa de áudio original em português DTS-HD MA 5.1, que nos atinge em cheio nas cenas de ação. A exemplo do filme original, TROPA 2 possui uma mixagem sonora de referência, que é fielmente reproduzida nesta faixa lossless que irá explorar todo o potencial de seu equipamento. Temos também a opção do áudio em Português 5.1, para aqueles que não possuem um receiver capaz decodificar áudio HD ou mesmo DTS, e legendas também em nosso idioma.

EXTRAS
Digamos que o calcanhar de Aquiles deste Blu-ray de TROPA DE ELITE 2 seja seus parcos extras, e que ainda por cima estão todos em resolução 480p (SD). Por enquanto, temos apenas um trailer de cinema (2:35 min.) e o featurette chamado “Bastidores” (13:09 min.), que em sua parte inicial é apenas isso – uma colagem de cenas dos bastidores das filmagens, sem nenhuma narração. A coisa melhora um pouco quando, na sequência, entram depoimentos do diretor José Padilha e de alguns membros do elenco, destacando Wagner Moura.

Comenta-se que ainda este ano será lançada uma nova edição do filme, com dois discos e o material suplementar que esta ficou devendo. Pelo jeito, a Vinny pode estar estreando no mercado, mas mostra estar disposta a seguir o exemplo das majors quanto ao “double dip”…

Jorge Saldanha

Anúncios

7 comentários sobre “Resenha: TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Blu-ray)

  1. Não consigo encontrar a palavra correta para elogiar sua resenha.
    Com certeza, o ponto forte do filme foi ver aquele rato politico sendo espancado.
    Adorei aquilo, o filme é simplesmente fantástico.
    Um dia, ainda verei, toda a população se levantar, e partir para o ataque, verei muitos brasileiros erguer-se, desse lodo corruptivo, empunhando esperança, derrubando esse muro de Berlim existente entre nós e a bancada governista corrupta e gosmenta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s