Filmes e séries de TV/Resenhas - DVD e Blu-ray

Resenha: TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Blu-ray)

Produção: 2010
Duração: 115 min.
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, André Ramiro, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, Emilio Orciollo Netto
Vídeo: Widescreen Anamórfico 1.85:1 (1080p/VC-1)
Áudio: Português (DTS-HD Master Audio 5.1, Dolby Digital 5.1)
Legendas: Português
Região: A, B, C
Distribuidora: Vinny Filmes
Discos: 1
Lançamento: 12/02/2011

Cotações: Som: ****½ Imagem: ****½ Filme: ***** Extras & Menus: **½ Geral: ****

SINOPSE
O destino da cidade do Rio de Janeiro e de Nascimento se cruzam quando suas obrigações de pai se chocam com as de policial. Mais maduro, estratégico e solitário, o agora Coronel Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos – isto apenas para descobrir que na segurança pública do Rio de Janeiro nada é o que parece. O Sistema se reinventa e descobre como lucrar sem o intermédio do tráfico. Em perseguição ao caminho trilhado pelo Sistema, Nascimento vai além dos limites do quartel, revelando as ligações das milícias com o Estado. E o preço por essa descoberta é alto: O inimigo agora é outro.

COMENTÁRIOS
Uma das experiências mais intensas e provavelmente a mais catártica do ano de 2010 foi assistir a TROPA DE ELITE 2 (2010) no cinema, de preferência com um público mais popular, se manifestando com palmas, gritos de empolgação e coisas do tipo. O filme vai bem mais fundo dessa vez nas nossas feridas. Faz a gente repensar o Brasil corrupto. A cena de Nascimento na Câmara Legislativa do Rio de Janeiro não sai da cabeça, nem a do espancamento de um político, que naturalmente foi seguida por manifestações de aplausos por parte da audiência. É mais ou menos como Tarantino fez em BASTARDOS INGLÓRIOS: buscamos, ainda que através da ficção, uma forma de nos vingarmos daqueles que ofendem os nossos direitos, que vivem uma vida de luxo com dinheiro ilícito e que têm sangue em suas mãos.

O Capitão Nascimento, tão brilhantemente representado por Wagner Moura, é mais do que um Jack Bauer nacional: é o personagem do cinema brasileiro mais cultuado dos últimos anos. Em TROPA DE ELITE 2, Nascimento, depois dos quinze anos que se passaram desde os acontecimentos do primeiro filme, sobe aos escalões e agora é Subsecretário da Segurança Pública do Rio. Por outro lado, a coisa não fica muito boa pro lado do Capitão André Matias (André Ramiro), depois de uma missão mal sucedida numa prisão de segurança máxima. Imagina-se que o filme poderia se tornar até um pouco chato ou paradão com o protagonista dentro de um escritório, mas não é isso o que acontece. As sequências de ação e violência são empolgantes e Nascimento encontra antagonistas à altura, como o Fraga (Iradhir Santos), um ativista dos direitos humanos que considera Nascimento um fascista – depois vemos que nosso herói tem outro motivo para não gostar do sujeito. Mas o grande vilão da história, ou pelo menos aquele que mais tem espírito de porco, está dentro da polícia.

José Padilha, assim como o já citado Tarantino, é capaz de matar até personagens queridos para dar mais realismo à trama, para tornar a experiência ainda mais impactante. Assim, cada bala dos tiroteios é perigosa e de deixar o público tenso e ao mesmo tempo entusiasmado. Afinal, não é todo dia que temos o prazer de ver um filme policial feito com tanto talento por parte de nossos realizadores. Padilha, seu montador Daniel Rezende e o roteirista Bráulio Montalvani são as grandes mentes criativas por trás deste que foi um dos melhores filmes do ano. Ele nos deixa orgulhosos pelo trabalho que um dos nossos fez tão bem, mas ao mesmo tempo tristes por saber que estamos rodeados de políticos ladrões, que nós mesmos escolhemos para nos representar.

SOBRE O BD
Enquanto o antológico filme original de 2007 permanece inédito em Blu-ray em seu próprio país de origem (leia a resenha do BD de Hong Kong AQUI), a pequena Vinny Filmes estreia no mercado com uma estratégia corajosa – um lançamento de ponta com preço de BD “de banca”, ou seja, meros R$ 29,90 – e isso se você não aproveitar os descontos e promoções cada vez mais comuns em nossas lojas virtuais. Seria de se esperar que, por esse preço, a distribuidora independente nos entregaria uma edição desleixada, mas não: extras anêmicos à parte, TROPA DE ELITE 2 recebeu um tratamento técnico à altura de sua consagração de público e crítica. O capricho já se nota nos simples, mas ótimos menus animados (e pop-up), onde todas as opções e configurações são acessadas através do já conhecido escudo do BOPE. E iniciado o filme constata-se, com alívio, que estamos diante de uma apresentação visual e auditiva superior. 

Para esta continuação, o diretor José Padilha manteve em alguns momentos o padrão visual empregado no primeiro filme, com uma paleta de cores amarelo/esverdeada (sinal de patriotismo?). De um modo geral, contudo, a imagem é bem menos granulada e processada que a do original, tendo uma aparência mais natural. Se algum reparo há de se fazer, é o de que a master em película não é 100% isenta de danos, já que se você prestar bastante atenção irá perceber, ainda que em um nível bem discreto, pequenos pontos brancos em determinados fotogramas. Esta imagem é levada ao seu home theater em uma caprichada transferência widescreen anamórfica 1080p/VC-1, que preserva a proporção original de tela do filme (1.85:1). A visão do diretor está toda ali, impecável, com altíssimo detalhe, pretos fortes e nada de artefatos, ruídos ou indícios de DNR e edge enhancement

O alto padrão se mantém na faixa de áudio original em português DTS-HD MA 5.1, que nos atinge em cheio nas cenas de ação. A exemplo do filme original, TROPA 2 possui uma mixagem sonora de referência, que é fielmente reproduzida nesta faixa lossless que irá explorar todo o potencial de seu equipamento. Temos também a opção do áudio em Português 5.1, para aqueles que não possuem um receiver capaz decodificar áudio HD ou mesmo DTS, e legendas também em nosso idioma. 

EXTRAS
Digamos que o calcanhar de Aquiles deste Blu-ray de TROPA DE ELITE 2 seja seus parcos extras, e que ainda por cima estão todos em resolução 480p (SD). Por enquanto, temos apenas um trailer de cinema (2:35 min.) e o featurette chamado “Bastidores” (13:09 min.), que em sua parte inicial é apenas isso – uma colagem de cenas dos bastidores das filmagens, sem nenhuma narração. A coisa melhora um pouco quando, na sequência, entram depoimentos do diretor José Padilha e de alguns membros do elenco, destacando Wagner Moura.

Comenta-se que ainda este ano será lançada uma nova edição do filme, com dois discos e o material suplementar que esta ficou devendo. Pelo jeito, a Vinny pode estar estreando no mercado, mas mostra estar disposta a seguir o exemplo das majors quanto ao “double dip”… 

Jorge Saldanha

About these ads

6 comentários sobre “Resenha: TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Blu-ray)

  1. Pingback: Tweets that mention Resenha: TROPA DE ELITE 2 – O INIMIGO AGORA É OUTRO (Blu-ray) | ScoreTrack.net -- Topsy.com

  2. Não consigo encontrar a palavra correta para elogiar sua resenha.
    Com certeza, o ponto forte do filme foi ver aquele rato politico sendo espancado.
    Adorei aquilo, o filme é simplesmente fantástico.
    Um dia, ainda verei, toda a população se levantar, e partir para o ataque, verei muitos brasileiros erguer-se, desse lodo corruptivo, empunhando esperança, derrubando esse muro de Berlim existente entre nós e a bancada governista corrupta e gosmenta.

  3. Pingback: Resenha: ROBOCOP (2014) – Pedro Bromfman (Trilha Sonora) | ScoreTrack.net

  4. Pingback: Resenha: ROBOCOP (2014) – Pedro Bromfman (Trilha Sonora) | SCI FI do Brasil

  5. Pingback: Resenha: ROBOCOP (Filme em Destaque) | ScoreTrack.net

  6. Pingback: Resenha: ROBOCOP | SCI-FI do Brasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s